Instituto Florence firma parceria com a Microsoft para auxiliar e aumentar a colaboração e a produtividade entre docentes, alunos e funcionários

Com a sua constante busca pela qualidade de ensino, e consequentemente a necessidade de melhorar sua comunicação, o Instituto Florence de Ensino firmou parceria com a Microsoft Office 365, uma plataforma que oferece diversos recursos para os alunos da instituição, padronizando e aumentando sua infraestrutura de TI, aperfeiçoando a experiência do usuário, com maior produtividade, mobilidade e desempenho, além de permitir o aumento da colaboração entre docentes e alunos, dando acesso a vídeo aulas e outras rotinas na área de educação, além de suporte 24 horas. O projeto também contemplou a padronização dos acessos ao e-mail.  Professores e alunos poderão instalar as ferramentas do Office em até 4 dispositivos  – tendo acesso pelo seu celular, tablet ou notebook.

Entre as vantagens destacam-se o email padronizado da instituição, armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço de 1TB de armazenamento através do OneDrive. A aplicação OneDrive permite armazenar e compartilhar fotos, vídeos, documentos com facilidade em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

“Essa parceria vem fomentar a utilização das principais ferramentas da Microsoft, tais como o Word, Excel, Outlook e outras que fazem parte do pacote Office 365, na versão online, e também possibilita à comunidade acadêmica realizar o download em seus dispositivos, aproximando-os ainda mais dos aplicativos mais populares no mercado digital. Queremos mostrar que a tecnologia veio para ajudar e deve ser vista como aliada de todos, além de permitir o aumento da colaboração entre docentes, estudantes e funcionários com o uso das ferramentas na educação para a promoção de processos inclusivos”. Explicou o coordenador da NTI do Florence, Antonio Reis.

 

 

Florence realizará o “Projeto Circuito Saúde” em parceria com a ExtraFarma

Em uma parceria com a Rede de Farmácias ExtraFarma, a equipe dos Cursos de Saúde do Instituto Florence de Ensino realizará, nos dias 19 e 20 de julho (sexta e sábado), o “Projeto Circuito Saúde”, onde desenvolverá ações voltadas para uma vida mais saudável, oferecendo orientação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia para grupos de risco e avaliação de bioimpedância, que atesta  o percentual de gordura  e massa magra no organismo e outras taxas. As ações acontecerão dia 19/07 na ExtraFarma da Av. São Luís Rei de França e dia 20/07 na ExtraFarma da Av. Daniel de La Touche, de 8h às 12h.

 

Instituto Florence promoverá Encontro Pedagógico 2019.2

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, em parceria com a direção acadêmica e coordenações de cursos, promoverá seu segundo Encontro Pedagógico do ano letivo de 2019.2. O Encontro Pedagógico acontece em todos os semestres com a proposta de gerar relacionamento e engajamento dos docentes para com as metas da instituição, além da reciclagem de conhecimentos pedagógicos.

Neste começo do semestre letivo de 2019.2, durante as boas-vindas ao corpo docente, que dará início às ações para este semestre, serão realizadas palestras, oficinas, debates e reuniões por curso.

O encontro será realizado nos dias 03 de agosto, nas salas 306, 307 e 308 das 8h às 18h e as reuniões por curso acontecerão dia 05, 06, 07, 08 e 09 de agosto em horários da manhã, tarde e noite.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DATA: 03/08/2019

TURNO: MATUTINO

LOCAL: SALA 308

PROGRAMAÇÃO

9:00h às 9:30h – Abertura (Direção Acadêmica)

9:30h às 10:30h – Palestra: A formação focada em competências (Prof. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer/ Farmacêutica Bioquímica; Especialista em Citologia Clínica e Análises Clínicas; Mestre em Medicina Tropical e Doutora em Ciências Médicas pela UnB; Presidente do CRF-DF; Membro da Comissão Parlamentar do CFF e Membro da Diretoria Colegiada da ABEF)

10h30 às 11h – Intervalo

11h – PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

DATA: 03/08/2019

TURNO: VESPERTINO

LOCAL: SALA 307

14h às 16h – Gamificação (Prof. Rondineli Seba Salomão/ Graduado em Farmácia; Mestre em Química Analítica; Docente dos Cursos de Farmácia e Ciências Contábeis do Instituto Florence de Ensino; Membro do NDE do Curso de Farmácia do Instituto Florence)

16h às 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h – Sala Invertida (Prof. Januário Rosendo Máximo Júnior/ Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão; Especialista em Filosofia Clínica e Magistério Superior; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Coordenador da EaD do Instituto Florence de Ensino Superior)

DATA: 03/08/2019

TURNO: VESPERTINO

LOCAL: SALA 306

14h às 16h – Taxonomia Bloom (Prof. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer/ Farmacêutica Bioquímica; Especialista em Citologia Clínica e Análises Clínicas; Mestre em Medicina Tropical e Doutora em Ciências Médicas pela UnB; Presidente do CRF-DF; Membro da Comissão Parlamentar do CFF e Membro da Diretoria Colegiada da ABEF)

16h às 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h – PBL (Prof. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer/ Farmacêutica Bioquímica; Especialista em Citologia Clínica e Análises Clínicas; Mestre em Medicina Tropical e Doutora em Ciências Médicas pela UnB; Presidente do CRF-DF; Membro da Comissão Parlamentar do CFF e Membro da Diretoria Colegiada da ABEF)

DATA: 03/08/2019

TURNO: VESPERTINO

LOCAL: SALA 305

14:00h às 16:00h – Estudo de caso (Prof. Rodrigo Barbalho Desterro e Silva/ Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (PGPP/UFMA); Graduado pelo Centro Universitário do Maranhão em Direito; Especialista em Direito e Processo do Trabalho com habilitação para Magistério Superior pela Universidade Anhanguera de Campo Grande – MS; Professor das Disciplinas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho no Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior.)

REUNIÕES POR CURSO

DATA: 05/08/2019

HORÁRIO: 9h às 10h – Estética

Local: a definir

HORÁRIO: 11h às 12h – Fisioterapia

Local: a definir

HORÁRIO: 14h às 15h – Odontologia

Local: a definir

DATA: 06/08/2019

HORÁRIO: 9h às 10h – Farmácia

Local: a definir

HORÁRIO: 10h30 às 11h30 – Enfermagem

Local: a definir

HORÁRIO: 11h30 às 12h30 – Biomedicina

Local: a definir

DATA: 07/08/2019

HORÁRIO: 11h às 12h – Nutrição

Local: a definir

DATA: 08/08/2019

HORÁRIO: 20h às 21h – Ciências Contábeis

Local: a definir

DATA: 09/08/2019

HORÁRIO: 10h às 11h – Direito

Local: a definir

 

Instituto Florence promoverá Minicursos para a comunidade de São Luís

Para quem deseja manter-se atualizado e ampliar seu leque de conhecimento, o Instituto Florence de Ensino estará ofertando a toda comunidade de São Luís Minicursos nas áreas da Saúde,  Direito e Ciências Contábeis,  com conteúdos aplicáveis que poderão contribuir para os alunos que estão em  preparação para o exame do ENEM, pois serão  trabalhados temas nas áreas da Biologia, Química, Física, entre outros, que são de fundamental importância para quem pretende cursar uma graduação.  Os minicursos também irão contribuir para os que já possuem conhecimento superior e que desejam se reciclar.

Todos os minicursos serão gratuitos com direito a certificado e serão realizados na sede do Instituto Florence, localizado à rua Rio Branco, 216, Centro, com número de vagas limitadas.  Mais informações podem ser obtidas pelo  telefone:  3878-2120 ou pelo Whatsapp: 98125-0276.

Confira abaixo a programação completa:

De Ferias no Florence Programação

Inscrições aqui.

 

 

Instituto Florence sediará Curso de Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM

O Instituto Florence de Ensino Superior irá sediar o Curso de Laboratório de Ciências Criminais que faz parte do Núcleo de Educação do IBCCRIM e volta-se essencialmente à iniciação científica. Trata-se de um curso de formação, com duração de um ano, destinado a estudantes das faculdades de Direito e Ciências Humanas em geral. Os alunos do curso de Direito deverão ter cursado (completado), no mínimo, o 2º semestre, e poderão estar matriculados até, no máximo, o 9º semestre.

Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas, o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas. Considerando que se trata de iniciação científica, estimula-se o desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso a metodologias adequadas, a partir de orientação personalizada de professores da área e confecção de artigo científico com possibilidades de publicação.

O objetivo central do Laboratório é, portanto, o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos estudantes. Sem uma crítica séria, pautada em pesquisa e dados, que permita uma avaliação da sociedade e dos eventos que nos cercam não há possibilidade de participação democrática e, pois, transformação do status quo.

O processo seletivo é composto por duas fases: prova escrita on line e entrevista com a coordenação do curso e o período de inscrição será de 05/07/2019 a 12/07/2019, no valor de R$ 20,00.

Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita on line), ocorrerá entre os dias 15/07/2019 e 19/07/2019 e a Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevista), ocorrerá no dia 23/07/2019, na sede do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, localizado à Rua Rio Branco, 308- Centro.

A divulgação do resultado final será dia 25/07/2019 e o início das aulas dia 10/08/2019.

Informações: (11) 3111-1040 ramal 154 – [email protected]

 

Colação de Grau dos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Instituto Florence

O Instituto Florence de Ensino Superior realizou, no mês de junho, as Colações de Grau dos Formandos dos Cursos de Bacharelado em Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia ano de 2019.1, assinalando o final do semestre. A cerimônia, marcada de muita emoção reuniu, além dos formandos, familiares, amigos, diretoria, professores e autoridades convidadas. Todos estiveram imbuídos pelos sentimentos de realização e vitória, na celebração do final de um ciclo, que culmina com a graduação desses futuros profissionais que tanto se dedicaram na busca de uma formação de qualidade, sendo esta graduação, um momento excepcional para a comunidade acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior.

As solenidades de formatura dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia,  foram presididas pela Diretora Acadêmica do Instituto Florence, Profa. Ma. Ildoana Paz Oliveira e a de Direito, pela Profa. Ma. Ana Maria Marques, representando a diretoria acadêmica.

Os eventos contaram com as presenças de diversas autoridades, coordenadores dos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e pós-graduação, da Diretora Administrativa, Sra. Teresa Barbosa Gomes, representando a Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino, Profa. Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes e a presidente da mantenedora, Sra. Teresinha de Jesus Barbosa Gomes.

O momento mais importante das cerimônias foi a conferência do grau aos novos Bacharéis em Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, na presença dos coordenadores, professores, autoridades, familiares e convidados. Durante as cerimônias também foram realizadas homenagens pelo grande destaque de discentes do Instituto Florence no semestre de 2019.1, com melhores coeficientes acadêmicos e maior frequência à biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta. 

Com a sensação de dever cumprido, sempre orgulhoso da excelente formação técnico-científica humanizada, aplicada aos seus alunos e confiante de ter colocado à disposição do mercado de trabalho, uma mão-de-obra altamente qualificada, o Instituto Florence de Ensino Superior parabeniza aos formandos e familiares, ao mesmo tempo em que renova o convite à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense para que faça parte dessa magnífica trajetória de sucesso e do melhor investimento no capital humano, a partir de um processo educacional transformador.

 

 

Curso de Fisioterapia do Florence recebe visita do Representante do Conselho Regional de Fisioterapia

 

O Curso de Fisioterapia do Instituto Florence de Ensino Superior recebeu, a visita do Dr. Gustavo Pires, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão – CREFITO 16, para um bate-papo com os alunos do 1º  período.

Na ocasião, foram debatidas temáticas como: Função do Conselho  Regional de Fisioterapia, áreas de atuação da Fisioterapia, honorários fisioterapêuticos e mercado de trabalho da Fisioterapia no Maranhão.

“A convite da profa. Laise Neves Carvalho, Coordenadora do Curso de Fisioterapia, vim ao Instituto Florence para um bate-papo a respeito do papel e atribuições das principais entidades de classes que nós temos, que são: sindicatos, conselhos e associações. Em particular, como membro do Conselho, tirar dúvidas e orientar sobre o Conselho Regional de Classe.” Explicou o Dr. Gustavo Pires

Grupo de Extensão do Curso de Nutrição do Florence realiza visita ao Espaço Tato

 

O Grupo de Extensão “Atenção Nutricional aos Clientes do Ambulatório Escola do Instituto Florence”, do Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior esteve, na última semana, em uma visita ao Espaço Tato, local onde a Nutricionista Carol Alves realiza as suas atividades com o foco no Comportamento Alimentar.

A visita consistiu em uma reflexão sobre as atuais formas de atendimento do Nutricionista, bem como os comportamentos preconceituosos vindos de alguns destes profissionais. Foram pontuados estudos que mostram que tais comportamentos veem de alguns nutricionistas, assim como, as atitudes de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares que os estudantes de nutrição apresentam. Mais de 40% dos estudantes apresentam algum tipo de comportamento de risco, o que estimula as práticas preconceituosas aplicadas depois de formados.

A Nutricionista Carol Alves realizou uma abordagem comportamental, que analisa não somente a parte clínica do paciente, afirmando que o motivo de comermos é tão importante quanto o que comemos.

“Hoje já sabemos que alguns alimentos podem acelerar ou retardar o aparecimento de doenças, mas o que nos impede de sermos mais saudáveis? Como nos relacionamos com esse alimento? Não é só impor algo que vai solucionar o problema, certo? Se dieta funcionasse não existiria mais gente obesa no mundo, não é mesmo? Então, dentro do meu consultório, eu analiso o que o paciente come, mas analiso também, porque ele come, como ele come, o que influencia suas escolhas e depois vamos traçando metas de mudança.  Mostrei aos alunos algumas apresentações que faço para os pacientes, como a aula de fome psicológica e fisiológica, o odômetro da fome  (escala) e 3 atividades, o diário alimentar e como preenchemos e evoluímos o plano alimentar que é feito pelo próprio paciente em conjunto comigo, e uma meditação guiada sobre mastigação. Apresentei também a eles o meu espaço de atendimento particular”. Explicou a Nutricionista.