Conex divulga inscrições deferidas para o Processo Seletivo de Monitoria 2019.1.

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior, por meio de sua Coordenadoria de Pesquisa e Extensão – Conex,  divulga  inscrições deferidas para o Processo Seletivo de Monitoria Acadêmica 2019.1, destinado aos discentes dos Cursos de Graduação em Direito, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética e Fisioterapia

Confira abaixo:

INSCRIÇÕES DEFERIDAS MONITORIA 2019

Instituto Florence realiza atividades durante a Semana Mundial do Cérebro e da 8ª Semana Nacional do Cérebro

O Instituto Florence de Ensino Superior participou da Semana Mundial do Cérebro e da 8ª edição da Semana Nacional do Cérebro, liderada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Neurociência (SBNec). A Semana Mundial do Cérebro é uma iniciativa internacional, organizada pela Dana Alliance for Brain, com objetivo de divulgar junto ao público, os progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro, com participação de instituições científicas, universidades, hospitais, institutos de saúde e associações profissionais de todo o mundo.

Esta foi a primeira edição unificada em que o Maranhão participou, e o Instituto Florence, por meio de alunos dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética,  Farmácia, Nutrição e Odontologia, se mobilizou na execução de atividades na última sexta-feira, ( 15), durante a Semana Nacional que aconteceu de 11 a 17 de março.

A temática nacional foi a “Inteligência Artificial” e, dentro da programação no dia 15/03, coordenadores e alunos desenvolveram atividades nos turnos matutino e noturno. Durante a manhã e noite foi realizada a Feira de Neurociência, onde os participantes puderam aprender um pouco mais sobre o que é o Cérebro, quais são as partes e suas funções. Além disso, foram abordados assuntos sobre a correlação entre perdas dentárias e o desenvolvimento do Alzheimer, com a realização de alguns jogos, para que os participantes pudessem interagir e aprender um pouco mais sobre a química cerebral, e ainda por meio destes, descobrir a sua idade mental. E por fim, e não menos importante, os efeitos de medicamentos e alimentos que podem turbinar a memória e aprendizagem.

Além da Feira de Neurociência, foram realizadas duas Palestras Magnas. A palestra principal com o tema: “Alzheimer: O Diabetes tipo 3”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conhecedor  da área e com doutorado nessa temática. 

“O Alzheimer é uma doença de epidemiologia global e tem afetado quase 50 milhões de idosos ao redor do mundo, e a sua associação com disfunções metabólicas, especialmente o Diabetes, que é outra doença metabólica, é uma das mais conhecidas tendo também alcance global e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. E, ambas estão em crescente aumento. Então, elas eram vistas como doenças completamente dissociadas, e com o desenvolvimento das pesquisas, conseguimos ver que elas são doenças estritamente associadas. A grande maioria dos estudos mostra que medidas profiláticas têm que ser iniciadas na juventude, então quanto mais cedo a gente conseguir dar informações sobre essa qualidade de vida, é melhor para a meta da diminuição dessa doença no futuro, e atividades como essas são importantíssimas para essa conscientização. A Semana Mundial do Cérebro já é consagrada mundialmente, então, esta foi uma ótima iniciativa do Florence. ” Explicou o Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto.

A segunda palestra teve como tema: “Neurociências e o Cinema”,  e foi mediada por alunos do Curso de Farmácia, do 6° e 7° períodos. O espaço serviu para debate e aprendizagem sobre neurociência a partir de trailers, filmes e series.

Foi realizada ainda, uma competição de desenhos relacionados ao Sistema Nervoso Central. Os ganhadores, escolhidos por voto popular e votos dos professores, da competição “NeuroArt”, Foram: 1° lugar- Emerson Pinheiro, aluno do 7° período do Curso de Odontologia, 2° lugar-  Klenilson Cleiton, aluno do 5° período do Curso de Farmácia e o 3° lugar- Adiene Lissandra, aluna do 9° período do Curso de Enfermagem.

“O evento contribuiu significativamente para a formação profissional de nossos alunos em todos os aspectos. Estes tiveram a oportunidade de promover educação em saúde para o meio acadêmico, além dos muros da faculdade. Eles puderam, por meio de um evento multidisciplinar, viver na prática o trabalho em equipe sob diferentes óticas que se completam. O objetivo do evento foi alcançado, que foi sensibilização para estudos relacionados ao cérebro. Certamente, em um evento vindouro nosso público será ainda maior, sem contar na maior procura para ser membro da comissão organizadora”. Declarou a Profa. Ma.Thaiane Coelho, umas das coordenadoras do evento e professora das disciplinas básicas dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição e Odontologia do Instituto Florence.

As atividades em comemoração à Semana Nacional e Mundial do Cérebro foram encerradas, no domingo, (17), com uma ação social na Drogaria Maranhão, no bairro da Vila Luizão, onde foram realizadas orientações sobre uso e descarte de medicamentos e sobre a correta escovação bucal.

Florence divulga relação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior divulga a relação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a formação de cadastro de reserva – EDITAL Nº 01/2019.

1º lugar – Sâmara Letícia Silva de Lima

2º lugar – Francyelle Costa Moraes

3º lugar – João de Jesus Oliveira Junior

COMUNICADO

O Instituto Florence de Ensino comunica aos seus alunos que, a empresa parceira e terceirizada COBRAFIX , está autorizada a realizar somente negociações de débitos, e seu pagamento unicamente via cartão ou boleto bancário, onde adotará o mesmo processo de política e ética de negociação da instituição.
O contato com a empresa pode ser feito por meio dos seguintes telefones: 0800 88 0074 ou (11) 98513.6789 (somente Whatsapp)

Desde já agradecemos pelo entendimento da questão.

Atenciosamente,

Diretoria – Instituto Florence de Ensino

Conex lança Edital de Monitoria para o Semestre de 2019.1 (Prorrogação)

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior, por meio de sua Coordenadoria de Pesquisa e Extensão – Conex, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Monitoria Acadêmica 2019.1, destinado aos discentes dos Cursos de Graduação em Direito, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética e Fisioterapia

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas no período de 28 de fevereiro a 15 de março de 2019 na Secretaria Acadêmica (SECAD), no horário de seu funcionamento, através de preenchimento de formulário próprio disponibilizado no ato da inscrição, conforme estabelecido no edital abaixo. No processo seletivo será realizada uma avaliação teórica e/ou prática, com o professor da disciplina pleiteada. 

Conforme edital serão disponibilizadas 21 vagas para Monitores Bolsistas. Os alunos aprovados no processo seletivo iniciam imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo e a monitoria terá duração correspondente a um semestre letivo.

Clique aqui e confira o EDITAL Nº 02 de 11 de março de 2019 – CONEX_prorrogação

Florence divulga lista de classificados para entrevista do Seletivo Simplificado

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior divulga lista de classificados para entrevista do Seletivo Docente Simplificado, para a formação de cadastro de reserva.

EDITAL N° 01/2019.1 – DA

EDITAL N° 02/2019 – DA

Confira abaixo a lista dos convocados para entrevista:

Resultado do Processo Seletivo 2019.1

 

Instituto Florence realizará atividades durante a Semana Mundial do Cérebro e da 8ª Semana Nacional do Cérebro

O Instituto Florence de Ensino Superior participará da Semana Mundial do Cérebro e da 8ª edição da Semana Nacional do Cérebro, liderada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Neurociência (SBNec). A Semana Mundial do Cérebro é uma iniciativa internacional, organizada pela Dana Alliance for Brain, com objetivo de divulgar junto ao público, os progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro, com participação de instituições científicas, universidades, hospitais, institutos de saúde e associações profissionais de todo o mundo.

No Maranhão, já foram realizadas algumas edições esporádicas, mas esta será a primeira edição unificada, e o Instituto Florence, por meio de alunos dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética,  Farmácia, Nutrição e Odontologia, se mobilizará na execução de atividades no dia 15 de março,  durante a Semana Nacional que acontecerá de 11 a 17 de março de 2019.

A temática nacional é a “Inteligência Artificial” e, dentro da programação para o dia 15/03, coordenadores e alunos desenvolverão atividades nos turnos matutino e noturno. Durante a manhã será realizada a Feira de Neurociência, onde os participantes poderão aprender um pouco mais sobre o que é o Cérebro, quais são as partes e suas funções. Além disso, serão abordados assuntos sobre a correlação entre perdas dentárias e o desenvolvimento do Alzheimer, com a criação de alguns jogos, para que os participantes consigam interagir e aprender um pouco mais sobre a química cerebral, e ainda possam por meio destes, descobrir a sua idade mental. E por fim, e não menos importante, os efeitos de medicamentos e alimentos que podem turbinar a memória e aprendizagem.  A Feira irá acontecer das 8h às 11h e das 18h às 19h.

Além da Feira de Neurociência, serão realizadas duas Palestras Magnas. A palestra principal terá com o tema: “Alzheimer: O Diabetes tipo 3”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que possui conhecimento na área e desenvolveu seu doutorado nessa temática.  A segunda palestra que acontecerá a noite com o tema: “Neurociências e o Cinema” será mediada por alunos do Curso de Farmácia, do 6° e 7° períodos. O espaço será para debate e aprendizagem sobre neurociência a partir de trailers, filmes e series.

“As inscrições foram realizadas no site, criado pelos alunos especialmente para o evento, e os inscritos entregarão latas de leite no dia do credenciamento, que serão doadas para uma instituição. Teremos ainda, uma competição de desenhos, mesmo para quem não tenha se inscrito no evento. Para participar, basta trazer no dia do evento, um desenho relacionado ao sistema nervoso central. O ganhador vai ser escolhido por voto popular e votos dos professores. A votação será aberta, e o vencedor da competição “Neuroarte”,  ganhará um livro e um chaveiro no formato de um cérebro.” Explicou Thaiane Coelho, umas das coordenadoras do evento e professora das disciplinas básicas dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição e Odontologia do Instituto Florence.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto Florence esclarece que os boletos com vencimento no dia 05 de março de 2019 (terça-feira de carnaval) poderiam ter sido pagos normalmente na rede bancária no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas), com desconto de pontualidade e sem cobrança de juros e multa. Portanto, o Instituto efetuou a cobrança nos termos da lei, ou seja, não foi a Instituição que deu causa aos problemas relatados pelos alunos e rede bancária. Contudo, considerando, o grande contingente de alunos atingidos, o Instituto Florence informa que excepcionalmente decidiu prorrogar o prazo para pagamento dos boletos vencidos em 5 de março de 2019, para o dia 12 de março de 2019, com a concessão de descontos e sem incidência de juros e multa, devendo o aluno comparecer à Instituição para emissão de novo boleto. Esclarecemos, ainda, que os alunos que efetuaram o pagamento do referido boleto, dentro do vencimento, mas sem a concessão de desconto na rede bancária, poderão ser ressarcidos no valor pago a maior, a partir do dia 13 de março de 2019 ou solicitar a abatimento na mensalidade a vencer.

Florence informa sobre o início das disciplinas em EaD

O Instituto Florence de Ensino Superior informa que, as atividades das disciplinas ofertadas em EaD (Ensino a Distância), iniciarão na próxima segunda-feira, (11), onde será realizado um encontro da coordenação e a sua equipe, com todos os alunos matriculados nas disciplinas dos Cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Direito e Nutrição. O encontro acontecerá na sala 308, do prédio principal, às  8h10 para o turno matutino e às 18h30 para turno noturno. Neste dia será apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde a disciplina acontece, abordando o acesso ao ambiente, os procedimentos metodológicos e avaliativos e toda a sistemática de funcionamento da EaD.

A EaD-Florence conta com um ambiente interativo, com materiais atualizados, com encontros presenciais com os professores-tutores das disciplinas e plantões tira-dúvidas por disciplina. O cronograma desses encontros e dos plantões com datas e horários estará disponível no Ava.

É importante que os alunos fiquem atentos ao início e fim de cada unidade de aprendizagem, aos prazos de entrega das atividades e também às datas das avaliações. Serão disponibilizados dois banners, na entrada do prédio principal e em frente à biblioteca do NIPJ, além disso, esses cronogramas e calendários estarão dentro do ambiente virtual de cada disciplina.

Toda a comunicação da EaD acontece no AVA, principalmente no tópico avisos e notícias, assim, é fundamental que o aluno esteja sempre conectado ao ambiente, não só para acessar o conteúdo e fazer as atividades, mas também, e sobretudo, para se informar acerca do andamento das disciplinas, por meio de informes da coordenação de EaD e dos professores de cada disciplina.

“Por isso, é imprescindível a participação de todos os alunos neste primeiro encontro para que de fato possam entender o funcionamento dessas disciplinas em EaD e possam tirar suas dúvidas. Cursar uma disciplina em EaD é uma experiência que muito irá enriquecê-los na troca e na produção de conhecimentos. É uma possibilidade de entrar em contato com novas ferramentas tecnológicas e educacionais, que lhe propiciarão uma experiência marcante em sua trajetória acadêmica. Além disso, ao se matricular em uma disciplina a distância, você poderá organizar os seus horários de estudos, exercitando sua autonomia”. Explicou o coordenador da EaD, Professor Januário Rosendo Máximo Junior.