Grupo de Pesquisa em Saúde do Florence faz sua primeira reunião em 2018

O Grupo de Pesquisa em Etnofarmacologia e a Equipe do Grupo de Pesquisa e Extensão “Circo da Saúde”, coordenadas pelo Professor Doutor Luciano Mamede, reuniu-se na última quinta-feira (22), para alinhar as atividades para 2018 e avaliar as ações realizadas em 2017. Os grupos foram criados de acordo com as orientações da CONEX (Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e são compostos pelos alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Instituto Florence de Ensino.
 
Abaixo mais informações dos projetos:
 
1 – GRUPO DE PESQUISA EM ETNOFARMACOLOGIA: 

Realiza estudo etnofarmacológico de espécies para o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, avaliando plantas com potencial medicinal mediante atividades de farmacognosia, inquérito etnofarmacológico, controle de qualidade e farmacotécnica. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Estudos Botânicos da UFMA.

2 – GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO “CIRCO DA SAÚDE”:

Desenvolve ações e estratégias em educação, comunicação e informação no contexto escolar, com ênfase em temas da vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, contribuindo na proteção e promoção da saúde e fortalecendo a integração dos diferentes atores envolvidos no processo em escolas públicas do Maranhão.

Os grupos tem como objetivo a publicação de trabalhos científicos, apresentação de banners em congressos e, principalmente, contribuir para a saúde pública com estratégias, serviços e produtos para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

CAP promoveu seu primeiro Encontro Pedagógico de 2018

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, promoveu nos dias 02, 03, 05 e 06 de fevereiro, o seu primeiro Encontro Pedagógico do ano.  E para dar as boas-vindas ao corpo docente e iniciar as ações para o ano letivo 2018.1 trouxe o tema: “As Demandas do Pensamento Complexo e seus Reflexos na Prática de Ensino”.  A abertura aconteceu dia 02/02, seguida de uma homenagem aos professores, realizada pela Diretora Acadêmica do Florence, Profa.Ildoana Paz Oliveira.

O Instituto Florence compreendendo as demandas do pensamento pós-moderno para o Ensino Superior resolveu, em 2018.01, discutir com seus docentes e coordenadores sobre a Teoria da Complexidade (Edgar Morin – autor da Teoria), uma vez que também fundamenta a política do MEC, expressa em suas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores.

A ideia encontra fundamento na configuração e sistematização de um conhecimento diverso e pertinente, materializado em habilidades e competências, além de requerido para o enfrentamento do tempo atual.

”O Encontro Pedagógico de 2018.01 foi divido em dois momentos, um geral em que abordamos AS DEMANDAS DO PENSAMENTO COMPLEXO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA EDUCATIVA (apresentamos um recorte da Teoria da Complexidade/ Edgar Morin, associamos a Teoria às demandas de formação propositadas pelo MEC e objetivamos a Teoria e as demandas do MEC ao nosso fazer institucional, elencando a política do IFES e as práticas pedagógicas que desenvolvemos e que pretendemos desenvolver, considerando os pressupostos da Metodologia Ativa, através de Estudos de Caso e PBL) e o outro específico, que foi subdividido em dias peculiares ao planejamento de cada um dos quatro cursos da IES – ENFERMAGEM, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA e DIREITO. As pautas tratadas com os Cursos tiveram como foco suas próprias complexidades para a formação discente, conversamos sobre PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA ATIVA, ESTUDO DE CASO, PBL, MAPA CONCEITUAL e INTERDISCIPLINARIDADE.” Explicou Alexsandra Barros, coordenadora da CAP (Coordenação de Apoio aos Docentes e Discentes), que concluiu afirmando que momentos assim são importantíssimos. “Pois a prática docente precisa ser alimentada por princípios pedagógicos que assegurem qualidade ao processo de ensinar e aprender”.

Florence lança campanha FLORENCE SEM FRONTEIRAS

O Instituto Florence de Ensino Superior lança sua nova campanha FLORENCE SEM FRONTEIRAS, com o intuito de oferecer uma maior mobilidade e conforto para interessados  em investir em uma formação profissional de qualidade e que desejem ingressar em dos nossos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, onde quer que o interessado esteja, assim, o Florence vai até você. A promoção destina-se para ingressantes, valendo também para conveniados ou não conveniados. Além de oferecer conforto e desconto, o aluno ainda pode recorrer ao Florence Fidelidade.

Essa campanha de bolsas parciais oferece 50% de desconto em todo o primeiro semestre (matrícula e mensalidades) e é válida para os 30 primeiros inscritos até 28/02.

O Prazo será limitado, portanto, salientamos que o aluno deve se inscrever e garantir sua bolsa assim que o regulamento estiver disponível. Os interessados poderão entrar em contato no telefone: 3878 2120, solicitando o agendamento de sua prova do Vestibular Florence, que será aplicada onde o interessado estiver, sendo em qualquer localidade de São Luís.

Regulamento  disponível abaixo:

Regulamento Programa de Bolsas 

 

 

COMUNICADO FIES – ADITAMENTO LIBERADO

O Instituto Florence de Ensino Superior comunica a todos os alunos contemplados pelo Financiamento Estudantil – FIES que o prazo para o aditamento 2018.1 já está liberado.

Dúvidas e outras informações podem ser consultadas junto à Comissão do Fies (na Secretaria Acadêmica – SECAD) ou através do número 3878 2109.

Para mais informações: 3878*2109 Secretaria Acadêmica.

FIES. Solicitação de aditamentos do 1º semestre de 2018.

Egresso do Curso de Odontologia do Florence é aprovado para Residência em São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

Caio César de Siqueira Castro, formado no curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, é mais um exemplo de conquista quando se tem perseverança. Ele acaba de ser aprovado para residência em Cirurgia Bucomaxilofacial no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.

A construção do conhecimento em uma base sólida foi de fundamental importância na conquista do aluno. Para ele, a formação acadêmica de qualidade que recebeu do Florence contribuiu para essa sua aprovação. “Durante o período da minha formação recebi incentivo tanto da instituição, quanto dos professores. A equipe de cirurgia do Florence sempre me incentivou muito, e basicamente, me abriu as portas para a cirurgia, que era algo que eu tinha interesse desde o início da minha graduação. A partir daí, eu me apaixonei e escolhi essa especialidade, e quando tive a oportunidade de acompanhar plantões, centros cirúrgicos, atendimentos hospitalares e ambulatoriais, decidi definitivamente pela especialidade. O principal é ter objetivo, determinação e  foco, somados a uma instituição como o Florence.”

O Florence com orgulho parabeniza seu aluno egresso por essa conquista!

 

 

 

Florence divulga Classificação Final do Processo Seletivo de Docente do Curso de Direito

O Instituto Florence de Ensino torna público a Classificação Final, referente ao Processo Seletivo de Docente do Curso de Direito, EDITAL Nº 02/2018.1-D A.

EDITAL Nº 02/2018.1-D A- Classificação Final

 

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O Instituto Florence de Ensino Superior torna público o Resultado da Prova Didática e a Convocação para Entrevistas dos candidatos aprovados na primeira etapa do Processo Seletivo Docente do Curso de Direito 2018.1.

Resultado da Prova Didática e Convocação para Entrevistas – EDITAL Nº 02/2018.1-D A

 

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O Instituto Florence de Ensino Superior informa que todas as inscrições para o Processo Seletivo de Docente, para cadastro de reservas do Curso de Direito, foram deferidas e divulga os temas sorteados:

Direito Civil: Contratos

Direito Constitucional:  Controle de Constitucionalidade 

Direito Eleitoral: Recursos Eleitorais

CRONOGRAMA PROVA DIDÁTICA_ Seletivo de Direito. 

CAP promove Encontro Pedagógico 2018.1

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, promove seu primeiro Encontro Pedagógico do ano.  E para dar as boas-vindas ao corpo docente e iniciar as ações para o ano letivo 2018.1, traz o tema: “As Demandas do Pensamento Complexo e seus Reflexos na Prática de Ensino”.  O encontro será realizado nos dias , 02, 03, 05 e 06 de fevereiro, na sala 308. A abertura acontecerá dia 02/02 às 18h30, seguida de uma homenagem aos professores que será realizada pela Direção Acadêmica da instituição.

O Instituto Florence compreendendo as demandas do pensamento pós-moderno para o Ensino Superior resolveu, em 2018.01, discutir com seus docentes e coordenadores sobre a Teoria da Complexidade (Edgar Morin – autor da Teoria), uma vez que também fundamenta a política do MEC, expressa em suas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores.

A ideia encontra fundamento na configuração e sistematização de um conhecimento diverso e pertinente, materializado em habilidades e competências, além de requerido para o enfrentamento do tempo atual.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADES
PALESTRANTES
LOCAL
02/02/2018
18:30h – 19:30h
Abertura
Direção Acadêmica
308
02/02/2018
19:30h – 19:45h
Homenagem aos professores
Direção Acadêmica
308
02/02/2018
19:45h – 20:45h
As Demandas do Pensamento Complexo
Coordenações: CAP, Curso de Farmácia e Curso de Odontologia.
 

     

308
02/02/2018
20:45h – 21:15h
Debate
 
03/02/2018
 
9:00h – 11:30h
Ementas Interdisciplinares: uma construção conjunta
Coordenação do Curso de Farmácia e CAP
 
308
03/02/2018
11:30h – 11:45h
Avaliação CPA
Comissão Própria de Avaliação
308
 
05/02/2018
 
14:00h -17:00h
Metodologia Aplicada: um desafio da Enfermagem
Coordenação do Curso de Enfermagem e CAP
 
308
05/02/2018
17:00h – 17:15h
Avaliação CPA
Comissão Própria de Avaliação
308
 
05/02/2018
 
18:00h – 20:00h
Discutindo a aplicação da Sistemática de Avaliação em 2018.01 e a Metodologia de Estudo de Caso como alternativa de aprendizagem
 
Coordenação do Curso de Odontologia e CAP
 
308
05/02/2018
20:00h – 20:15h
Avaliação CPA
Comissão Própria de Avaliação
308
06/02/2018
18:00h – 20:00h
A Sistematização do Fazer Docente em Sala de Aula
Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes
308
06/02/2018
20:00h – 20:15h
Avaliação CPA
Comissão Própria de Avaliação
308