Alunos do Instituto Florence promovem Grupo de Devocional

Grupo Metamorfose promove todas as segundas-feiras,  no prédio principal do Instituto Florence de Ensino Superior, momento de devocional, com louvor e leitura da palavra. A iniciativa é realizada por alunos da Instituição e aberto ao público, no intuito de levar a palavra àqueles que querem conhecer um pouco mais do evangelho. 

As reuniões acontecem na sala 203, todas as segundas-feiras, de 16h às 17h. 

Participe dessa iniciativa! 

Se você tem uma ideia legal, traz pra gente! O Florence apoia uma boa iniciativa, porque somos muito mais do que você imagina.

Coordenação de Odontologia e CONEX promovem bate-papo entre CRO e alunos do curso

A Coordenação do Curso de Odontologia junta à CONEX promoveu, na última quinta-feira (27), no auditório do Instituto Florence, um bate-papo entre a Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), docentes e discentes do Curso de Odontologia do Instituto Florence.

A conversa, mediada pela professora Kátia Veloso, contou com a presença de renomadas profissionais da área: a professora Luana Diniz Souza Corrêa que é Mestre em Odontologia pela UFMA, Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MA, Membro da Diretoria do Departamento Nacional de Odontologia da AMIB,a cirurgiã dentista Natália de Castro Corrêa,Referência Técnica em Odontologia do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira e Membro da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MA, além da Professora DrªMaria do Socorro Alves Cardoso da Silva, que é Membro da AMIB, Coordenadora da Residência Multiprofissional e Área Profissional da Saúde do HUUFMA; Membro da Comissão de Odontologia Hospitalar CRO-MA e Chefe da Unidade de Gerenciamento de atividades de extensão do HUUFMA.

O evento marcou o reinício das atividades do Projeto Quintas Odontológicas, através do qual o Curso de Odontologia promove a discussão de temas relevantes, com a interação entre a plateia e os convidados, assegurando aos discentes a possibilidade de conhecerem mais acerca das inúmeras habilitações possíveis para o adequado exercício profissional.

Professora do Instituto Florence representa a instituição de ensino em ação do Conselho Estadual do Idoso

A professora Flavia Mendonça, do Curso de Farmácia, representou o Instituto Florence em uma ação do Conselho Estadual do Idoso, na quinta-feira (27/09), em uma celebração prévia ao Dia Internacional e Estadual da Pessoa Idosa, comemorado dia 01/10.

Na ocasião, foi proferida a palestra com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: Um Brasil de todas as idades.”

Instituto Florence recebe o perito criminal e professor da UNICAMP, Ricardo Molina

O Instituto Florence de Ensino recebeu, na última quarta-feira, dia 26/09, o perito criminal e professor da UNICAMP, Ricardo Molina. O evento teve o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão e foi prestigiado por renomados profissionais da área jurídica, dentre os quais os Desembargadores Jorge Rachid e Paulo Velten, o Presidente da OAB, Thiago Diaz, a Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB, Karol Carvalho Nunes, o Presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB, Moreira Serra Júnior, a Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, Will Ferreira.

Na palestra, que também marcava o lançamento do livro “O Brasil na Fita – De Collor a Dilma, do caso Magri à Lava-Jato, o que vi e ouvi em mais de vinte anos”, o Prof. Ricardo Molina fez um resgate de alguns casos apresentados na obra e dialogou com a plateia acerca de questões emblemáticas ali presentes.

Após a palestra, aconteceu o lançamento da livro com sessão de autógrafos, no anexo da Biblioteca Wanda Aguiar, momento em que os alunos e professores da Instituição, bem como os convidados, puderam conversar mais proximamente com ao autor sobre a obra, com cerca de 400 páginas, onde o perito relata casos investigados fruto de duas décadas de carreira.

Instituto Florence participa de Semana de Responsabilidade Social em parceria com a ABMES

Primando pela integração do conhecimento científico associado à responsabilidade social, o Instituto Florence de Ensino Superior realizou, no dia 21/09/2018, mais uma edição do Projeto Saúde e Cidadania, integrando a 14ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

Trata-se de uma ampla ação que envolverá profissionais e alunos dos Cursos de Graduação e Técnico da Instituição, desenvolvendo atividades preventivas e de orientação para a comunidade que busca os atendimentos no VIVA – Unidade Beira Mar.

A ação tem como objetivo central o fortalecimento da cidadania por trabalhar de forma ampla, não só a efetividade do direito à saúde, mas a orientação jurídica acerca de outras demandas que, por ventura, sejam trazidas pelos assistidos.

O Viva – Unidade Beira Mar recebe inúmeras pessoas por dia, de faixas etárias diferentes. Para esta ação, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Curso de Direito: orientação jurídica a consultas acerca de demandas específicas com o possível encaminhamento para a Defensoria Pública ou para o Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas do Florence, ou ainda a outros órgão do Sistema de Justiça.

Curso de Enfermagem (Técnico e Superior): aferição de pressão arterial, aplicação de testes de glicemia, orientação acerca de doenças de base, prevenção e controle da hipertensão e diabetes.

Curso de Farmácia: Orientação farmacoterapêutica acerca dos riscos da prática da automedicação e descarte adequado de medicamentos.

Curso de Nutrição: Acompanhamento da avaliação antropométrica e orientação nutricional decorrente do teste de bioimpedância.

Curso de Odontologia: Orientação acerca de questões preventivas da saúde bucal como a adequada maneira de fazer uso da escovação e limpeza bucal, orientações acerca de como realizar o auto-exame para prevenção do câncer de boca.

A Ação foi desenvolvida nos dois turnos, com início às 8h da manhã e se encerrando às 17h, tendo sido realizados, em média, 250 (duzentos e cinqüenta) atendimentos. Todos os Coordenadores de Curso acompanharam suas equipes de alunos e professores e contribuíram para que fosse dado todo o suporte.