II Campanha de Preservação do Livro

O Instituto Florence de Ensino realizará a II Campanha de Preservação do Livro, com o slogan: “Preservar o conhecimento é cuidar do bem comum”, o evento vai acontecer no dia 31 de outubro, às 9h, no hall de entrada da Biblioteca. A realização é uma parceria da Biblioteca Wanda de Aguiar Horta com a Comissão Própria de Avaliação, visando incentivar ações que promovam a conscientização do uso adequado do patrimônio bibliográfico com o intuito de prolongar a vida útil dos volumes e favorecer o acesso à informação.

Brenda Mendes, bibliotecária da instituição, comenta: “Me sinto privilegiada pois estarmos na II edição, e temos visto o que os alunos acham dessa campanha. O mais importante é receber o feedback, que é a conscientização dos alunos, despertando o entendimento destes, sobre a importância do acervo bibliográfico.”

Em vista desta iniciativa, convidamos os funcionários da Instituição a participar conosco dessa campanha, a fim de ampliar o pensamento de cooperação. Neste sentido, vamos juntos fazer uma grande troca de livros! É só trazer livros literários em bom estado e comparecer na biblioteca entre os dias 23 a 31 de outubro para receber seu vale livro.

Essa é uma boa oportunidade para compartilhar leitura de forma consciente e sustentável!

Confira abaixo a programação:

DIA
HORÁRIO
LOCAL
ATIVIDADE
31/10
9h às 21h
Hall de entrada da Biblioteca/
 Núcleo de Prática Jurídica
 
9h – Abertura
Bibliotecária Brenda Mendes
Bibliotecária Claudenice Goulart
 
10h – Palestra sobre Ética e responsabilidade na pesquisa científica
Prof. Me. Heitor Oliveira
Local: Auditório Antônio Ives Oliveira Gomes (NPJ)
  • Distribuição de materiais informativos de conscientização da campanha (folders e marcadores de páginas);
  • Sorteio de Ecobag.
  • Exposição dos livros danificados pelo uso inadequado;
  • Painel interativo (Deixe seu recado);
  • Troca de livros entre funcionários.

 

Professora do Curso de Enfermagem realiza prática realística com alunos, tendo a participação da CAP






A professora do Instituto Florence de Ensino, Márcia de Jesus, realizou na última semana, uma atividade de prática realística com os alunos da disciplina Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH, do 7°periodo de Enfermagem (vespertino). A atividade contou com a orientação e supervisão da Coordenação de Apoio Pedagógico a Docentes e Discentes (CAP), por meio do Projeto de Laboratório das Metodologias Ativas.

Nesta atividade, a professora iniciou os trabalhos com conteúdos relacionados ao primeiro bimestre da disciplina, tendo a ementa da referida disciplina como pano de fundo. Os passos iniciais ocorreram a partir da dinâmica de estudo de caso, seguindo para uma etapa mais realística, onde  os alunos foram desafiados à estruturação de uma cena da vida real, envolvendo alguns ambientes cotidianos e hospitalar, estabelecendo articulação com os fundamentos adquiridos a partir do estudo de caso, tendo como objeto a infecção hospitalar. 

A coordenadora da CAP, Alexsandra Gomes Barros  cita que “ O objetivo é começarmos a ensaiar dentro da instituição aquilo que a política educacional brasileira tem nos demandado como metodologia de ensino. A ideia não é só romper com a perspectiva tradicional da educação, mas a ideia, sobretudo, é que o nosso aluno por meio da metodologia ativa, possa construir um conhecimento mais assertivo, interligando teoria à prática e prática a teoria, alcançando as competências demandadas pelo mercado de trabalho”.