Florence realiza Vestibular Tradicional 2019.1

O Instituto Florence de Ensino Superior informa que já estão abertas as inscrições para o Vestibular Tradicional para ingresso no semestre letivo de 2019.1. Nesta etapa serão oferecidas vagas para os Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Estética & Cosmética, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia.

O Florence tem cursos reconhecidos com os melhores conceitos do Ministério da Educação, excelente infraestrutura, Biblioteca, Laboratórios, Clínica Odontológica e de Radiologia, Núcleo de Práticas Jurídicas, com unidade avançada do Procon para aulas práticas, além de corpo docente altamente qualificado com mestres e doutores.

O Vestibular Tradicional será realizado no dia 15 de dezembro (sábado), das 9h às 12h, no Florence da Unidade Centro. Para efetuar a inscrição na Recepção ou Secretaria Acadêmica do Florence é necessário apresentar os seguintes documentos: original e fotocópia do documento de identidade, comprovante de conclusão de Ensino Médio ou similar, comprovante de residência, uma 01 fotografia 3×4 de frente, recente e não utilizada, 1 kg de alimento não perecível, em vez da taxa de inscrição.

Outras informações podem ser obtidas nos telefones: 3878.2120 / 3878.2109/ 98125.0276

Instituto Florence recebe Cantata de Natal com crianças da creche do Bairro da Ilhinha

O Instituto Florence de Ensino Superior recebeu os alunos da Creche Escola Caminho do Saber, do Bairro da Ilhinha, para a realização de uma Cantata de Natal, na Praça Odorico Mendes, em frente à instituição. Os alunos, com idade entre 2 e 7 anos, participaram do projeto de extensão “Odontologia em Ação”, que aconteceu todas as terças-feiras, entre fevereiro e junho de 2018, com ações educativas e preventivas de saúde bucal, realizadas por alunos do curso de Odontologia do Instituto Florence, da disciplina Odontologia Social, sob a supervisão da Profa. Ma. Luciana Malheiros.

A diretora da escola, Glaudete Bezerra de Carvalho, falou sobre a cantata “Nós estamos aqui fazendo um pouco do que aprendemos na escola e agradecendo o que o Instituto Florence faz por nós.”

No dia 12 de dezembro vai acontecer uma ação final, onde os alunos do Florence estarão na escola para uma confraternização de encerramento do ano junto às crianças. Por esse motivo, o Instituto está recebendo doações de brinquedos para presentear as crianças neste dia.

Florence promove campanha com 80% de desconto na matrícula 2019.1

A promoção do Instituto Florence de Ensino Superior que já está em vigor, oferece 80% de desconto na matrícula de interessados em iniciar uma graduação e ainda, até 50% de desconto nas mensalidades nos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Biomedicina e Fisioterapia.

Consulte abaixo o regulamento da campanha:

Regulamento Campanha 2019.1

 

Instituto Florence de Ensino Superior promove sua I MOSTRA CIENTÍFICA

Na última terça-feira dia (27), foi realizada a I MOSTRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR.  O evento representou a continuidade da política institucional de sistematização e socialização do conhecimento científico na área da pesquisa, permanentemente adequado à realidade social regional. A proposta deu continuidade também a um processo de aprimoramento da pesquisa iniciado no ano de 2016 com a I MOSTRA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM e a II MOSTRA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM no ano de 2017.

A Mostra foi uma iniciativa das Coordenações dos Cursos de Enfermagem e Nutrição, idealizada como instrumento avaliativo das Disciplinas de Metodologia Científica I (Enfermagem), Epidemiologia (Enfermagem), Metodologia Científica (Nutrição) e Trabalho de Conclusão de Curso I (Odontologia) e teve um caráter científico e tecnológico, visando atender a uma importante lacuna nas áreas de pesquisa e extensão, promovendo a interação de discentes e docentes que tenham perfis de pesquisadores.

O evento teve como objetivos principais: reunir pesquisadores da área da saúde e acadêmicos, por meio do fortalecimento da pesquisa na graduação, possibilitando maior interação entre a teoria e prática, no desenvolvimento da pesquisa; possibilitar melhor qualificação dos alunos de graduação de Enfermagem, Nutrição e Odontologia para o engajamento nos programas de pós-graduação lato e strictu sensu; promover a difusão do conhecimento científico, de forma a contribuir para a atualização de recursos humanos que se dedicam à pesquisa na enfermagem; valorizar as potencialidades do acadêmico e a capacidade científica instalada do Florence na perspectiva de estabelecer e manter um diálogo permanente com a sociedade e permitir à comunidade em geral, o acesso às informações sobre os avanços das pesquisas no âmbito da enfermagem possibilitando, dessa forma, uma maior aproximação da instituição com a  sociedade.

Foram realizadas palestras e exposição de banners, com premiação para os melhores trabalhos apresentados, com a presença  expressiva de alunos e profissionais dos cursos da área da saúde e áreas afins.

 

 

 

Alunos do Instituto Florence de Ensino Superior realizam prova do ENADE

Um total de 461,80 mil estudantes de todo o Brasil realizaram, no último domingo, (25), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2018.  Em São Luís, a prova começou às 12h30, com duração de 4 horas.

75 alunos do Curso de Direito, do Instituto Florence de Ensino Superior, realizaram a prova na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e na Faculdade do Maranhão (FACAM). A direção acadêmica, coordenadores e professores do Instituto Florence, estiveram presentes nos locais de prova para dar total apoio aos seus alunos, antes e após a realização do Enade e ainda distribuíram kits, com água e lanche para todos.

Cursos avaliados – Em 2018, o Enade avaliou estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

A diretora acadêmica do Instituto Florence, Ildoana Paz Oliveira, que esteve presente no suporte aos alunos, falou da importância da realização do Enade e do apoio dado. “A presença, o acolhimento, a força, a motivação e a segurança que os nossos alunos precisam, devem ser passadas por aqueles que os acompanham na vida acadêmica desde sempre: direção acadêmica, professores e coordenadores de curso. Afinal de contas, é uma responsabilidade compartilhada, que demonstra o relacionamento saudável que precisa existir entre os agentes formadores e aqueles em formação. Isto é o que o Instituto Florence busca continuamente”. Afirmou a diretora.

Projeto de Incentivo à Leitura da Biblioteca do Florence é selecionado pelo X Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação durante a 12ª FELIS

O Projeto de Incentivo à Leitura desenvolvido pela Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, do Instituto Florence de Ensino, foi selecionado para ser apresentado como modelo orientador no X Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação, durante a realização da 12ª Feira do Livro do São Luís (FELIS). O Conselho Regional de Biblioteconomia fez o convite às Bibliotecárias do Florence, que submeteram o resumo do projeto, sendo selecionado para ser apresentado destacando o que a instituição vem fazendo para incentivar a leitura dentro do seu ambiente de ensino.

A bibliotecária da instituição, Brenda Mendes, comenta sobre o projeto: “Nós sentimos a necessidade de implantar projetos de leitura na instituição uma vez que os alunos e os funcionários leem apenas livros técnicos. Eles não tinham uma leitura de descontração, algo para relaxar e tirar um pouco daquela tensão do dia a dia. Eles sempre procuravam por livros técnicos, e os funcionários pouco frequentavam a biblioteca. Dentro dessas necessidades, nós resolvemos implantar ações que incentivam a leitura, e uma delas, foi à troca de livros, onde os alunos trazem livros, levam outros, e isso tem sido muito bom”. E sobre o convite do CRB, ainda acrescenta: “Foi um grande privilégio termos o projeto aprovado como uma ação necessária, não apenas para a nossa instituição, mas como uma importante iniciativa para toda a sociedade, porque precisamos ter o hábito de leitura. Durante a campanha, tivemos uma palestra com o professor da instituição, Heitor Oliveira, onde ele disse: “A leitura engrandece, não importa o que você leia, mas leia”. E isso tudo possibilita um estímulo de conhecimento, uma gama de sabedoria, vai tornar o vocabulário melhor. A leitura ajuda também a parte da saúde do cérebro. E o que a biblioteca quer, é justamente isso, mostrar o papel da biblioteca como incentivadora da leitura”.

Curso de Odontologia do Florence realizou a 7ª Jornada Odontoflorence e a 2ª Jornada Internacional Odontoflorence

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação do Curso de Odontologia realizou, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a sua 7ª Jornada Acadêmico-Científica de Odontologia – Odontoflorence e sua 2ª Jornada Acadêmica Internacional, com o tema: “ODONTOLOGIA PARA QUALIDADE DE VIDA”, no auditório do Instituto Florence e nos laboratórios Pré-clínicos e Núcleo de Especialidades Odontológicas (NEO) do Florence, onde aconteceram palestras e minicursos. O Odontoflorence tem como principal objetivo aprimorar e agregar conhecimentos entre acadêmicos e profissionais envolvidos com a odontologia no Maranhão por meio do intercâmbio científico com a participação de renomados palestrantes locais e internacionais, bem como permitir a divulgação da produção científica realizada no Estado.

Assim, com o debate da temática “Odontologia para qualidade de vida”, esta jornada se propôs a discutir processos científicos e clínico-odontológicos que visam uma abordagem ao indivíduo de forma integral, atendendo a uma formação generalista, com base em preceitos do Ministério da Educação, e consequentemente, do mercado de trabalho. E nesse cenário, o propósito foi refletir também sobre a formação profissional.

Sob a ótica da promoção de saúde, a relação entre qualidade de vida e saúde bucal tem sido motivo de atenção dos profissionais da odontologia, principalmente pela relevância de problemas bucais e dos impactos físicos e psicossociais que ela acarreta na vida das pessoas. Diante deste contexto, contribuir para a formação de cirurgiões-dentistas com uma visão holística e integralizada, torna-se uma missão fundamental para o curso de odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior.

A coordenadora do Curso de Odontologia do Instituto Florence, Profa. Ma. Karime Lima, falou sobre o tema discutido nessa jornada “Estamos indiscutivelmente vivendo um momento em que cada vez mais pessoas buscam pelo bem-estar. Com o aumento da expectativa de vida, todos querem viver bem e melhor. Além disso, temos o fenômeno da democratização da informação e do consumo de produtos e serviços. O mesmo acontece referente à preocupação com a boca e o sorriso. É compensador comparar como era o atendimento no consultório odontológico há 10 anos. Grande parte dos pacientes procuravam o dentista em uma situação limite, onde a preocupação era quais dentes teriam de tratar o canal e/ou quais iria perder. É claro que isso ainda faz parte de nossa realidade, mas, em contrapartida, aumentou a procura por tratamentos preventivos e estéticos. Importante dizer que aliado ao maior acesso da população aos tratamentos houve importantes avanços tecnológicos na área. E o cirurgião dentista está entre os profissionais que mais investem em aprimoramento profissional após a graduação no Brasil”.

Convidada para participar do Simpósio Internacional, a Profa. Dra. Rita Villena, Coordenadora da Unidade de Odontopediatria da Universidade San Martin, no Peru, palestrou sobre o “Uso Racional de Fluoretos na Qualidade de Vida” e comentou sobre o tema e sua importância. “Para mim, é um prazer estar aqui nessa jornada para falar sobre esse tema, que é o uso do Fluoreto, porque esse é um assunto que interessa aos odontopediatras e odontólogos de modo geral, para saber como utilizá-lo corretamente, pois é um assunto que hoje em dia está passando por muitas mudanças e atualizações a respeito. E sabendo-se que a prevalência de cárie é muito alta, sobretudo na infância, a gente precisa entender como usar o Fluoreto de maneira positiva para nos ajudar. O Flúor sozinho não vai resolver o problema da cárie, isso vem junto com educação, com higiene, com dieta e redução de açúcar. Assim, como temos tantas mudanças sobre esse tema, é importante que os acadêmicos aqui presentes estejam cientes das últimas atualizações a respeito e que saibam usar de maneira correta o Fluoreto”.

Instituto Florence celebra 10 anos de realização do juramento da Crisma

O Instituto Florence de Ensino celebra, nesta sexta-feira (23), às 19h, no Auditório Antônio Ives, os 10 anos de realização do juramento da Crisma, onde ao longo desse tempo, alunos e funcionários já passaram e ainda irão passar pelo sacramento da Confirmação. Esta celebração será presidida pelo Bispo Dom José Belisário da Silva.

Crismar significa fazer um acordo com Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Portanto, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor.  Se preciso for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.