Instituto Florence de Ensino Superior realiza sua II MOSTRA CIENTÍFICA

Na última quarta-feira dia (29), foi realizada a II MOSTRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR. O evento representou a continuidade da política institucional de sistematização e socialização do conhecimento científico na área da pesquisa, permanentemente adequado à realidade social regional.

A II Mostra foi uma iniciativa das Coordenações de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia, com um caráter científico e tecnológico, visando atender a uma importante lacuna nas áreas de pesquisa e extensão, promovendo a interação de discentes e docentes que tenham perfis de pesquisadores.

O evento teve como objetivos principais: reunir pesquisadores da área da saúde e acadêmicos, através do fortalecimento da pesquisa na graduação, possibilitando maior interação entre a teoria e prática, no desenvolvimento da pesquisa; possibilitar melhor qualificação dos alunos de graduação da área da saúde para o engajamento nos programas de pós-graduação lato e strictu sensu; promover a difusão do conhecimento científico, de forma a contribuir para a atualização de recursos humanos que se dedicam à pesquisa; valorizar as potencialidades do acadêmico e a capacidade científica instalada do Instituto Florence na perspectiva de estabelecer e manter um diálogo permanente com a sociedade e permitir à comunidade em geral, o acesso às informações sobre os avanços das pesquisas no âmbito da saúde possibilitando, dessa forma, uma maior aproximação instituição/sociedade.

Foram realizadas nos turnos matutino e noturno, palestra de abertura, com o tema: “Da Graduação à Pós-Graduação: Relato de Experiência Exitosa na Pesquisa Científica”, ministrada pelo pesquisador Aluisio da Silva Oliveira, e exposição de banners, com premiação para os melhores trabalhos apresentados. O público alvo do evento foram alunos e profissionais dos cursos da área da saúde e áreas afins.

Confira abaixo os trabalhos premiados:

1º Lugar Projeto de Pesquisa: Ingrid Rodrigues Gonçalves e Profa. Patrícia Alves;

1º Lugar Revisão Integrativa/sistemática: COMPLICAÇÕES MATERNAS ASSOCIADAS AO PARTO CESÁREO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores: Reisiane Tavares Barbosa 1 ; Renata Ribeiro Carneiro 1 ; Francileia Souza 1; Joselina Natalia 1; Simone Marques de Almeida Quaresma 1 ; Eduarda Gomes Bogea 2

1º Lugar Revisão Narrativa: TRANSPORTE DE PACIENTE ENTRE PONTOS DE CUIDADO

Autores: Larissa Costa Ribeiro¹; Michaella Chirstina Lopes Pereira¹; Sanailson Costa Pereira¹; Thaynara Neves Souza ¹; Vanessa Brasil da Silva¹; Stelma Regina Sodré Pontes²

 

 

 

Curso de Estética e Cosmética promoverá I Meeting de Estética e Cosmética e I Feira de Beleza e Saúde

O Curso de Estética e Cosmética do Instituto Florence de Ensino Superior promoverá, na próxima segunda-feira (03), o I Meeting de Estética e Cosmética e a I Feira de Beleza e Saúde do Instituto Florence, às 13h, no Auditório Antônio Ives, localizado no Prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas.

O evento debaterá sobre o Mercado de Dermocosméticos no Maranhão. O tema surgiu de uma inquietação dos discentes em relação ao tema, e visa além do aprofundamento na temática, a aproximação dos discentes com os representantes técnicos de dermocosméticos no Maranhão.

Os dermocosméticos são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Devido a essas substâncias presentes em sua formulação, podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez. Esta classe de produtos está registrada como grau 2 na Anvisa, o que significa que os dermocosméticos passam por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o efeito e segurança de suas formulações.

Para participação no evento é necessário realizar a inscrição acessando o link abaixo:

link

 

Curso de Nutrição do Florence realizará I Encontro de Técnica e Dietética

A Coordenação do Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior realizará o I Encontro de Técnica Dietética, que acontecerá como atividade de extensão da disciplina Técnica Dietética I, ministrada pela Coordenadora do Curso, Profa. Eduarda Gomes Bogea. O objetivo principal do Encontro é orientar a população sobre a melhor utilização dos alimentos e educar sobre as principais características dos grupos alimentares.

A Técnica Dietética é a disciplina que, baseada em ciências exatas, estuda as operações a que são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários e outros, de preparações para o consumo.

O evento abordará acerca dos grupos alimentares das frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, gorduras, açúcares, carnes e leites e derivados, de forma a esclarecer ao público as suas principais características e melhor forma de utilização.

Nutrição é uma ciência e também uma arte. É necessário saber mais que a composição química dos alimentos, as modificações que se pode obter pelos processos culinários para facilitar sua digestão, não é suficiente apenas assegurar-se das condições sanitárias e higiênicas, é necessário, em última instância, torná-los apetitosos, no mínimo aceitáveis. No contexto da Educação Alimentar e Nutricional, a Técnica Dietética, funciona como um instrumento para promover a alimentação saudável, portanto, poderá motivar e incentivar a inserção de hábitos mais saudáveis. Além disso, por meio do desenvolvimento de receitas específicas, ela permite formas de lidar com as restrições alimentares e, ao mesmo tempo, garantir a aceitabilidade desse público.

O I Encontro de Técnica e Dietética será realizado na próxima quinta-feira (30), das 18h30 às 21h30, na área de vivência, próxima à cantina. O evento será aberto para alunos e funcionários do Florence e para o público em geral, incluindo os convidados dos alunos organizadores.

 

 

Curso de Direito promoverá o II ENCONTRO DE METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

A Coordenação do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, com a participação do seu  Corpo Docente e Discentes, promoverá o II ENCONTRO DE METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA: Você produz Direito?

O evento será realizado nos dias 30 e 31/05 e 01/06, no Auditório Antônio Ives, localizado no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Neste II Encontro serão realizadas palestras e apresentação dos núcleos de pesquisa e das atividades de pesquisa e extensão do Instituto Florence.  O objetivo do evento é engajar os alunos na pesquisa jurídica, e será aberto para alunos de outras instituições de ensino.

Confira a programação completa:

Programação Completa do II Encontro de Metodologia da Pesquisa Jurídica

 

Florence divulga Cronograma da Prova Didática de Processo Seletivo

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior divulga cronograma da prova didática do Processo Seletivo Docente Simplificado, para cadastro de reservas dos Cursos de Farmácia, Estética e Cosmética, Enfermagem e Odontologia

Confira o cronograma abaixo:

Cronograma das provas didáticas seletivo 2019.1

 

Centro Acadêmico de Farmácia promoverá Curso sobre Empreendedorismo

 

O Centro Acadêmico Garibaldi Carvalho Filho, do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior promoverá, no próximo sábado (01), o Minicurso: “Empreendedorismos: Como ter um negócio na área da saúde”.
O Minicurso será ministrado pelo Farmacêutico e professor Fernando Bacelar, também sócio-proprietário do Maxlab e Chefe do setor de Citologia Clínica do hospital Centro Médico Maranhense.
Horário: 8h às 12h – 14h às 18h
Local: Sala 308 – Prédio Principal do Instituto Florence
Carga horária: 10h
Público-alvo: graduandos dos cursos da saúde e profissionais da área da saúde.
Inscrições: A inscrição deverá ser feita com a aluna Ingred Daniella (98934-2941) ou na Sala do Centro Acadêmico de Farmácia.

Instituto Florence recebe homenagem nos 100 anos do LACEN

O Governo do Estado celebrou, nesta segunda-feira (27), os 100 anos do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), com excelência na prestação de serviços.

O Lacen realiza exames de média e alta complexidade, atendendo à população com qualidade e resolutividade. O serviço é fundamental no diagnóstico de doenças transmissíveis, reforçando ações de controle de endemias.

Durante a cerimônia, o Instituto Florence de Ensino, representado pela sua diretora acadêmica, Ildoana Paz Oliveira, recebeu uma homenagem especial do diretor do Lacen, Luiz Fernando Ramos .

Atualmente, o laboratório tem abrangência nos 217 municípios do estado e desenvolve suas atividades com base em dois eixos: Biologia Médica e Análise de Produtos e Meio Ambiente. Para tanto, conta com equipamentos de alta tecnologia, além de uma equipe altamente capacitada para realização de análises de média e alta complexidade.

O Instituto Florence parabeniza toda equipe do Lacen por essa luta centenária e que tem evoluído ano a ano para ampliar o leque de diagnósticos.

 

Instituto Florence promove II Feira das Profissões

Após o sucesso da I Feira das Profissões, realizada no dia 18/05, o Instituto Florence de Ensino Superior promoveu, na última sexta-feira (24), desta vez em parceria com o Tropical Shopping, a II Feira das Profissões, voltada para os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de auxiliá-los na escolha da carreira profissional. Alunos do ensino médio e vestibulandos tiveram a oportunidade de conhecer todos os cursos oferecidos pelo Florence, suas especialidades e também receberam auxílio quanto às suas escolhas por uma carreira.   

A ação aconteceu das 9h às 16h, na Praça do Sol, no Tropical Shopping, com a participação das coordenações dos cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação do Instituto Florence, que estiveram envolvidas em atividades de orientação de carreira, com teste vocacional, aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, orientações nutricionais e tratamentos estéticos.

O Instituto Florence julga ser importante e positiva a integração entre as escolas e as Instituições de Ensino Superior para que o aluno reúna elementos consistentes na condução de uma avaliação alinhada sobre quais escolhas podem se transformar em uma carreira profissional. Para tanto, é preciso pesquisar e conhecer, ao máximo, cada uma das profissões desejadas, conhecendo a rotina acadêmica e profissional de cada uma delas.

Priscila Arouche, Técnica em Estética, que está cursando a graduação em Estética e Cosmética, no Instituto Florence de Ensino Superior, fala dos seus objetivos no evento e no curso. “Pretendo ter uma graduação completa, exercer da melhor forma, a minha profissão. Então, o Florence nos proporcionou essa graduação para o nosso conhecimento, porque a estética não é somente a uma área da beleza, é saúde também. Nós estamos aqui na II Feira de Profissões , com o objetivo de mostrar para a população e para os futuros profissionais, os cursos na área da saúde, da beleza. E para que a gente possa também mostrar como é feito o trabalho na área da estética, de fisioterapia e de todas as demais áreas. Aqui, nós praticamos tudo que aprendemos no laboratório de estética e estamos trazendo higienizações faciais e mostrar para todos a importância da higienização e da fotoproteção, que é o uso do protetor solar”.

A II Feira das Profissões foi fundamental para que os estudantes tirassem dúvidas sobre a realidade de cada profissão, para que assim, possam avaliar se realmente se identificam com uma carreira. A intenção foi motivar estes alunos e alunas a conhecerem as particularidades de cada curso, quais potencialidades de personalidade se relacionam com determinada graduação.

“Hoje eu fiz minha tipagem sanguínea, eu já até sabia qual era, mas queria ver como funciona o procedimento. Eu achei muito interessante a iniciativa do Instituto Florence, porque aqui eu consegui ver cada etapa de todo o processo da coleta de amostras de sangue para identificar o ABO-RH e a compatibilidade entre os grupos sanguíneos. ”Declarou, Thalia Mesquita, estudante de 17 anos.

Nos espaços temáticos, voltados para os cursos oferecidos pelo Florence, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos das profissões, assim como, observar a demonstração das práticas da atuação dos profissionais em Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.