Instituto Florence promoverá Encontro Pedagógico 2019.2

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, em parceria com a direção acadêmica e coordenações de cursos, promoverá seu segundo Encontro Pedagógico do ano letivo de 2019.2. O Encontro Pedagógico acontece em todos os semestres com a proposta de gerar relacionamento e engajamento dos docentes para com as metas da instituição, além da reciclagem de conhecimentos pedagógicos.

Neste começo do semestre letivo de 2019.2, durante as boas-vindas ao corpo docente, que dará início às ações para este semestre, serão realizadas palestras, oficinas, debates e reuniões por curso.

O Encontro será realizado no dia 03 de agosto, no Auditório Antônio Ives, localizado no prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas, das 8h30 às 18h e as reuniões por curso acontecerão dias 05, 06, 07, 08 e 09 de agosto nos horários da manhã, tarde e noite.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DATA: 03/08/2019

TURNO: MATUTINO

LOCAL: AUDITÓRIO

PROGRAMAÇÃO

 8h30 às 9h30 – Abertura (Direção Acadêmica)

 9h30 às 10h30 – Mesa Redonda: A formação focada em competências

 Expositores:

Luiz Fernando Ramos Ferreira – Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, com especialização em Magistério Superior, Administração de Empresas em Serviços de Saúde e concludente do MBA em Gestão de Empresas. Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde do município de São Luís, na direção geral do Laboratório Central por 8 anos. Ex- Conselheiro Administrativo da UNICRED – Cooperativa de Crédito dos Profissionais de Saúde do Maranhão. Já atuou na assistência farmacêutica no governo estadual, na direção geral do Laboratório Central do Estado e no Ministério da Saúde. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA), onde participou durante 4 anos da Comissão de Tomada de Contas do mesmo e também como Presidente da Comissão Parlamentar, Atualmente é membro da Comissão de Ensino Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (Comensino/CFF) desde 2016. Possuiu uma farmácia de manipulação onde coordenava os trabalhos administrativos e de Visitação Médica. Tem experiência na área de Gestão Pública, Marketing Farmacêutico (Visitação Médica), Administração e Planejamento, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Gestão Pública e Privada, Assistência Farmacêutica, Visitação Médica, Marketing Farmacêutico, Primeiros Socorros, Terapeuta Floral, Fitoterapia e Planejamento. Presta consultoria pela NR Consultoria Empresarial LTDA na área de saúde, principalmente na Gestão, montagem e desenvolvimento de ações em saúde pública e de laboratórios clínicos no interior do Estado. Possui Consultório Farmacêutico na área da Terapia Floral, trabalhando com os Florais de Bach. Foi professor da Universidade Ceuma e Coordenador do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior entre 2014 e 2019. Eleito Conselheiro Regional para o Quadriênio 2019-2022. Atualmente está, desde 02/2019 na direção geral do Laboratório Central do Estado do Maranhão – LACEN-MA/IOC, novamente.;

Saulo André de Lima Andrade – Doutorado em Ortodontia pela SL MANDIC -SP. Mestre em Ortodontia pela UNICID-SP, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNICASTELO-SP. Graduação em Odontologia pela Faculdade Caruaruense de Ensino Superior FOC-PE(1996). COORDENADOR DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE CEUMA. Professor e coordenador da disciplina de Ortodontia da UNIVERSIDADE CEUMA. Professor da disciplina de Ortodontia e Oclusão da Faculdade de Odontologia do FLORENCE – IFES. Professor do curso de especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia do FLORENCE – IFES. Presidente do Sindicato dos Cirurgiões -Dentistas do MA – SINCIDEMA. Professor coordenador do curso de especialização em Ortodontia do SINCIDEMA. Professor do curso de especialização em Ortodontia da São Leopoldo Mandic – Unidade Fortaleza. Com experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial e Propriedade Intelectual.

Miguel Ribeiro Pereira – Possui graduação em Direito na Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão. Lecionou na graduação ( Curso de Direito) das instituições Universidade Federal do Maranhão, Instituto Florence de Ensino Superior e Faculdade Santa Terezinha. Lecionou na pós-graduação em Ciências Criminais da Universidade Ceuma. Professor convidado da Escola Superior da Magistratura do Trabalho e da Escola Superior da Advocacia. Procurador do Estado do Maranhão. Advogado. Projeto de pesquisa em Direito Penal e Ciências Criminais em andamento.

Mediadora:

Ana Maria Marques Ribeiro – Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 12h – Debate

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

DATA: 03/08/2019

TURNO: VESPERTINO

LOCAL: AUDITÓRIO

14h às 15h – Estudo de caso (Prof. Miguel Ribeiro Pereira/ Graduado em Direito; Mestre em Políticas Públicas; Docente do Curso de Direito do Florence e membro do NDE do Curso de Direito do Florence)

15h às 16h – Gamificação (Prof. Rondineli Seba Salomão/ Graduado em Farmácia;
Mestre em Química Analítica; Docente dos Cursos de Farmácia e Ciências Contábeis do Instituto Florence de Ensino; Membro do NDE do Curso de Farmácia do Instituto Florence)

16h às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h30 –  Sala Invertida (Prof. Januário Rosendo Máximo Júnior/ Graduado em Filosofia; Especialista em Filosofia Clínica e Magistério Superior; Mestre em Educação; Coordenador da  EaD do Florence)

17h30 às 18h – Ferramentas Microsoft (Prof. Antonio Reis – Graduado em Ciências da Computação; Especialista em Gerenciamento de Projetos; Especializações em curso: Docência do Ensino Técnico e Superior, e Direito Eletrônico; Coordenador do NTI do Florence; Professor da EaD da UEMA).

REUNIÕES POR CURSO

 DATA: 05/08/2019

HORÁRIO: 9h às 10h – Estética

Local: a definir

HORÁRIO: 11h às 12h – Fisioterapia

Local: a definir

HORÁRIO: 14h às 15h – Odontologia

Local: a definir

DATA: 06/08/2019

HORÁRIO: 9h às 10h – Farmácia

Local: a definir

HORÁRIO: 10h30 às 11h30 – Enfermagem

Local: a definir

HORÁRIO: 11h30 às 12h30 – Biomedicina

Local: a definir

DATA: 07/08/2019

 HORÁRIO: 11h às 12h – Nutrição

Local: a definir

 DATA: 08/08/2019

 HORÁRIO: 20h às 21h – Ciências Contábeis

 Local: a definir

 DATA: 09/08/2019

 HORÁRIO: 10h às 11h – Direito

 Local: a definir

 

 

 

 

IBCCRIM divulga informações sobre a segunda fase do Curso de Laboratório de Ciências Criminais que será realizado no Instituto Florence

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) divulga as informações sobre a segunda fase do Curso de Laboratório de Ciências Criminais, que será realizado no Instituto Florence de Ensino. O Laboratório de Ciências Criminais faz parte do Núcleo de Educação do IBCCRIM e volta-se essencialmente à iniciação científica. Trata-se de um curso de formação, com duração de um ano, destinado a estudantes das faculdades de Direito e Ciências Humanas em geral.

A Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevistas Pessoais) ocorrerá nos dias 29,30 e 31/07/2019, das 14h às 18h, na sede do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior – Rua Rio Branco, 308, Centro.

Abaixo os nomes dos candidatos convocados para as entrevistas:

Dia 29/07/2019 serão entrevistados os seguintes candidatos:

  1. ABSON RICARDO VINICIUS OLIVEIRA DA SILVAA
  2. ADRIANA SILVA OLIVEIRA
  3. ALANA ALCOFORADO CASTELO BRANCO
  4. ALEF AGUIAR SAMPAIO
  5. ANDRESSA CARVALHO SOUSA
  6. CAMILA FLORENTINA DE NAZAR
  7. CAROLINE ALVES CARDOSO
  8. DANIEL DOS SANTOS PIRES
  9. DANILO DOS SANTOS BÔAVIDA
  10. DJANNE DE OLIVEIRA SOARES
  11. FRANCISCO ALISON PEREIRA DA SILVA
  12. GABRIEL JOSÉ SILVA DE ARAUJO
  13. IGOR GAMA BORGES

Dia 30/07/2019 serão entrevistados os seguintes candidatos:

  1. ISA DEBORA PINTO LOPES
  2. ISABELLE CRISTINE LEMOS DE MORAES
  3. JACKELINE MAFRA SILVA
  4. JOSÉ DE RIBAMAR MOREIRA MENDONÇA MEDEIROS
  5. JOSUE COSTA DOS ANJOS
  6. KAROLINNE ALMEIDA DOS ANJOS
  7. LAÍS DE JESUS MENDES FONSECA
  8. LARISSA DO AMARAL RODRIGUES VELOSO
  9. LEONARDO RABELO CORREA
  10. LUISA CUTRIM MARTINS PINHEIRO
  11. MARINETE MENDES FERREIRA
  12. NILTON SILVEIRA DE AZEVEDO JUNIOR
  13. OTACILENE ELISA LISBOA DA SILVA

Dia 31/07/2019 serão entrevistados os seguintes candidatos:

  1. PEDRO ARÃO SANTOS PEREIRA
  2. PEDRO MARTINS JUNIOR
  3. RENATA DE ARAUJO MELO
  4. RONALDO DA SILVA ROCHA
  5. RONALDO MARTINS DE ABREU
  6. SANNIA KETHELLEN LEITE SOARES
  7. SOFIA SAMPAIO NUNES
  8. TAINAH DA CONCEIÇÃO SOUZA
  9. TAMARA  WANICE SANTOS SILVA DE SOUSA
  10. VANESSA OLIVEIRA DE SOUZA
  11. VICTORIA CAROLINE ROCHA FONSECA
  12. WAGNER SANTOS ROSA
  13. WALQUÍRIA DO NASCIMENTO SILVA

A divulgação do RESULTADO FINAL será no dia 02/08/2019, no site do IBCCRIM

 

Instituto Florence e Extrafarma realizam mais uma etapa do Projeto “Circuito Saúde”

Em uma parceria com a Rede de Farmácias ExtraFarma, a equipe dos Cursos de Saúde do Instituto Florence de Ensino realizará, nos dias 26 e 27 de julho (sexta e sábado), mais uma etapa do Projeto “Circuito Saúde”, desenvolvendo ações voltadas para uma vida mais saudável, onde irá oferecer orientação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia para grupos de risco e avaliação de bioimpedância, que atesta  o percentual de gordura  e massa magra no organismo e outras taxas.

As ações acontecerão dia 26/07 na ExtraFarma da Av. São Luís Rei de França e dia 27/07 na ExtraFarma da Av. Jerônimo de Albuquerque, de 8h às 12h.

 

Instituto Florence firma parceria com a Microsoft para auxiliar e aumentar a colaboração e a produtividade entre docentes, alunos e funcionários

Com a sua constante busca pela qualidade de ensino, e consequentemente a necessidade de melhorar sua comunicação, o Instituto Florence de Ensino firmou parceria com a Microsoft Office 365, uma plataforma que oferece diversos recursos para os alunos da instituição, padronizando e aumentando sua infraestrutura de TI, aperfeiçoando a experiência do usuário, com maior produtividade, mobilidade e desempenho, além de permitir o aumento da colaboração entre docentes e alunos, dando acesso a vídeo aulas e outras rotinas na área de educação, além de suporte 24 horas. O projeto também contemplou a padronização dos acessos ao e-mail.  Professores e alunos poderão instalar as ferramentas do Office em até 4 dispositivos  – tendo acesso pelo seu celular, tablet ou notebook, para acesso a esses benefícios, é necessário que o aluno tenha uma conta de e-mail no dominio @florence.edu.br, que é composto pela matrícula do aluno e senha padrão Florence19. Para ter  acesso a sua conta acesse o link.

Entre as vantagens destacam-se o email padronizado da instituição, armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço de 1TB de armazenamento através do OneDrive. A aplicação OneDrive permite armazenar e compartilhar fotos, vídeos, documentos com facilidade em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

“Essa parceria vem fomentar a utilização das principais ferramentas da Microsoft, tais como o Word, Excel, Outlook e outras que fazem parte do pacote Office 365, na versão online, e também possibilita à comunidade acadêmica realizar o download em seus dispositivos, aproximando-os ainda mais dos aplicativos mais populares no mercado digital. Queremos mostrar que a tecnologia veio para ajudar e deve ser vista como aliada de todos, além de permitir o aumento da colaboração entre docentes, estudantes e funcionários com o uso das ferramentas na educação para a promoção de processos inclusivos”. Explicou o coordenador da NTI do Florence, Antonio Reis.

 

 

Florence realizará o “Projeto Circuito Saúde” em parceria com a ExtraFarma

Em uma parceria com a Rede de Farmácias ExtraFarma, a equipe dos Cursos de Saúde do Instituto Florence de Ensino realizará, nos dias 19 e 20 de julho (sexta e sábado), o “Projeto Circuito Saúde”, onde desenvolverá ações voltadas para uma vida mais saudável, oferecendo orientação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia para grupos de risco e avaliação de bioimpedância, que atesta  o percentual de gordura  e massa magra no organismo e outras taxas. As ações acontecerão dia 19/07 na ExtraFarma da Av. São Luís Rei de França e dia 20/07 na ExtraFarma da Av. Daniel de La Touche, de 8h às 12h.

 

Instituto Florence promoverá Minicursos para a comunidade de São Luís

Para quem deseja manter-se atualizado e ampliar seu leque de conhecimento, o Instituto Florence de Ensino estará ofertando a toda comunidade de São Luís Minicursos nas áreas da Saúde,  Direito e Ciências Contábeis,  com conteúdos aplicáveis que poderão contribuir para os alunos que estão em  preparação para o exame do ENEM, pois serão  trabalhados temas nas áreas da Biologia, Química, Física, entre outros, que são de fundamental importância para quem pretende cursar uma graduação.  Os minicursos também irão contribuir para os que já possuem conhecimento superior e que desejam se reciclar.

Todos os minicursos serão gratuitos com direito a certificado e serão realizados na sede do Instituto Florence, localizado à rua Rio Branco, 216, Centro, com número de vagas limitadas.  Mais informações podem ser obtidas pelo  telefone:  3878-2120 ou pelo Whatsapp: 98125-0276.

Confira abaixo a programação completa:

De Ferias no Florence Programação

Inscrições aqui.

 

 

Instituto Florence sediará Curso de Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM

O Instituto Florence de Ensino Superior irá sediar o Curso de Laboratório de Ciências Criminais que faz parte do Núcleo de Educação do IBCCRIM e volta-se essencialmente à iniciação científica. Trata-se de um curso de formação, com duração de um ano, destinado a estudantes das faculdades de Direito e Ciências Humanas em geral. Os alunos do curso de Direito deverão ter cursado (completado), no mínimo, o 2º semestre, e poderão estar matriculados até, no máximo, o 9º semestre.

Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas, o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas. Considerando que se trata de iniciação científica, estimula-se o desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso a metodologias adequadas, a partir de orientação personalizada de professores da área e confecção de artigo científico com possibilidades de publicação.

O objetivo central do Laboratório é, portanto, o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos estudantes. Sem uma crítica séria, pautada em pesquisa e dados, que permita uma avaliação da sociedade e dos eventos que nos cercam não há possibilidade de participação democrática e, pois, transformação do status quo.

O processo seletivo é composto por duas fases: prova escrita on line e entrevista com a coordenação do curso e o período de inscrição será de 05/07/2019 a 12/07/2019, no valor de R$ 20,00.

Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita on line), ocorrerá entre os dias 15/07/2019 e 19/07/2019 e a Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevista), ocorrerá no dia 23/07/2019, na sede do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, localizado à Rua Rio Branco, 308- Centro.

A divulgação do resultado final será dia 25/07/2019 e o início das aulas dia 10/08/2019.

Informações: (11) 3111-1040 ramal 154 – [email protected]

 

Colação de Grau dos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Instituto Florence

O Instituto Florence de Ensino Superior realizou, no mês de junho, as Colações de Grau dos Formandos dos Cursos de Bacharelado em Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia ano de 2019.1, assinalando o final do semestre. A cerimônia, marcada de muita emoção reuniu, além dos formandos, familiares, amigos, diretoria, professores e autoridades convidadas. Todos estiveram imbuídos pelos sentimentos de realização e vitória, na celebração do final de um ciclo, que culmina com a graduação desses futuros profissionais que tanto se dedicaram na busca de uma formação de qualidade, sendo esta graduação, um momento excepcional para a comunidade acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior.

As solenidades de formatura dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia,  foram presididas pela Diretora Acadêmica do Instituto Florence, Profa. Ma. Ildoana Paz Oliveira e a de Direito, pela Profa. Ma. Ana Maria Marques, representando a diretoria acadêmica.

Os eventos contaram com as presenças de diversas autoridades, coordenadores dos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e pós-graduação, da Diretora Administrativa, Sra. Teresa Barbosa Gomes, representando a Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino, Profa. Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes e a presidente da mantenedora, Sra. Teresinha de Jesus Barbosa Gomes.

O momento mais importante das cerimônias foi a conferência do grau aos novos Bacharéis em Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, na presença dos coordenadores, professores, autoridades, familiares e convidados. Durante as cerimônias também foram realizadas homenagens pelo grande destaque de discentes do Instituto Florence no semestre de 2019.1, com melhores coeficientes acadêmicos e maior frequência à biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta. 

Com a sensação de dever cumprido, sempre orgulhoso da excelente formação técnico-científica humanizada, aplicada aos seus alunos e confiante de ter colocado à disposição do mercado de trabalho, uma mão-de-obra altamente qualificada, o Instituto Florence de Ensino Superior parabeniza aos formandos e familiares, ao mesmo tempo em que renova o convite à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense para que faça parte dessa magnífica trajetória de sucesso e do melhor investimento no capital humano, a partir de um processo educacional transformador.