Edital para Processo de Monitoria 2019.2

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior, por meio de sua Coordenadoria de Pesquisa e Extensão – Conex, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Monitoria Acadêmica 2019.2, destinado aos discentes dos Cursos de Graduação em Direito, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética e Fisioterapia

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas no período de 20 de agosto a 06 de setembro de 2019 na Secretaria Acadêmica (SECAD), no horário de seu funcionamento, através de requerimento, conforme estabelecido no edital abaixo. No processo seletivo será realizada uma avaliação teórica e/ou prática, com o professor da disciplina pleiteada. 

Conforme edital serão disponibilizadas 26 vagas para Monitores Bolsistas. Os alunos aprovados no processo seletivo iniciam imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo e a monitoria terá duração correspondente a um semestre letivo.

Confira o edital neste link

Professora Márcia de Jesus conclui mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.

A Professora do Instituto Florence de Ensino Superior, Márcia Cristina Monteiro de Jesus concluiu recentemente o seu mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, pela Universidade Ceuma, com a dissertação intitulada “Práticas Alimentares em Crianças de 0 a 6 Meses de Vida Atendidas na Atenção Primária em uma Capital do Nordeste”, tendo como orientadora a Profa. Dra. Flor de Maria Araújo Mendonça.

“O que me despertou a vontade de estudar o assunto foi o fato de observar as crianças que eram atendidas no centro de saúde onde trabalho. Constatei que desde muito cedo, elas já se alimentavam de forma complementar, ou seja, as mães não esperavam chegar ao sexto mês para alimentá-las de forma sólida. Por isso, a ideia de estudar sobre o que essas crianças estavam comendo e até que idade elas ingeriam exclusivamente o leite materno.  O resultado foi a baixa prevalência do aleitamento materno exclusivo e a conclusão de que essas mães receberam pouca orientação no pré-natal, com relação à alimentação ideal”. Declarou a professora Márcia de Jesus.

O Instituto Florence parabeniza a querida professora por mais essa conquista!

Instituto Florence informa abertura de inscrições para Processo Seletivo no Projeto de Extensão Laboratório de Práticas

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX), informa a abertura das inscrições para o Processo Seletivo para participação no Projeto de Extensão Laboratório de Práticas em parceria com o Tribunal de Justiça, destinado aos discentes dos Cursos de Graduação em Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 28 de agosto a 04 de setembro de 2019 na Secretaria Acadêmica (SECAD), no horário de seu funcionamento, por meio de preenchimento de formulário próprio disponibilizado no ato da inscrição, conforme estabelecido no edital abaixo.

EDITAL PROJETO EXTENSÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 2019.2

 

 

 

Coordenador do Curso de Direito do Instituto Florence é nomeado membro da comissão especial da OAB

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, designou o advogado e coordenador do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, Thales Dyego de Andrade Coelho como membro da Comissão Especial de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário. A indicação foi oficializada, por meio de portaria, no última quarta-feira (21).

Para o coordenador a indicação é uma honra, por conta do debate em torno do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas,  que  envolvem  o Maranhão, mas principalmente, por haver muitas questões de interesse público, que são acompanhadas diariamente pela comissão. O professor vai agora acompanhar os trâmites do recente acordo celebrado entre o Brasil e EUA para o uso da Base de Alcântara.

“ A minha principal função vai ser justamente representar a OAB nesse acordo, porque existem muitas questões jurídicas sensíveis,  tanto questões de interesse nacional e interesse comercial, como também questões de direitos humanos referentes à população da América. Então,  o meu papel é representar a OAB,  sempre sob o viés da legalidade e dos direitos humanos, mas permanentemente alinhados ao interesse nacional”. Declarou o coordenador.

 

Curso de Nutrição do Instituto Florence realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno

Em homenagem ao Agosto Dourado (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno) e ao Dia do Nutricionista,  o Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, está realizando uma campanha de arrecadação de frascos de vidros para armazenamento de leite materno doado.

O leite materno é considerado o alimento padrão a ser ofertado na fase inicial da vida, pois nele encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para o desenvolvimento nesta fase. Além disso, os seus elementos naturais têm a capacidade de proporcionar uma maior proteção contra doenças e infecções aos lactantes. Em virtude destes e outros benefícios, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até os dois anos ou mais.

Porém, em determinadas situações, existe a impossibilidade de a mãe amamentar o seu bebê, como no caso de alguns bebês prematuros, seja por sua incapacidade de sugar ou por apesentarem algum tipo de doença. Evidências científicas comprovam que o leite materno é considerado o melhor alimento para o prematuro, pois possui nutrientes específicos que contribuem para maturação biológica, diminuem a incidência de infecções e favorecem o desenvolvimento cerebral desses bebês.

Em um momento assim, a solidariedade e o carinho de outra mãe lactante poderão fazer diferença na vida do bebê, a partir da doação de leite materno. Esse leite doado supre a necessidade dos bebês prematuros e de baixo peso que se encontram internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), auxiliando em seu desenvolvimento de forma saudável e diminuindo a taxa de mortalidade infantil.

Desta forma, para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe, o Florence alerta para a necessidade da doação desses frascos, muitas vezes jogados fora.  Assim, o objetivo desta campanha de arrecadação é sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno, seja ele diretamente da mãe ou por meio de doação para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil e ainda, desenvolver conhecimento dos alunos e da sociedade civil sobre aleitamento materno. Para um recém-nascido prematuro, um frasco não é simplesmente um frasco, ele pode salvar muitas vidas.

A finalização desta campanha acontecerá no Dia do Nutricionista, 31.08 (sábado), com a realização de uma mesa redonda sobre a temática, onde  as Nutricionistas Mariana Bravim e Nathália Isabella Pavão Pinto Lima, especializadas na área, enriquecerão alunos e convidados com conhecimentos sobre o aleitamento materno exclusivo e complementar.

A meta da campanha é arrecadar 600 potes de vidro, nos pontos de coleta que são:

Instituto Florence de Ensino Superior: Prédio Matriz

Clínica CUIDAR – Nutrição Integrada (Avenida Jerônimo de Albuquerque, sala 125, Pátio Jardins)

Pátio Jardins- Av. Jerônimo de Albuquerque, 25 Alto do Calhau, São Luís
 
Centro Administrativo do Grupo Mateus-  Av. Daniel de la Touche, 73 Vila
Maranhão, São Luís
 
Drogasil Turu – Avenida São Luís Rei de França, 460
 
Drogasil Calhau– Av. dos Holandeses, 1
 
Clínica Elan Vital Centro comercial- Av. Colares Moreira, Lote 3
 
Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão – Avenida Jerônimo de
Albuquerque, 7200- Calhau
 
Escola Diante do Saber – Av. dos Sambaquis, 274 – Calhau
 
Extrafarma Maranhão Novo – Avenida Alcântara Machado, 29- Quadra 13-Maranhão Novo
 
Extrafarma Monte Castelo – Av. Getúlio Vargas, 02 – Monte Castelo
 
 

 

 

Instituto Florence promove palestra sobre os Avanços da Cirurgia BucoMaxiloFacial

 
??
 
 
 

O Instituto Florence de Ensino Superior por meio da sua Coordenação de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (Conex), da Coordenação de Odontologia e de sua Equipe de Cirurgia realizou, na última sexta-feira (23), a palestra “Avanços da Cirurgia Bucomaxilofacial”, que foi ministrada pelo prof. Gerson Hayashi, Doutor em Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Conselho Regional de Odontologia – Seção Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação, principalmente, em cirurgia, tratamento, anatomia, bucomaxilofacial e cirurgia oral.

Uma das especializações mais apuradas da Odontologia, a cirurgia bucomaxilofacial atua na correção de diversas anomalias faciais. Além de tratar uma série de doenças da cavidade bucal, pescoço e face, como tumores, cistos, lesões causadas por vírus, fungos, cânceres ou mesmo sequela de doenças sistêmicas, a técnica também repara definitivamente anomalias faciais causadas pelo crescimento anormal de ossos e estruturas faciais, além de corrigir traumas e fraturas.

 “Hoje falamos sobre atualidades, desde a cirurgia oral até a cirurgia de trauma, de deformidades e cirurgia articulares. Nossa conversa foi de A a Z sobre a cirurgia bucomaxilofacial, para os alunos terem uma noção do real universo em que o cirurgião bucomaxilofacial atua, a forma como trabalhamos, a questão do consultório, a questão  do hospital, etc. Falamos desde coisas básicas, até o que há de mais moderno em cirurgia mucomaxilofacial , que são as reconstruções com prótese customizadas. Hoje em dia, se o paciente tiver uma deformidade, até em uma parte inteira do rosto, é possível reconstruir com prótese feita sob medida.  E eu tenho certeza que o Florence é uma instituição de ensino que certamente vai desenvolver  muito bem esse campo da odontologia, até porque conheço  e garanto a qualidade e formação de alguns profissionais do Curso de Odontologia. O que  queremos é gerar entusiasmo nos alunos com a disciplina da cirurgia e acender uma chama nos corações deles sobre o assunto”. Declarou o Prof. Dr.Gerson Hayashi.

 

Florence realizou Aula Magna do Curso de Direito com o Juiz Federal Roberto Veloso

  

 

O Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior recebeu, na última quarta-feira (21), o juiz federal Roberto Veloso, que ministrou Aula Magna com o tema: “Necessárias ou Nocivas: Propostas do Ministério da Justiça para o Enfrentamento da Violência”, no auditório do Florence, para uma plateia de atentos e interessados acadêmicos, com a presença da coordenação e professores do Curso de Direito.

O juiz Roberto Veloso, ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, cursou e concluiu mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, foi membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e da coordenação do Curso de Especialização em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), trouxe aos estudantes que iniciam sua trajetória acadêmica no Instituto Florence, uma palestra rica em conhecimento e informações.

Alunos e Professores do Instituto Florence realizam doação de alimentos para a Casa Sonho de Criança

Além do compromisso em ofertar um ensino de qualidade, o Instituto Florence de Ensino incentiva em sua comunidade acadêmica a responsabilidade e compromisso social.

Alunos e professores do Instituto Florence de Ensino Superior realizaram, nesta quinta-feira (22), a entrega de 205 kg de alimentos para a Casa Sonho de Criança, que é um abrigo para os filhos de soropositivos e crianças portadoras do vírus HIV . A Entidade se mantém por meio de doações, do trabalho voluntário de profissionais, das pessoas do Grupo Solidariedade é Vida e de membros do Bairro da Fé em Deus- local onde funciona o centro de apoio. 

Os alimentos entregues, foram arrecadados durante a realização da  II Mostra Científica do Instituto  Florence, desenvolvida pelas coordenações de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia, e teve um caráter científico e tecnológico, promovendo a interação de discentes e docentes que tenham perfis de pesquisadores.

“Foi uma satisfação muito grande, porque ao mesmo tempo que produzimos ciência, por meio do nosso evento científico, trabalhamos também a questão da solidariedade. E isso é muito importante, tanto do ponto de vista de quem recebe essa ajuda, como para  nós,  professores e alunos envolvidos. E causar sensibilização é muito valioso no meio acadêmico, pois os profissionais já se formam pensando também nessas questões sociais”. Declarou a Professora Eduarda Gomes Bogea, Coordenadora do Curso de Nutrição do Instituto Florence.

 

Coordenação da EaD do Instituto Florence Promove Encontro com Alunos

A Coordenação das disciplinas ofertadas em EaD (Ensino a Distância)do Instituto Florence de Ensino Superior promoveu, nesta quarta-feira(21),  juntamente com a sua equipe, um encontro com todos os alunos matriculados nas disciplinas dos Cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Direito, Nutrição, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Biomedicina e Ciências Contábeis. Neste encontro do segundo semestre letivo foi apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde a disciplina acontece, abordando o acesso ao ambiente, os procedimentos metodológicos e avaliativos e toda a sistemática de funcionamento da EaD.

A EaD-Florence conta com um ambiente interativo, com materiais atualizados, com encontros presenciais com os professores-tutores das disciplinas e plantões tira-dúvidas por disciplina. O cronograma desses encontros e dos plantões com datas e horários encontra-se disponível no Ava. É importante que os alunos fiquem atentos ao início e fim de cada unidade de aprendizagem, aos prazos de entrega das atividades e também às datas das avaliações. Além disso, esses cronogramas e calendários estarão dentro do ambiente virtual de cada disciplina.

Toda a comunicação da EaD acontece no AVA, principalmente no tópico avisos e notícias, assim, é fundamental que o aluno esteja sempre conectado ao ambiente, não só para acessar o conteúdo e fazer as atividades, mas também, e sobretudo, para se informar acerca do andamento das disciplinas, por meio de informes da coordenação de EaD e dos professores de cada disciplina.

”Esse é o primeiro encontro que acontece com todos os alunos, de todos os cursos que iniciaram disciplinas na modalidade EAD. Hoje, trabalhamos as questões iniciais dos procedimentos metodológicos e avaliativos. Conversamos sobre o funcionamento do sistema de avaliação, como eles podem navegar dentro do ambiente virtual de aprendizagem, como acontece o primeiro acesso, de que forma eles podem acessar o ambiente, como eles devem  estudar dentro do ambiente virtual, porque  eles precisam  trabalhar de uma forma contínua. Foi realmente um encontro  de apresentação da EAD para os cursos que ofertam disciplinas nessa modalidade”. Explicou o coordenador da EaD, Professor Januário Rosendo Máximo Junior.