Comunicado de Processo Seletivo para o Curso de Direito

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence Ensino Superior (IFES), conforme o disposto no art. 76 do Regimento do IFES, comunica aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Docente Simplificado do Curso de Direito, com contratação imediata, para as disciplinas de Direito Financeiro (segunda-feira: 8h às 9h40 e 18h30 às 22h; quarta-feira: 8h às 9h40) e Direito Eleitoral (quarta-feira: 18h30 às 20h10 e sexta-feira: 14h às 15h40).

As inscrições e a realização do Processo Seletivo serão regidas pelas normas constantes no Edital abaixo:

EDITAL SELETIVO DOCENTE SIMPLIFICADO

 

Florence divulga Tema da Prova Didática e Cronograma de Apresentações de Seletivo do Curso de Farmácia

 

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior, divulga o Tema da Prova Didática e Cronograma de Apresentações  do Processo Seletivo Docente Simplificado para o Curso de Farmácia.

Tema sorteado:  FÓRMULAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS COM PRINCÍPIOS ATIVOS DE ORIGEM VEGETAL.

Segue o cronograma das apresentações das inscrições deferidas que ocorrerão em 15/08/2019:

JAYANE SANTOS LIMA: 15h

MÔNICA MARTINS SANDES: 16h

SURAMA SORAYA PARAGUAÇU GOMES LIMA: 17h

 

 

Instituto Florence de Ensino comemorou o Dia do Estudante

    

Para a direção, coordenações, professores e colaboradores do Instituto Florence de Ensino, comemorar o Dia do Estudante é algo que nos impõe a cada ano a responsabilidade, a motivação e o dever de oportunizar a vocês o que podemos ofertar de melhor para sua formação intelectual e cidadã.

Por isso, aproveitemos essa data para refletir e entender que a educação aliada à dedicação de vocês, estudantes, é o passaporte para o alcance de suas autonomias e, consequentemente, a transformação de uma sociedade.

Parabéns, Estudantes! A vocês que acreditam, assim como nós, que a educação pode transformar vidas para o bem, saibam que estaremos sempre juntos todos os dias, como se todo dia fosse o dia do Estudante.

 

 

 

O Encontro Pedagógico de 2019.2 do Instituto Florence discutiu: “A Formação Focada em Competências”

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, em parceria com a Direção Acadêmica e Coordenações de Cursos, promoveu o Encontro Pedagógico do ano letivo de 2019.2, onde discutiu “A Formação Focada em Competências”.

Em meio às boas-vindas ao corpo docente ocorreu uma mesa redonda, com o tema em destaque, tendo a participação dos professores Luiz Fernando Ramos Ferreira, representando o Conselho Federal de Farmácia; Saulo André de Lima Andrade, Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do MA; Miguel Ribeiro Pereira, Procurador do Estado do Maranhão e como mediadora da mesa, Ana Maria Marques, Professora e Coordenadora de Relacionamento Institucional do Florence.

Foram realizadas ainda, oficinas sobre Metodologia Ativa e reuniões por curso – Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Estética, Fisioterapia, Direito e Ciências Contábeis.

“Nós resolvemos mais uma vez concentrar os nossos esforços na discussão sobre a formação focada em competências, com a proposta da mesa redonda. Foi muito interessante, pois conseguimos reunir professores-expositores com excelentes representações sociais e acadêmicas. Eles estão atentos ao cenário mercadológico, assim como estão atentos à perspectiva acadêmica, aos imperativos ou sugestões do MEC. Conseguiram transitar muito bem por tais horizontes. Trouxeram um discurso lógico que nos fez refletir e confirmar que a educação superior não tem apenas o objetivo de informar o conteúdo historicamente acumulado pela humanidade, mas precisa possibilitar ao discente o aprender a aprender fazendo, o desenvolvimento de atitude e autonomia, de inteligência emocional em situações concretas.” Explicou a professora Alexsandra Barros, coordenadora da CAP.

Cabe destacar que após a última reforma da educação brasileira, no final dos anos de 1990 e início dos anos 2000, houve o surgimento de um modelo educativo, que teve a sua aplicação iniciada na Educação Básica – a formação por competências. Hoje, observamos a extensão de tal sistematização na Educação Superior. Assim, tem-se que a educação superior, científica e técnica, passa também a ser a educação que valoriza outros tipos de inteligências, inclusive a emocional.

As competências ou policompetências estão definidas em Ditetrizes Curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, com vista à construção do perfil do egresso que atenda ao mundo do trabalho e às suas peculiaridades regionais.

O Florence tem a vanguarda do trabalho por competências, tendo iniciado suas atividades com as metodologias ativas desde 2018.1, quando fundou o seu laboratório de Metodologia Ativa.