Florence adere ao Clube de Descontos do Servidor em parceria com a SEGEP

O Instituto Florence de Ensino aderiu ao Clube de Descontos do Servidor Público Estadual, ação promovida pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), que garante aos servidores e seus dependentes descontos especiais nos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.
Em virtude desta parceria, os servidores agora podem fazer uso do seu crédito consignado para pagamento das mensalidades.
Além disso, será realizada uma semana especial para o servidor e seus familiares terem acesso à graduação, com o vestibular do servidor, que acontecerá de 06 a 12 de março, em horário que pode ser agendado. Também ressaltamos outras formas de ingresso, como graduado ou utilizando sua nota do Enem.

Mais informações: 3878-2120.

Comunicado Feriado de Carnaval

Prezada Comunidade Acadêmica,

O Instituto Florence de Ensino comunica que, em virtude das Festividades do Carnaval não haverá funcionamento na Instituição no período de 22 a 26 de fevereiro. Nesta sexta, 21, funcionaremos até às 19h.

As atividades serão retomadas normalmente dia 27 de fevereiro (quinta-feira).

Atenciosamente,

Direção Geral – Instituto Florence de Ensino

Professor Rodrigo Desterro conclui mestrado em Políticas Públicas pela UFMA

O Professor do Instituto Florence de Ensino Superior, Rodrigo Barbalho Desterro e Silva, acaba de concluir o seu mestrado em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a dissertação intitulada ” Dumping Social nas Relações de Trabalho: uma avaliação política da Política Pública de Tratamento Adequado das Disputas de Interesse”.

Esta dissertação tem como objeto o estudo da Política de Tratamento Adequado das Disputas de Interesse do Poder Judiciário Trabalhista Brasileiro, e seu escopo converge na realização de uma avaliação política da Política, instituída pela Resolução 174, de 2016 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que incorporou arranjos institucionais delimitados pelo Conselho Nacional de Justiça anos antes através da Resolução 125, de 2010.

Estiveram presentes na banca examinadora:  

Presidente  – Claudia Maria da Costa Gonçalves; Interno – Valeria Ferreira Santos de Almada Lima; Externo à Instituição – Zulene Muniz Barbosa – UEMA

O Instituto Florence parabeniza o querido professor por essa maravilhosa conquista!

Florence divulga lista de aprovados na 1ª chamada do ProUni

O Instituto Florence de Ensino Superior divulga a lista dos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo do ProUni.

Os alunos aprovados deverão comparecer ao setor financeiro e procurar a Sra. Brenda Oliveira, para assinar o termo de concessão.

Confira abaixo a lista de aprovados:

 
 

Conex informa sobre Edital de Monitoria 2020.1

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX), informa a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Monitores do Programa Institucional de Monitoria Acadêmica 2020.1, destinado aos discentes dos Cursos de Graduação em DIREITO, FARMÁCIA, ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA, NUTRIÇÃO, BIOMEDICINA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ESTÉTICA E COSMÉTICA e FISIOTERAPIA.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 12 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2020 na Secretaria Acadêmica (SECAD), no horário de seu funcionamento, de segunda à sexta-feira de 8h às 20h e sábado de 8h às 12h, via requerimento.

Confira abaixo o Edital:

EDITAL DE MONITORIA 2020.1

 

 

Curso de Farmácia divulga Edital para Projeto de Extensão

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação do Curso de Farmácia, torna público o edital do processo de seleção de alunos para participação do Projeto de Extensão: “Farmacêuticos do Bem”, sob a coordenação dos Professores Ma. Elizângela Araújo Pestana Motta, Ma. Patrícia Costa Santos Alves e Me. Luiz Fernando Ramos Ferreira.

Estão sendo ofertadas 12 vagas, e as  inscrições serão realizadas de 13 de fevereiro a 13 de março de 2020.

Confira o Edital no link abaixo.

EDITAL Nº 02 de 10 de fevereiro de 2020 – CONEX_ Farmacêuticos do Bem

 

Florence divulga data de entrevista de Processo Seletivo

A Diretoria Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior divulga nome da candidata, data e horário de entrevista do Processo Seletivo Docente Simplificado, para cadastro de reservas  do EDITAL Nº 01/2020, para o Curso de Fisioterapia.

Confira abaixo o nome da candidata, data e horário da entrevista:

Tárcila Maria Normando Calvet Dias

05/02 às  11h30- Sala do NDE

 

Encontro Pedagógico de 2020.1 é realizado com o tema: “Apreender para Educar na Sociedade do Conhecimento”

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP,  representada pela professora  Alexsandra Barros,  com a participação de coordenadores e professores dos nove cursos de graduação, promoveu o Encontro Pedagógico do primeiro semestre letivo de 2020, com o  tema: “Apreender para Educar na Sociedade do Conhecimento”, realizado de 29 a 30/01.

A palestra magna de abertura do Encontro, contou com a presença do Profº. Drº. Jackson Ronie Sá da Silva, que trouxe à reflexão falando sobre: “Temas Sensíveis em Educação e a Formação de Sujeitos Plurais”,  sinalizando que a sala de aula é mais que conteúdos conceituais, demonstrando que o trabalho docente com o pluralismo, coexistente em sala, é um ato político, e, sobretudo, humano.

No dia 29/01, nos turnos matutino e vespertino, foram realizadas  palestras e oficinas dos Professores Doutores Paola Trindade Garcia e Bruno Araújo Serra Pinto. A Profª. Paola Garcia tratou sobre: “A Elaboração de Situações-problema” e o Profº. Bruno Pinto sobre:  “O Cérebro Aprendiz: bases neurais do processo de aprendizagem”, focado no entendimento da Neuroplasticidade.

“Relembramos com a Prof. Paola Garcia que as situações-problema devem constar no planejamento docente, não apenas por ser uma indicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, mas por possibilitar a articulação entre teoria e realidade, favorecendo um desdobramento curricular que contempla as três dimensões importantes do conhecimento discente, a conceitual, a procedimental e a atitudinal e reconhecemos com o Professor Bruno Pinto que conhecer, identificar e planejar uma ação educativa que valoriza os diversos tipos de inteligência conduz a uma ação pedagógica de qualidade, tendo sua intencionalidade focada na construção de um conhecimento pertinente, associada às demandas sociais”. Afirmou a professora Alexsandra Barros, coordenadora da CAP.

30/01, último dia do evento, que recebeu a oficina da Profª. Drª. Sally Cristina Moutinho Monteiro e a mesa redonda formada por professores do Florence,  que fazem parte do “AtivaMente” (Laboratório de Metodologia Ativa). A Professora Sally Monteiro tratou sobre a Taxonomia de Bloom e a mesa redonda, representada pelos docentes Fabrício Drummond, Kátia Veloso, Thaiane Coelho, Rodrigo Desterro e mediada por Luiz Fernando Ramos, apresentou  as “Experiências Exitosas do AtivaMente em 2019.2.”

A Taxonomia de Bloom é o fundamento do AtivaMente, valorizando dimensões conceituais – reconhecer e compreender; procedimentais – aplicar e analisar; e atitudinais – avaliar e criar, conforme a Taxonomia Revisada de Bloom.

“Nesse sentido, o AtivaMente teve em 2019.2 docentes ganhando em expertise metodológica, considerando as três fases do laboratório, tendo em conta ser este, uma experiência para o professor, embora seja executado em sala de aula, ganhando o aluno em riqueza metodológica, além de, e principalmente, ampliar suas possibilidades de aprendizagem. Foram apresentadas atividades de jogos, vídeos, ações na comunidade, estudo de caso, problematização, observação e simulação, pintura corporal, júri simulado, etc. Em 2020.02, pretendemos ampliar as discussões que foram iniciadas em 2020.01, uma vez que a IES vivencia a Metodologia Ativa desde 2017”. Finalizou a coordenadora da CAP.