Instituto Florence realiza com sucesso o I Congresso Interdisciplinar de sua história

, Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Instituto Florence de Ensino Superior, promoveu o seu I...
Sem categoria | 10/11/2017

,

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Instituto Florence de Ensino Superior, promoveu o seu I Congresso Interdisciplinar, com o tema “Direito e Saúde: discutindo práticas para uma sociedade inclusiva”. O evento que foi um sucesso absoluto, aconteceu nos auditórios do Rio Poty Hotel e Instituto Florence, e contou com a total integração dos quatro cursos de graduação da Instituição: Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.

A proposta do evento foi a de fomentar discussões acerca do reconhecimento da atual ordenação que está subordinada à questão das práticas inclusivas, no Brasil, com base na integração normativa de fatos e valores, identificando, nas ciências do cuidar, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, os sistemas e práticas que se prestam à assistência às minorias em favor de sua inclusão na rede social e complexa da contemporaneidade enquanto um direito reconhecido constitucionalmente.

Participaram do congresso mais de mil pessoas, entre acadêmicos e docentes dos Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Florence, de áreas afins de outras instituições de ensino superior, assim como profissionais das áreas do Direito e da Saúde.  Durante os 3 dias de programação foram realizadas palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentados trabalhos científicos, com premiação, de alunos dos 4 cursos envolvidos.

O Congresso contou com a presença de nomes importantes ligados à saúde e ao direito, que participaram de mesas redondas e palestras, na discussão de uma sociedade menos exclusiva, tais como: o Secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula; o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o Secretário de Estado Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco; o Coordenador de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde do Estado, Alberto Alan Rodrigues Patrício; Prof. Dr. Ítalo Rodolfo Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Profa. Dra. Silvia Helena De Carvalho Sales Peres, da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, entre outros convidados nacionais e locais.

Todos os convidados foram unânimes ao declararem a importância do enfoque da ideia da interdisciplinaridade, como algo que precisa ser trabalhado e discutido incansavelmente com toda a sociedade acadêmica, e parabenizaram a iniciativa do Instituto Florence em provocar discussões tão fundamentais para o desenvolvimento humano, deixando claro o quanto os estudantes presentes foram privilegiados com essa oportunidade.  Mais uma vez,  o Florence cumpre com seu papel, que é o de gerar e disseminar conhecimento, promovendo educação.