CAP promoveu seu primeiro Encontro Pedagógico de 2018

Sem categoria | 19/02/2018

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, promoveu nos dias 02, 03, 05 e 06 de fevereiro, o seu primeiro Encontro Pedagógico do ano.  E para dar as boas-vindas ao corpo docente e iniciar as ações para o ano letivo 2018.1 trouxe o tema: “As Demandas do Pensamento Complexo e seus Reflexos na Prática de Ensino”.  A abertura aconteceu dia 02/02, seguida de uma homenagem aos professores, realizada pela Diretora Acadêmica do Florence, Profa.Ildoana Paz Oliveira.

O Instituto Florence compreendendo as demandas do pensamento pós-moderno para o Ensino Superior resolveu, em 2018.01, discutir com seus docentes e coordenadores sobre a Teoria da Complexidade (Edgar Morin – autor da Teoria), uma vez que também fundamenta a política do MEC, expressa em suas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores.

A ideia encontra fundamento na configuração e sistematização de um conhecimento diverso e pertinente, materializado em habilidades e competências, além de requerido para o enfrentamento do tempo atual.

”O Encontro Pedagógico de 2018.01 foi divido em dois momentos, um geral em que abordamos AS DEMANDAS DO PENSAMENTO COMPLEXO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA EDUCATIVA (apresentamos um recorte da Teoria da Complexidade/ Edgar Morin, associamos a Teoria às demandas de formação propositadas pelo MEC e objetivamos a Teoria e as demandas do MEC ao nosso fazer institucional, elencando a política do IFES e as práticas pedagógicas que desenvolvemos e que pretendemos desenvolver, considerando os pressupostos da Metodologia Ativa, através de Estudos de Caso e PBL) e o outro específico, que foi subdividido em dias peculiares ao planejamento de cada um dos quatro cursos da IES – ENFERMAGEM, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA e DIREITO. As pautas tratadas com os Cursos tiveram como foco suas próprias complexidades para a formação discente, conversamos sobre PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA ATIVA, ESTUDO DE CASO, PBL, MAPA CONCEITUAL e INTERDISCIPLINARIDADE.” Explicou Alexsandra Barros, coordenadora da CAP (Coordenação de Apoio aos Docentes e Discentes), que concluiu afirmando que momentos assim são importantíssimos. “Pois a prática docente precisa ser alimentada por princípios pedagógicos que assegurem qualidade ao processo de ensinar e aprender”.