O Instituto Florence Homenageia as mulheres e destaca a importante trajetória de sua fundadora Rita Ivana.

No dia Internacional das mulheres, o Instituto Florence lembra a trajetória de sua fundadora, com vasto currículo acadêmico e profissional, reconhecido espírito empreendedor e sempre  atenta às demandas sociais e profissionais dos maranhenses, a Diretora Geral do Instituto, a Profa. Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, tem marcado a história da educação profissional no nosso Estado, por incluir socialmente  jovens e adultos no mercado de trabalho. Este percurso acadêmico e profissional segue sempre sintonizado com sua sensibilidade e generosidade humana, e é sedimentado pela determinação de uma mulher que se une às equipes de trabalho majoritariamente constituída por mulheres, que usam a inteligência, honestidade e trabalho engajado para proporcionar a realização de sonhos e felicidade humana, obtendo destaque em sua gestão à frente do Florence. Rita Ivana, desde os seus 15 anos, já apresentava sinais de liderança durante a sua participação no movimento estudantil secundarista, seguido pelo movimento estudantil universitário e demais movimentos sociais. Seus maiores focos foram o ensino de qualidade e a valorização da categoria de Enfermagem, engajada nessas lutas até hoje.

Na oportunidade de celebrar esta data especial que evidencia todas as lutas e conquistas politicas e sociais das mulheres, o INSTITUTO FLORENCE agradece a todas  as mulheres que contribuíram com esse grande trabalho de transformação social e que ajudaram e ajudam  a concretizar sonhos das pessoas que vivem no Estado do Maranhão, com consistente viés de inclusão.

O instituto Florence enaltece a atuação de diretoras e coordenadoras, professoras, alunas, mães, cuidadoras, demais colaboradoras e principalmente as mulheres maranhenses que vêm acreditando concretamente na atuação dessa equipe vencedora e desse grandioso trabalho. Agradecimento especial também a duas brilhantes mulheres a Sra. Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, fundadora e presidente da mantenedora, que aos 84 anos continua a lançar luzes nesse projeto e  a Dra. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Professora Dra. e Livre docente da faculdade de Medicina da USP, que recentemente recebeu um título de orientadora de melhor tese da CAPES, fundadora e consultora do Instituto Florence, que com sua atuação profissional diferenciada leva o nome do Florence para outras fronteiras. O Instituto se orgulha de ser constituído por um quadro de colaboradores majoritariamente feminino e parabeniza todas as mulheres por essa data especial.