Aluno da Pós-graduação é premiado em Congresso Internacional

Aluno da Pós-graduação é premiado em Congresso Internacional Com o tema Evolução e...
Pós-Graduação | 07/02/2012

Aluno da Pós-graduação é premiado em Congresso Internacional

Com o tema Evolução e Conquistas, o 30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – CIOSP, considerado o maior evento de Odontologia da América Latina, premiou dois trabalhos do Estado do Maranhão, dentre eles, o intitulado “Inserção dos métodos alternativos de Higiene Bucal no Programa de Saúde da Família – PSF, no Interior do Maranhão: uma nova estratégia de prevenção em Saúde Pública, do aluno do Curso de Pós Graduação em Saúde da Família do Instituto Florence, Roberto César Gondim, orientado pela Profª Me. Kátia Veloso, com o 2º lugar na Categoria Mesa Clínica Demonstrativa.

O trabalho demonstrou a confecção de utensílios artesanais de higiene bucal, confeccionados com vegetais típicos da região nordeste, como o bambu, bucha, sacos de nylon reciclados e fitoterápicos transformado em escovas, fio dental e soluções de bochecho de modo a propiciar a higiene daquelas famílias menos favorecidas economicamente, que não possuem condições de comprar as escovas, fio dental e soluções de bochecho industrializadas.

Os métodos alternativos de higiene bucal mostram-se tão eficazes quando comparados aos convencionais na prevenção e controle da placa bacteriana podendo ser inseridos no Programa de Saúde da Família (PSF), constituindo uma nova abordagem na estratégia de prevenção em Saúde Pública. Como vantagens, comprovadas em vários trabalhos científicos já publicados, possuem menor custo e são de fácil confecção e acesso a população atendida por este programa, uma vez que os materiais utilizados encontram-se na natureza ou são oriundos de embalagens recicladas. Mostram-se, ainda, aliados no combate à cárie e à doença periodontal, facilitando seu uso pela população com uma condição socioeconômica menos favorecida.

Kátia Veloso, que também ministra aulas nos Cursos de Odontologia e Enfermagem da Faculdade, há três anos consecutivos é premiada no referido evento que premia os melhores da Odontologia no Brasil. De acordo com a professora, isso só demonstra a qualidade dos alunos de Odontologia do estado e a capacidade profissional dos professores que incentivam os alunos a pesquisarem e participar de eventos desse porte. “O nosso trabalho foi muito bem recebido no evento. Muitos colegas, inclusive de outros países, demonstraram interesse em saber mais sobre a pesquisa, uma vez que apresentava confecção de materiais de higiene bucal com elementos típicos do Brasil”.

Para Roberto Gondim, o prêmio foi uma grata satisfação, um reconhecimento pelo trabalho que há meses vinha sendo elaborado de maneira a ser colocado em condições de competir com os demais, dada a grandeza do evento. “A receptividade foi excelente, fizemos bons contatos e recebemos muitos elogios. Isso só nos incentiva a continuar pesquisando e melhorando nosso trabalho”.

O CIOSP foi realizado em São Paulo, no período de 28 a 30 de janeiro, e reuniu profissionais e empresas da odontologia do mundo inteiro.