5ª Jornada de Enfermagem é destaque no Instituto Florence

Sem categoria | 04/06/2018

Como já é uma tradição do mês de maio, a 5ª Jornada Acadêmico-científica do Curso de Enfermagem foi destaque no Instituto Florence de Ensino Superior, com a temática sobre o “O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das políticas de saúde”, com a ampla participação dos acadêmicos e de renomados profissionais da área.

A Jornada de Enfermagem foi realizada ainda em parceria com a Associação Brasileira da Enfermagem e as demais escolas do país, visando analisar a articulação dos movimentos próprios da profissão e da sociedade.

O objetivo maior desta edição foi, como sempre, destacar a valorização da escolha da enfermagem como uma profissão, incluindo o debate sobre a concepção ética da importância da vida e do seu cuidado, o desenvolvimento das tecnologias e a evolução da prática clínica. Além disso, reforçar a compreensão do valor do cuidado de enfermagem, que requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

Nessa edição, a programação da Jornada aconteceu dias 29 e 30/05, com palestras, debate, além dos minicursos. A Jornada de Enfermagem contou com o apoio dos setores parceiros do Instituto Florence e dos alunos integrantes da comissão organizadora.

Palestras

A conferência de abertura, com a Profa. Dra. Silvia Cristina Viana Silva Lima, que contou com a presença do vice-presidente da ABEN-MA, Alisson Roberth Silva Santos, trouxe aspectos importantes sobre o tema da Jornada, que foi o processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das políticas de saúde. “Estamos falando em um momento onde a enfermagem é enaltecida, nesta 5ª edição, discutindo como fortalecer mais ainda essa enfermagem. O agir na enfermagem é um agir decisivo, que mostra ao longo do tempo que a enfermagem tem autoridades e consegue desempenhar seu papel muito bem”. Declarou a enfermeira e professora da UFMA.

Em relação às temáticas, as Enfermeiras Camila Gomes dos Reis, Luzimar Rocha do Vale Freitas e o egresso do curso de enfermagem do Florence, Messias Lemos, participaram da mesa-redonda sobre a política de saúde: acesso e utilização dos serviços na estratégia saúde da família na perspectiva dos gestores e profissionais e usuários.

Outras mesas redondas foram realizadas com as temáticas: “Ética e bioética no processo de cuidar: uma análise sobre o aspecto assistencial e jurídico”, com as participações do Dr. Miguel Ribeiro (PGE-MA); Edivaldo Pinheiro Meneses Filho (Advogado e Acadêmico de Enfermagem- UFMA) e a professora do curso de Enfermagem do Florence, Stelma Regina Sodré Pontes. ”Integração serviço-comunidade como estratégia para a consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem”, com as presenças das enfermeiras e mestras, Nailde Melo Santos (HUPD-UFMA) e Patricia Giuliane Teixeira e da Profa. Ma. Sandra Regina Santos.

A jornada ainda contou com a palestra: “Enfermagem avançada e dimensões dos cuidados intensivos”, ministrada pelo Prof. Ivan Carlos Silva Lima.

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem do Florence, profa. Ma. Ana Larissa Nogueira, essa 5ª Jornada teve muitos destaques. “Foi um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica do Instituto Florence de Ensino, pois trouxemos profissionais de destaque da Enfermagem Maranhense, que a partir das nossas mesas redondas e palestras, puderam expor suas experiências exitosas no processo de cuidar e propor mudanças na prática assistencial. Foram dois dias de muito aprendizado e troca de conhecimentos, que permitiram o fortalecimento da Enfermagem enquanto ciência, destacando-se o aprimoramento da formação acadêmica. Eventos como este, reforçam o compromisso do curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino Superior em oferecer uma educação de qualidade, contribuindo com a formação de profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades. Além disso, o evento destacou o compromisso social do Instituto Florence de Ensino Superior, arrecadando mais de 150 kg de alimentos, que serão destinados à Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, localizada no bairro João Paulo, em São Luís- MA.”, pontuou.

Iniciação Científica

Na Mostra Científica, a qualidade dos trabalhos foi um grande destaque e os trabalhos premiados na categoria pôster foram os seguintes:

– 1º Lugar

Utilização de Equipamentos de Proteção Individual por agentes comunitários de saúde correlacionados a acidentes de trabalho

Autoria: Bianca Viana Louseiro Ferreira¹; Rayanne Samella Sales Santos¹; Thiago Barroso Pessoa¹; Viviane Barbosa Chagas¹; Eduarda Gomes Bogea².

Orientação:

– 2º Lugar

Prevalência de fatores associados aos transtornos mentais comuns em adolescentes

Autoria: Karolinny Lima Vieira 1 ; Josenilson Ferreira Santos 1 ; Larissa Cardoso Albuquerque 1 ;Maria de Jesus de Sousa Oliveira 1 ; Roseane Lobato Santos 1 ; Eduarda Gomes Bogea

– 3º Lugar

Intervenções médicas no parto vaginal em hospitais da rede pública de São Luís do Maranhão.

Autoria: Vanessa Brasil da Silva1; Francisca Danila Farias Arruda1; Larissa Costa Ribeiro1; Matheus Collins de Miranda Monteiro1; Sanailson Costa Pereira1; Eduarda Gomes Bogea2.