Florence recebe o perito Ricardo Molina no próximo dia 26

Notícias Gerais | 18/09/2018

O Instituto Florence receberá, no próximo dia 26, uma das maiores referências em perícias criminais do país. Trata-se de Ricardo Molina, perito criminal e professor da Unicamp. O evento, que tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão, será realizado às 19h, no auditório da instituição de Ensino.

Na ocasião, o perito também lançará o seu livro “O Brasil na Fita – de Collor a Dilma, do caso Magri à Lava-Jato, o que vi e ouvir em mais de 20 anos”. Uma obra com cerca de 400 páginas onde o perito relata casos investigados em mais de duas décadas. Nada escapa ao olhar do perito que é conhecido também por controvérsias e polêmicas que costuma causar em muitas investigações.
A palestra é voltada para profissionais e estudantes de Direito, de Psicologia, peritos, dentre outras áreas. Os alunos do Instituto Florence terão descontos especiais nas inscrições e certificado de quatro horas. O valor da palestra para os  alunos da casa é de, apenas, R$ 20,00 (vinte reais).
A perícia tornou-se cada vez mais importante para desvendar os fatos e decidir processos. Questões como “o que é ser um perito” e os casos em que atuou, em mais de duas décadas, serão relatados pelo palestrante durante o evento, em São Luís.
Graduado em Música (Composição e Regência), Mestre em linguística e Doutor em Ciência pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Ricardo  Molina já assinou laudos fundamentais para casos como o massacre de Eldorado dos Carajás, o assassinato de PC Farias e do Prefeito de Santo André, Celso Daniel. Mais recentemente, atuou em episódios como a Operação Lava-Jato, entre eles, em análises das gravações da conversa do Presidente Michel Temer com o empresário Joesley Batista, dono da J&F.
Importância da perícia – Em 2017, o Brasil computou o maior registro histórico de homicídios, foram mais de 61 mil óbitos por motivos violentos. O salto corresponde a 40% (quarenta por cento) em, apenas, dez anos. Apesar disso, 80%(oitenta por cento) dos crimes de homicídio nos Estados não são solucionados pelo Poder Público, segundo dados do levantamento “Onde Mora a Impunidade?”, publicado pelo Instituto Sou da Paz.
Enquanto o Brasil soluciona todos os anos, em média, de 5% a 10% dos homicídios, os Estados Unidos resolvem 65% dos casos; a França, 80%; e a Inglaterra chega a uma taxa de solução de homicídios de 90%. Um dos motivos para isso é a perícia – que aqui trabalha com um déficit de pessoal estimado em 30 mil peritos, segundo a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), representante dos peritos das polícias estaduais. Além disso, o País não conta com lei federal que regulamente o modelo ou estrutura mínima para perícia nos Estados. E mais: a falta de equipamentos leva a situações como o perito deixar de fazer fotos do local do crime ou tirar um raio-X para achar um projétil em um corpo; e a situação fica pior ainda por conta da não preservação do local do crime pela polícia até a chegada do perito.

Serviço:
O que: Palestra e lançamento do livro de Ricardo Molina “O Brasil na Fita – de Collor a Dilma, do caso Magri à Lava-Jato, o que vi e ouvir em mais de 20 anos”.
Quando: 26/09/2018
Local: Auditório do Instituto Florence
Inscrições: R$ 20,00 (acadêmicos do Florence)
Onde se inscrever: inscriçõ[email protected]