Instituto Florence participa de Semana de Responsabilidade Social em parceria com a ABMES

Notícias Gerais | 01/10/2018

Primando pela integração do conhecimento científico associado à responsabilidade social, o Instituto Florence de Ensino Superior realizou, no dia 21/09/2018, mais uma edição do Projeto Saúde e Cidadania, integrando a 14ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

Trata-se de uma ampla ação que envolverá profissionais e alunos dos Cursos de Graduação e Técnico da Instituição, desenvolvendo atividades preventivas e de orientação para a comunidade que busca os atendimentos no VIVA – Unidade Beira Mar.

A ação tem como objetivo central o fortalecimento da cidadania por trabalhar de forma ampla, não só a efetividade do direito à saúde, mas a orientação jurídica acerca de outras demandas que, por ventura, sejam trazidas pelos assistidos.

O Viva – Unidade Beira Mar recebe inúmeras pessoas por dia, de faixas etárias diferentes. Para esta ação, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Curso de Direito: orientação jurídica a consultas acerca de demandas específicas com o possível encaminhamento para a Defensoria Pública ou para o Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas do Florence, ou ainda a outros órgão do Sistema de Justiça.

Curso de Enfermagem (Técnico e Superior): aferição de pressão arterial, aplicação de testes de glicemia, orientação acerca de doenças de base, prevenção e controle da hipertensão e diabetes.

Curso de Farmácia: Orientação farmacoterapêutica acerca dos riscos da prática da automedicação e descarte adequado de medicamentos.

Curso de Nutrição: Acompanhamento da avaliação antropométrica e orientação nutricional decorrente do teste de bioimpedância.

Curso de Odontologia: Orientação acerca de questões preventivas da saúde bucal como a adequada maneira de fazer uso da escovação e limpeza bucal, orientações acerca de como realizar o auto-exame para prevenção do câncer de boca.

A Ação foi desenvolvida nos dois turnos, com início às 8h da manhã e se encerrando às 17h, tendo sido realizados, em média, 250 (duzentos e cinqüenta) atendimentos. Todos os Coordenadores de Curso acompanharam suas equipes de alunos e professores e contribuíram para que fosse dado todo o suporte.