Professora do Curso de Enfermagem realiza prática realística com alunos, tendo a participação da CAP






A professora do Instituto Florence de Ensino, Márcia de Jesus, realizou na última semana, uma atividade de prática realística com os alunos da disciplina Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH, do 7°periodo de Enfermagem (vespertino). A atividade contou com a orientação e supervisão da Coordenação de Apoio Pedagógico a Docentes e Discentes (CAP), por meio do Projeto de Laboratório das Metodologias Ativas.

Nesta atividade, a professora iniciou os trabalhos com conteúdos relacionados ao primeiro bimestre da disciplina, tendo a ementa da referida disciplina como pano de fundo. Os passos iniciais ocorreram a partir da dinâmica de estudo de caso, seguindo para uma etapa mais realística, onde  os alunos foram desafiados à estruturação de uma cena da vida real, envolvendo alguns ambientes cotidianos e hospitalar, estabelecendo articulação com os fundamentos adquiridos a partir do estudo de caso, tendo como objeto a infecção hospitalar. 

A coordenadora da CAP, Alexsandra Gomes Barros  cita que “ O objetivo é começarmos a ensaiar dentro da instituição aquilo que a política educacional brasileira tem nos demandado como metodologia de ensino. A ideia não é só romper com a perspectiva tradicional da educação, mas a ideia, sobretudo, é que o nosso aluno por meio da metodologia ativa, possa construir um conhecimento mais assertivo, interligando teoria à prática e prática a teoria, alcançando as competências demandadas pelo mercado de trabalho”.