Curso de Odontologia do Florence realizou a 7ª Jornada Odontoflorence e a 2ª Jornada Internacional Odontoflorence

Sem categoria | 22/11/2018

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação do Curso de Odontologia realizou, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a sua 7ª Jornada Acadêmico-Científica de Odontologia – Odontoflorence e sua 2ª Jornada Acadêmica Internacional, com o tema: “ODONTOLOGIA PARA QUALIDADE DE VIDA”, no auditório do Instituto Florence e nos laboratórios Pré-clínicos e Núcleo de Especialidades Odontológicas (NEO) do Florence, onde aconteceram palestras e minicursos. O Odontoflorence tem como principal objetivo aprimorar e agregar conhecimentos entre acadêmicos e profissionais envolvidos com a odontologia no Maranhão por meio do intercâmbio científico com a participação de renomados palestrantes locais e internacionais, bem como permitir a divulgação da produção científica realizada no Estado.

Assim, com o debate da temática “Odontologia para qualidade de vida”, esta jornada se propôs a discutir processos científicos e clínico-odontológicos que visam uma abordagem ao indivíduo de forma integral, atendendo a uma formação generalista, com base em preceitos do Ministério da Educação, e consequentemente, do mercado de trabalho. E nesse cenário, o propósito foi refletir também sobre a formação profissional.

Sob a ótica da promoção de saúde, a relação entre qualidade de vida e saúde bucal tem sido motivo de atenção dos profissionais da odontologia, principalmente pela relevância de problemas bucais e dos impactos físicos e psicossociais que ela acarreta na vida das pessoas. Diante deste contexto, contribuir para a formação de cirurgiões-dentistas com uma visão holística e integralizada, torna-se uma missão fundamental para o curso de odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior.

A coordenadora do Curso de Odontologia do Instituto Florence, Profa. Ma. Karime Lima, falou sobre o tema discutido nessa jornada “Estamos indiscutivelmente vivendo um momento em que cada vez mais pessoas buscam pelo bem-estar. Com o aumento da expectativa de vida, todos querem viver bem e melhor. Além disso, temos o fenômeno da democratização da informação e do consumo de produtos e serviços. O mesmo acontece referente à preocupação com a boca e o sorriso. É compensador comparar como era o atendimento no consultório odontológico há 10 anos. Grande parte dos pacientes procuravam o dentista em uma situação limite, onde a preocupação era quais dentes teriam de tratar o canal e/ou quais iria perder. É claro que isso ainda faz parte de nossa realidade, mas, em contrapartida, aumentou a procura por tratamentos preventivos e estéticos. Importante dizer que aliado ao maior acesso da população aos tratamentos houve importantes avanços tecnológicos na área. E o cirurgião dentista está entre os profissionais que mais investem em aprimoramento profissional após a graduação no Brasil”.

Convidada para participar do Simpósio Internacional, a Profa. Dra. Rita Villena, Coordenadora da Unidade de Odontopediatria da Universidade San Martin, no Peru, palestrou sobre o “Uso Racional de Fluoretos na Qualidade de Vida” e comentou sobre o tema e sua importância. “Para mim, é um prazer estar aqui nessa jornada para falar sobre esse tema, que é o uso do Fluoreto, porque esse é um assunto que interessa aos odontopediatras e odontólogos de modo geral, para saber como utilizá-lo corretamente, pois é um assunto que hoje em dia está passando por muitas mudanças e atualizações a respeito. E sabendo-se que a prevalência de cárie é muito alta, sobretudo na infância, a gente precisa entender como usar o Fluoreto de maneira positiva para nos ajudar. O Flúor sozinho não vai resolver o problema da cárie, isso vem junto com educação, com higiene, com dieta e redução de açúcar. Assim, como temos tantas mudanças sobre esse tema, é importante que os acadêmicos aqui presentes estejam cientes das últimas atualizações a respeito e que saibam usar de maneira correta o Fluoreto”.