Instituto Florence conquista Selo de Instituição de Ensino Superior Responsável

Sem categoria | 09/01/2019

O Instituto Florence de Ensino Superior acaba de receber o selo de Instituição de Ensino Superior Responsável, como uma das instituições participantes da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Na 14ª edição, a Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), contou com cerca de 800 instituições de educação superior participantes. A maior mobilização aconteceu de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades.

Nesse período, o Instituto Florence de Ensino Superior promoveu vários projetos e ações sociais em comunidades, para incentivar a responsabilidade social entre seus alunos.  Aderindo à Campanha e conquistando o selo, o Florence visa conscientizar e estimular a participação e o envolvimento dos  seus estudantes, nesta parceria que já acontece há 3 anos.

A responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das instituições de educação Superior. A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve envolver também a responsabilidade social. Especialmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Realizada desde 2005 pela ABMES, a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.