Instituto Florence realizará atividades durante a Semana Mundial do Cérebro e da 8ª Semana Nacional do Cérebro

Sem categoria | 11/03/2019

O Instituto Florence de Ensino Superior participará da Semana Mundial do Cérebro e da 8ª edição da Semana Nacional do Cérebro, liderada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Neurociência (SBNec). A Semana Mundial do Cérebro é uma iniciativa internacional, organizada pela Dana Alliance for Brain, com objetivo de divulgar junto ao público, os progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro, com participação de instituições científicas, universidades, hospitais, institutos de saúde e associações profissionais de todo o mundo.

No Maranhão, já foram realizadas algumas edições esporádicas, mas esta será a primeira edição unificada, e o Instituto Florence, por meio de alunos dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética,  Farmácia, Nutrição e Odontologia, se mobilizará na execução de atividades no dia 15 de março,  durante a Semana Nacional que acontecerá de 11 a 17 de março de 2019.

A temática nacional é a “Inteligência Artificial” e, dentro da programação para o dia 15/03, coordenadores e alunos desenvolverão atividades nos turnos matutino e noturno. Durante a manhã será realizada a Feira de Neurociência, onde os participantes poderão aprender um pouco mais sobre o que é o Cérebro, quais são as partes e suas funções. Além disso, serão abordados assuntos sobre a correlação entre perdas dentárias e o desenvolvimento do Alzheimer, com a criação de alguns jogos, para que os participantes consigam interagir e aprender um pouco mais sobre a química cerebral, e ainda possam por meio destes, descobrir a sua idade mental. E por fim, e não menos importante, os efeitos de medicamentos e alimentos que podem turbinar a memória e aprendizagem.  A Feira irá acontecer das 8h às 11h e das 18h às 19h.

Além da Feira de Neurociência, serão realizadas duas Palestras Magnas. A palestra principal terá com o tema: “Alzheimer: O Diabetes tipo 3”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que possui conhecimento na área e desenvolveu seu doutorado nessa temática.  A segunda palestra que acontecerá a noite com o tema: “Neurociências e o Cinema” será mediada por alunos do Curso de Farmácia, do 6° e 7° períodos. O espaço será para debate e aprendizagem sobre neurociência a partir de trailers, filmes e series.

“As inscrições foram realizadas no site, criado pelos alunos especialmente para o evento, e os inscritos entregarão latas de leite no dia do credenciamento, que serão doadas para uma instituição. Teremos ainda, uma competição de desenhos, mesmo para quem não tenha se inscrito no evento. Para participar, basta trazer no dia do evento, um desenho relacionado ao sistema nervoso central. O ganhador vai ser escolhido por voto popular e votos dos professores. A votação será aberta, e o vencedor da competição “Neuroarte”,  ganhará um livro e um chaveiro no formato de um cérebro.” Explicou Thaiane Coelho, umas das coordenadoras do evento e professora das disciplinas básicas dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição e Odontologia do Instituto Florence.