Instituto Florence realiza atividades durante a Semana Mundial do Cérebro e da 8ª Semana Nacional do Cérebro

Sem categoria | 18/03/2019

O Instituto Florence de Ensino Superior participou da Semana Mundial do Cérebro e da 8ª edição da Semana Nacional do Cérebro, liderada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Neurociência (SBNec). A Semana Mundial do Cérebro é uma iniciativa internacional, organizada pela Dana Alliance for Brain, com objetivo de divulgar junto ao público, os progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro, com participação de instituições científicas, universidades, hospitais, institutos de saúde e associações profissionais de todo o mundo.

Esta foi a primeira edição unificada em que o Maranhão participou, e o Instituto Florence, por meio de alunos dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética,  Farmácia, Nutrição e Odontologia, se mobilizou na execução de atividades na última sexta-feira, ( 15), durante a Semana Nacional que aconteceu de 11 a 17 de março.

A temática nacional foi a “Inteligência Artificial” e, dentro da programação no dia 15/03, coordenadores e alunos desenvolveram atividades nos turnos matutino e noturno. Durante a manhã e noite foi realizada a Feira de Neurociência, onde os participantes puderam aprender um pouco mais sobre o que é o Cérebro, quais são as partes e suas funções. Além disso, foram abordados assuntos sobre a correlação entre perdas dentárias e o desenvolvimento do Alzheimer, com a realização de alguns jogos, para que os participantes pudessem interagir e aprender um pouco mais sobre a química cerebral, e ainda por meio destes, descobrir a sua idade mental. E por fim, e não menos importante, os efeitos de medicamentos e alimentos que podem turbinar a memória e aprendizagem.

Além da Feira de Neurociência, foram realizadas duas Palestras Magnas. A palestra principal com o tema: “Alzheimer: O Diabetes tipo 3”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conhecedor  da área e com doutorado nessa temática.

“O Alzheimer é uma doença de epidemiologia global e tem afetado quase 50 milhões de idosos ao redor do mundo, e a sua associação com disfunções metabólicas, especialmente o Diabetes, que é outra doença metabólica, é uma das mais conhecidas tendo também alcance global e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. E, ambas estão em crescente aumento. Então, elas eram vistas como doenças completamente dissociadas, e com o desenvolvimento das pesquisas, conseguimos ver que elas são doenças estritamente associadas. A grande maioria dos estudos mostra que medidas profiláticas têm que ser iniciadas na juventude, então quanto mais cedo a gente conseguir dar informações sobre essa qualidade de vida, é melhor para a meta da diminuição dessa doença no futuro, e atividades como essas são importantíssimas para essa conscientização. A Semana Mundial do Cérebro já é consagrada mundialmente, então, esta foi uma ótima iniciativa do Florence. ” Explicou o Prof. Dr. Bruno Araújo Serra Pinto.

A segunda palestra teve como tema: “Neurociências e o Cinema”,  e foi mediada por alunos do Curso de Farmácia, do 6° e 7° períodos. O espaço serviu para debate e aprendizagem sobre neurociência a partir de trailers, filmes e series.

Foi realizada ainda, uma competição de desenhos relacionados ao Sistema Nervoso Central. Os ganhadores, escolhidos por voto popular e votos dos professores, da competição “NeuroArt”, Foram: 1° lugar- Emerson Pinheiro, aluno do 7° período do Curso de Odontologia, 2° lugar-  Klenilson Cleiton, aluno do 5° período do Curso de Farmácia e o 3° lugar- Adiene Lissandra, aluna do 9° período do Curso de Enfermagem.

“O evento contribuiu significativamente para a formação profissional de nossos alunos em todos os aspectos. Estes tiveram a oportunidade de promover educação em saúde para o meio acadêmico, além dos muros da faculdade. Eles puderam, por meio de um evento multidisciplinar, viver na prática o trabalho em equipe sob diferentes óticas que se completam. O objetivo do evento foi alcançado, que foi sensibilização para estudos relacionados ao cérebro. Certamente, em um evento vindouro nosso público será ainda maior, sem contar na maior procura para ser membro da comissão organizadora”. Declarou a Profa. Ma.Thaiane Coelho, umas das coordenadoras do evento e professora das disciplinas básicas dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição e Odontologia do Instituto Florence.

As atividades em comemoração à Semana Nacional e Mundial do Cérebro foram encerradas, no domingo, (17), com uma ação social na Drogaria Maranhão, no bairro da Vila Luizão, onde foram realizadas orientações sobre uso e descarte de medicamentos e sobre a correta escovação bucal.