Instituto Florence desenvolve Projeto de Pesquisa com alunos do Curso de Odontologia

Instituto Florence desenvolve Projeto de Pesquisa com alunos do Curso de Odontologia

Toda universidade deve apresentar três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O...
Sem categoria | 07/05/2019
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Toda universidade deve apresentar três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a nível superior, é função e responsabilidade social exclusiva da universidade, enquanto a pesquisa e a extensão são compartilhadas com outras instituições. Na universidade, as atividades de pesquisa têm uma função importante no desempenho do docente e na formação dos alunos, sendo esta atividade acadêmica essencial para o bom desempenho da função do ensino. Em relação à extensão, ela também representa papel primordial na formação do aluno.

Sendo a pesquisa um grande sistema complementar, o Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da sua Coordenação de Extensão e Pesquisa (CONEX), está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Saúde Bucal de Gestantes: níveis de conhecimentos, hábitos de higiene e alterações bucais em serviços público e privado”, junto aos alunos do 9° período do Curso de Odontologia. Este projeto tem o propósito de investigar a saúde bucal de gestantes no setor público e privado, as alterações bucais que ocorrem nas gestantes e fazer um levantamento socioeconômico, proporcionando aos acadêmicos um profundo aperfeiçoamento formativo, entendendo-se que a pesquisa tem o compromisso de formar não somente estudiosos ou cientistas, mas também é de fundamental importância para o desenvolvimento e saúde da população local, regional, e até mesmo nacional, sendo difundindo na instituição, por um meio tão amplo que é a graduação superior.

O aluno Francisco de Sousa Cruz, do 9° período de Odontologia, comentou sobre o projeto e sua importância. “O projeto surgiu a partir do nosso interesse em enfatizar o conhecimento da gestante sobre saúde bucal. Nós percebemos que a gestante tem medo do dentista por achar que por estar grávida corre risco e o feto também e queremos a partir desse projeto comprovar que não existe isso e também comprovar as alterações bucais que ocorrem na gestante. Então, partindo dessa premissa decidimos por nós mesmos, com o apoio da professora Eduarda Bogea e da professora Anali Linhares, que esta à frente da CONEX, pela realização da nossa pesquisa”. Relatou o aluno.

A formação acadêmica sólida que o Florence oferece na parte teórica, juntamente com a pesquisa, oferece ao aluno além de um excelente nível curricular, a possibilidade de sair da instituição com um projeto de pesquisa no seu currículo, facilitando seu ingresso no mestrado acadêmico.

“O Florence tem evoluído bastante na área da pesquisa e extensão, e está sendo um grande prazer poder realizar e colocar em prática o que a gente já sabe sobre a importância da pesquisa na teoria. Então, vai ser de grande valia para os alunos, para nós docentes e pra instituição que realiza a pesquisa. Nos últimos 8 meses nós, a equipe de pesquisa, amadurecemos o projeto e iremos iniciar nossa coleta de dados, tanto na clínica particular do Cegine, como também nas Unidades básicas de Saúde de São Luís. Com a coleta de dados, esses alunos vão poder entrar em contato com as gestantes e com questões que envolvem o nível de conhecimento sobre a saúde bucal, conhecer os dados socioeconômicos e demográficos e as principais alterações bucais da gestante”. Explicou a Coordenadora do Curso de Nutrição, professora Eduarda Gomes Bogea.

A atividade de coleta foi iniciada nesta terça-feira (07), e a pesquisa terá a duração de 3 a 4 meses, onde serão avaliadas uma média de 200 a 250 gestantes.

“Como coordenadora de pesquisa e extensão, percebi que o nosso aluno está com um perfil cada vez mais voltado para seu crescimento acadêmico, por meio de atividades que vão desde a monitoria até o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. O Instituto Florence, com seu corpo docente e coordenadores, está conseguindo movimentar os alunos, deixando-os inquietos, para que assim eles procurem os professores e acabem chegando ao ponto máximo da pesquisa. Nosso intuito é exatamente provocar, incentivar e movimentar cada vez mais a pesquisa, pois percebemos que a pesquisa é um dos pilares da educação, logo é a base de formação do nosso aluno. Um aluno que é motivado a conhecer, a exercer o papel de aluno-pesquisador  terá uma visão muito abrangente do espaço, da sua profissão e isso é enriquecedor tanto acadêmica, quanto pessoal e profissionalmente. O Instituto Florence  de Ensino Superior, juntamente com a Conex, está exercendo seu papel acadêmico de incentivador, tanto do professor quanto do aluno”. Finalizou a professora Anali Linhares, coordenadora da Conex.

 

 

 

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