Instituto Florence e Golden Shopping promoveram a I Feira das Profissões

Sem categoria | 20/05/2019

O Instituto Florence de Ensino, em parceria com o Golden Shopping, promoveu no último sábado (18), a I Feira das Profissões, na praça de eventos do Golden Shopping, tendo como objetivo motivar alunos do ensino médio a seguirem em sua formação, chegando até a graduação e demais atividades acadêmicas. Alunos do ensino médio e vestibulandos tiveram a oportunidade de conhecer todos os cursos oferecidos pelo Florence, suas especialidades e também receberam auxílio quanto às suas escolhas por uma carreira e o mercado de trabalho.

O Instituto Florence percebe ser necessária e positiva a integração entre as escolas e as Instituições de Ensino Superior para que o aluno reúna elementos consistentes na condução de uma avaliação apurada acerca de quais dos seus interesses podem se transformar em uma carreira profissional. Para tanto, é preciso pesquisar e conhecer, ao máximo, cada uma das profissões desejadas, conhecendo a rotina acadêmica e profissional de cada uma delas.

Todas as coordenações dos cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação do Instituto Florence estiveram envolvidas em atividades diversas, tais como: palestras, orientação vocacional, espaços para discussões sobre as diversas profissões disponíveis no mercado de trabalho, tratamento estético e apresentações de trabalhos científicos.

“Achei essencial e muito interessante. Nós vivemos em um tempo que precisamos de educação, e mais que nunca, esses alunos precisam visualizar o que é possível, participando de eventos com este, trazido hoje pelo Florence. Nesta atividade, trabalhamos empregabilidade, o currículo e um conceito novo que é trabalhabilidade, hoje você não só tem que se empregar, tem que se fazer necessário no mercado, ter o seu trabalho reconhecido e eu acredito, que eles vão se sentir em melhores condições de entrar nesse mercado de forma segura, ver possibilidades. Até brinquei com eles, e falei assim “O óbvio tem que ser lembrado, pra não ser esquecido”, então vamos estudar, vamos fazer nosso curso da melhor forma possível, vamos nos fazer presentes nas ações da instituição, pois isso agrega no currículo, tudo agrega ao currículo, este aluno tem que ser participativo e ativo”. Declarou Luciana Leão, psicopedagoga, que realizou palestra sobre currículo e mercado de trabalho.

A I Feira das Profissões foi fundamental para que os estudantes tirassem dúvidas sobre a realidade de cada profissão e assim, possam avaliar se realmente se identificam com uma carreira. A intenção foi motivar estes alunos e alunas a conhecerem as particularidades de cada curso e reconhecer, por meio de teste de aptidão, quais potencialidades de personalidade se relacionam com determinada graduação.

Nos espaços temáticos, voltados para os cursos oferecidos pelo Florence, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos das profissões, assim como, observar a demonstração das práticas da atuação dos profissionais em Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

“O objetivo é que o público do ensino médio e os que fazem cursinho pré-vestibular, entendam melhor cada profissão e o campo de atuação do recém-graduado. Aqui, estamos apresentando atividades práticas de todas as profissões, além da presença dos coordenadores dos cursos, tirando dúvidas sobre grade e disciplinas. Nós já atendemos alunos do ensino médio, e estamos os orientando, para que entendam que o teste vocacional não apresenta um resultado fidedigno, nós não citamos o curso que atualmente esse aluno poderá fazer, mas sinalizamos as áreas, o teste vocacional nos permite isso. Com relação à expectativa deles, é sempre em torno da precisão do curso”. Explicou a coordenadora da CAP (Coordenação de Apoio aos Docentes e Discentes), Alexsandra Barros.

Helena Cantanhede de Andrade, aluna do ensino médio, falou da iniciativa do Florence e do que aprendeu com essa experiência.  “Essa iniciativa é muito importante para a gente conhecer melhor todas as profissões e escolher que rumo escolher profissionalmente. Hoje, aprendi sobre os alimentos industrializados, fiz o teste vocacional, aprendi sobre as medicações que não podem ser descartadas de qualquer maneira, sobre as atividades dos dentistas, os serviços relacionadas com a boca, e tive também uma experiência de como usar um microscópio”.