Aula inaugural da nova turma de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica e Neonatal contou com palestra de renomada Enfermeira Obstetra

Aula inaugural da nova turma de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica e Neonatal contou com palestra de renomada Enfermeira Obstetra

O Instituto Florence de Ensino Superior recebeu,  na última quinta-feira (15), durante aula...
Sem categoria | 16/08/2019
Compartilhe :

O Instituto Florence de Ensino Superior recebeu,  na última quinta-feira (15), durante aula inaugural do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, a Enfermeira Obstetra, Danni Lima, para uma palestra de compartilhamento de suas experiências desenvolvidas ao longo de uma trajetória de pioneirismo na assistência domiciliar ao parto humanizado em São Luís.

Parto humanizado é um conceito usado no Brasil para designar um nascimento que ocorre de acordo com os preceitos da humanização do parto. Entre os principais nortes da assistência humanizada ao parto, está o protagonismo da mulher e suas escolhas, considerando o momento não como um evento médico, mas social, emocional, familiar e espiritual. Assim, os profissionais de saúde deverão enxergar o nascimento como um acontecimento natural, sem a necessidade injustificada de interferências.

De acordo com o Ministério da Saúde, um parto humanizado requer a criação um ambiente acolhedor e a inclusão de procedimentos hospitalares que rompam com o tradicional isolamento imposto à mulher que vai ter um filho. Por isso, o órgão considera que, para haver uma assistência humanizada, é necessário ter uma atitude ética e solidária por parte dos profissionais de saúde.

A profa. Danni Lima, que atua desde 2011 em São Luís, comentou sobre a sua presença neste início do curso e a discussão da palestra. “Acredito que o convite para ministrar esta palestra tenha surgido especialmente pelo fato de eu ser autônoma dentro da minha profissão, trago para a cidade um tipo de assistência que até então não existia aqui, mas que já era muito conhecida em outros estados, que é essa assistência durante o trabalho de parto às mulheres que desejam ter um parto natural com assistência mais personalizada. Todo o processo de preparação de trabalho de parto acontece na casa dessa família podendo inclusive o parto acontecer em casa. Então, eu espero trazer aos alunos uma contribuição, não só a respeito da minha experiência, mas das possibilidades que esse curso de pós-graduação oferece, que é muito além de você trabalhar dentro de uma instituição fechada. É possível você empreender também dentro da enfermagem obstétrica. Eu Fiquei muito feliz com o convite, e vou compartilhar as minhas vivências, a minha experiência como enfermeira obstetra, aqui em São Luís.  Sei que a instituição desenvolverá esse curso com qualidade para esses profissionais possam sair e fazer bonito, porque a gente precisa de profissionais capacitados e sensibilizados para mudar a realidade da nossa cidade”. Declarou a enfermeira.

Objetivando a formação sólida e crítica de discentes, pesquisadores e profissionais da saúde e docência, os Cursos de Pós-graduação do Instituto Florence contam com um corpo docente selecionado – doutores, mestres e especialistas – que andam em sintonia com os constantes avanços das áreas de sua especialidade. Os cursos são voltados à formação de profissionais eficientes e de conhecimento inovador.

 

Notícias Relacionadas