Egresso e professora do Instituto Florence publicam livro sobre Protocolo de Atendimento Odontológico ao Idoso

Egresso e professora do Instituto Florence publicam livro sobre Protocolo de Atendimento Odontológico ao Idoso

Walder Jansen de Mello Lobão, cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal do Maranhão e...
Sem categoria | 20/08/2019
Compartilhe :

Walder Jansen de Mello Lobão, cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal do Maranhão e egresso da Pós-Graduação em Estratégia em Saúde da Família, do Instituto Florence de Ensino Superior, divide a autoria do Livro “Protocolo de Atendimento Odontológico ao Idoso na Atenção Básica”, com a professora mestra Kátia Veloso, que foi sua orientadora neste seu projeto de TCC  que se transformou em livro.

“Eu recebi um convite da NEA, editora Novas Edições Acadêmicas,  para eu ser um autor deles e eu tinha este artigo muito bom que foi produto da orientação da professora Kátia Veloso na época da minha formação aqui no Florence, quando fiz a pós-graduação em estratégia saúde da família. Então, o produto foi o artigo da defesa do TCC  e nós  atualizamos e  acrescentamos os capítulos até se tornar esse produto final que foi o livro com 77 páginas,  onde  falamos sobre o protocolo de atendimento odontológico a idosos na atenção básica de saúde: saúde para todos. Nós enriquecemos mais ainda o artigo e fizemos as inter-relações da saúde bucal com a saúde sistêmica, principalmente para o segmento na população idosa que sabemos ser um atendimento especial, um atendimento diferenciado e que é na verdade a profissão do futuro: a Odontogeriatria”. Explicou o egresso.

Walder, possui outras pós-graduações pela FACSETE, Uniceuma, mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, e atualmente, é doutorando em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A professora Kátia Veloso, que é mestra em Odontologia, Especialista em Saúde do Idoso e atualmente Doutoranda em Odontologia pela UFMA, fala sobre sua participação como coautora da obra.  “Vários alunos da UFMA vieram fazer essa pós no Florence, ele foi o terceiro que orientei, e esse artigo é o produto final e ficou muito bom. Eu sempre oriento meus alunos que o TCC não deve ficar engavetado, e um tempo depois ele me procurou  e a gente começou a mexer no artigo, depois do convite que, a princípio, seria um capítulo apenas, só que é um trabalho muito bom, a gente atualizou bastante e rendeu essas 77 paginas onde tem tudo que se possa imaginar sobre o atendimento à pessoa idosa na saúde básica. Eu já tinha feito pela UFMA o curso de saúde da pessoa idosa e dou aula aqui de geriatria, e juntou também, o fato de ele ter sido gestor de saúde na cidade de Miranda, já trabalhando a estratégia básica. Como estamos em franco processo de envelhecimento da população mundial e a sociedade em si não está preparada para atender esse contingente do idoso, posso afirmar que foi um convite que veio em uma hora bem pertinente para mostrarmos esse trabalho tão interessante. E em breve, uma cópia do livro será doada à biblioteca do Florence”.

Ao adquirir este livro o comprador tem a possibilidade de escolher em qual idioma deseja recebê-lo, porque a editora realiza a tradução simultânea. A obra está sendo vendida em euros no site: https://www.morebooks.shop/

Objetivando a formação sólida e crítica de discentes, pesquisadores e profissionais da saúde e docência, os Cursos de Pós-graduação do Instituto Florence contam com um corpo docente selecionado – doutores, mestres e especialistas – com formações diversificadas, como: enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, dentistas, que andam em sintonia com os constantes avanços das áreas de sua especialidade. Os cursos são voltados à formação de profissionais eficientes e de conhecimento inovador.

 

Notícias Relacionadas