Curso de Nutrição do Instituto Florence realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno

Curso de Nutrição do Instituto Florence realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno

Em homenagem ao Agosto Dourado (mês dedicado à intensificação das ações de promoção,...
Sem categoria | 26/08/2019
Compartilhe :

Em homenagem ao Agosto Dourado (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno) e ao Dia do Nutricionista,  o Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, está realizando uma campanha de arrecadação de frascos de vidros para armazenamento de leite materno doado.

O leite materno é considerado o alimento padrão a ser ofertado na fase inicial da vida, pois nele encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para o desenvolvimento nesta fase. Além disso, os seus elementos naturais têm a capacidade de proporcionar uma maior proteção contra doenças e infecções aos lactantes. Em virtude destes e outros benefícios, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até os dois anos ou mais.

Porém, em determinadas situações, existe a impossibilidade de a mãe amamentar o seu bebê, como no caso de alguns bebês prematuros, seja por sua incapacidade de sugar ou por apesentarem algum tipo de doença. Evidências científicas comprovam que o leite materno é considerado o melhor alimento para o prematuro, pois possui nutrientes específicos que contribuem para maturação biológica, diminuem a incidência de infecções e favorecem o desenvolvimento cerebral desses bebês.

Em um momento assim, a solidariedade e o carinho de outra mãe lactante poderão fazer diferença na vida do bebê, a partir da doação de leite materno. Esse leite doado supre a necessidade dos bebês prematuros e de baixo peso que se encontram internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), auxiliando em seu desenvolvimento de forma saudável e diminuindo a taxa de mortalidade infantil.

Desta forma, para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe, o Florence alerta para a necessidade da doação desses frascos, muitas vezes jogados fora.  Assim, o objetivo desta campanha de arrecadação é sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno, seja ele diretamente da mãe ou por meio de doação para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil e ainda, desenvolver conhecimento dos alunos e da sociedade civil sobre aleitamento materno. Para um recém-nascido prematuro, um frasco não é simplesmente um frasco, ele pode salvar muitas vidas.

A finalização desta campanha acontecerá no Dia do Nutricionista, 31.08 (sábado), com a realização de uma mesa redonda sobre a temática, onde  as Nutricionistas Mariana Bravim e Nathália Isabella Pavão Pinto Lima, especializadas na área, enriquecerão alunos e convidados com conhecimentos sobre o aleitamento materno exclusivo e complementar.

A meta da campanha é arrecadar 600 potes de vidro, nos pontos de coleta que são:

Instituto Florence de Ensino Superior: Prédio Matriz

Clínica CUIDAR – Nutrição Integrada (Avenida Jerônimo de Albuquerque, sala 125, Pátio Jardins)

Pátio Jardins- Av. Jerônimo de Albuquerque, 25 Alto do Calhau, São Luís
 
Centro Administrativo do Grupo Mateus-  Av. Daniel de la Touche, 73 Vila
Maranhão, São Luís
 
Drogasil Turu – Avenida São Luís Rei de França, 460
 
Drogasil Calhau– Av. dos Holandeses, 1
 
Clínica Elan Vital Centro comercial- Av. Colares Moreira, Lote 3
 
Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão – Avenida Jerônimo de
Albuquerque, 7200- Calhau
 
Escola Diante do Saber – Av. dos Sambaquis, 274 – Calhau
 
Extrafarma Maranhão Novo – Avenida Alcântara Machado, 29- Quadra 13-Maranhão Novo
 
Extrafarma Monte Castelo – Av. Getúlio Vargas, 02 – Monte Castelo
 
 

 

 

Notícias Relacionadas