Curso de Nutrição do Instituto Florence realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno

Sem categoria | 26/08/2019

Em homenagem ao Agosto Dourado (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno) e ao Dia do Nutricionista,  o Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, está realizando uma campanha de arrecadação de frascos de vidros para armazenamento de leite materno doado.

O leite materno é considerado o alimento padrão a ser ofertado na fase inicial da vida, pois nele encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para o desenvolvimento nesta fase. Além disso, os seus elementos naturais têm a capacidade de proporcionar uma maior proteção contra doenças e infecções aos lactantes. Em virtude destes e outros benefícios, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até os dois anos ou mais.

Porém, em determinadas situações, existe a impossibilidade de a mãe amamentar o seu bebê, como no caso de alguns bebês prematuros, seja por sua incapacidade de sugar ou por apesentarem algum tipo de doença. Evidências científicas comprovam que o leite materno é considerado o melhor alimento para o prematuro, pois possui nutrientes específicos que contribuem para maturação biológica, diminuem a incidência de infecções e favorecem o desenvolvimento cerebral desses bebês.

Em um momento assim, a solidariedade e o carinho de outra mãe lactante poderão fazer diferença na vida do bebê, a partir da doação de leite materno. Esse leite doado supre a necessidade dos bebês prematuros e de baixo peso que se encontram internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), auxiliando em seu desenvolvimento de forma saudável e diminuindo a taxa de mortalidade infantil.

Desta forma, para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe, o Florence alerta para a necessidade da doação desses frascos, muitas vezes jogados fora.  Assim, o objetivo desta campanha de arrecadação é sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno, seja ele diretamente da mãe ou por meio de doação para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil e ainda, desenvolver conhecimento dos alunos e da sociedade civil sobre aleitamento materno. Para um recém-nascido prematuro, um frasco não é simplesmente um frasco, ele pode salvar muitas vidas.

A finalização desta campanha acontecerá no Dia do Nutricionista, 31.08 (sábado), com a realização de uma mesa redonda sobre a temática, onde  as Nutricionistas Mariana Bravim e Nathália Isabella Pavão Pinto Lima, especializadas na área, enriquecerão alunos e convidados com conhecimentos sobre o aleitamento materno exclusivo e complementar.

A meta da campanha é arrecadar 600 potes de vidro, nos pontos de coleta que são:

Instituto Florence de Ensino Superior: Prédio Matriz

Clínica CUIDAR – Nutrição Integrada (Avenida Jerônimo de Albuquerque, sala 125, Pátio Jardins)

Pátio Jardins- Av. Jerônimo de Albuquerque, 25 Alto do Calhau, São Luís

Centro Administrativo do Grupo Mateus-  Av. Daniel de la Touche, 73 Vila
Maranhão, São Luís

Drogasil Turu – Avenida São Luís Rei de França, 460

Drogasil Calhau– Av. dos Holandeses, 1

Clínica Elan Vital Centro comercial- Av. Colares Moreira, Lote 3

Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão – Avenida Jerônimo de
Albuquerque, 7200- Calhau

Escola Diante do Saber – Av. dos Sambaquis, 274 – Calhau