Curso de Enfermagem realizará Aula Inaugural sobre Segurança do Paciente e o Impacto na Prática do Cuidar

Sem categoria | 05/03/2020

O Curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino Superior promoverá, na próxima  quinta-feira (12), uma  Aula Inaugural com o tema: “Segurança do Paciente e o Impacto na Prática do Cuidar”, ministrada pela Enfermeira Fabrícia Cavalcante Rocha.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Nas últimas décadas, a segurança do paciente tem se tornado um dos temas mais debatidos na área da saúde, afetando diretamente a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem. Aliás, a segurança do paciente representa um dos maiores desafios para a excelência da qualidade no serviço de saúde, uma vez que as condições de trabalho comprometem a qualidade do cuidado em todo o país, principalmente na Rede Pública de Saúde. Diante disso, é fundamental refletir e debater sobre o papel dos enfermeiros na prestação do cuidado seguro ao paciente.