Participantes ressaltam o sucesso do II FARMAFLORENCE

Foi encerrado dia 21 de novembro o II FARMAFLORENCE. O evento reuniu mais de 300 participantes...
Graduação | 26/11/2009
farma Foi encerrado dia 21 de novembro o II FARMAFLORENCE. O evento reuniu mais de 300 participantes entre profissionais, discentes, docentes de Farmácia e outras áreas da saúde.

Com o tema “O profissional farmacêutico e as dimensões do mercado de trabalho” foi possível observar em diferentes atividades, como conferências, mesa-redonda, momento literário, exposição de painéis e mini-cursos que o INSTITUTO FLORENCE apóia as bases educacionais quando segue os princípios da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. A Solenidade de Abertura, no dia 19, foi marcada pela presença da Drª. Mary Jane Limeira de Oliveira (Presidente do Conselho Regional de Farmácia / MA) que discorreu sobre o tema da Jornada, bem como pela presença do Prof. Msc. Alberes de Siqueira Cavalcanti que fez o lançamento da publicação acadêmica Florence em Revista.

Ao saudar os participantes as coordenadoras do Curso de Farmácia do Instituto Florence, Profª. Msc. Izabel Bogea e Profª. Msc. Viraneide Marques – juntamente com o representante dos docentes Prof. Msc. Rondineli Seba – falaram da importância do evento para a comunidade, uma vez que possibilita o intercâmbio científico entre docentes, discentes e profissionais.

A Profª. Doutoranda Rita Ivana (Diretora Geral do Instituto Florence) deu as boas-vindas aos participantes do evento, destacando o trabalho que o INSTITUTO FLORENCE vem desenvolvendo na formação dos profissionais de saúde, especialmente na área de farmácia.

No dia 20/11 ocorreu o Espaço Literário, iniciado com a conferência e lançamento do livro “Consumo de drogas e outros comportamentos relacionados, 240 perguntas e respostas”, do Dr. Ruy Palhano. Nesse mesmo dia foi instalada a Mesa-redonda “Uso Racional de Medicamentos: estratégias políticas e educativas no Maranhão”, com a participação do Prof. Msc. Luis Henrique Bastos Gonçalves (Instituto Florence), do Farmacêutico Carlos Augusto B. Toledo (Rede de Farmácia Pague Menos) e do Dr. Ronaldo Pereira Filho (Conselheiro Federal de Farmácia). O dia foi encerrado com as apresentações dos trabalhos científicos.

Encerrando o II FARMAFLORENCE no DIA 21/11 o evento contou com a realização de 4 mini-cursos: “Noções básicas em hematologia” com a Profª Msc. Nivânia Camelo; “Manipulação de medicamentos: princípios gerais”, com a Profª. Esp. Michelle Mualem Villas Boas; “A importância do farmacêutico no controle da infecção hospitalar”, com o Prof. Msc. Luís Henrique Bastos Gonçalves e a Profª. Msc. Jeamile Lima Bezerra; “Aplicação da ressonância magnética na identificação de produtos naturais”, com o Prof. Msc. Luiz Mário Silva Silveira.

A solenidade de encerramento contou ainda com a homenagem feita pelo INSTITUTO FLORENCE, na pessoa da Diretora Geral, Profª. Doutoranda Rita Ivana, à coordenadora do Curso de Farmácia Profª. Msc. Izabel Bogea, pelo empenho e brilhantismo na condução da II Jornada FARMAFLORENCE.