15 de Outubro – Dia do Professor

15 de Outubro – Dia do Professor

O Educador Desde a tenra idade, existe um ser mais crescido, mais experiente, mais sabido e mais...
Graduação | 15/10/2010
Compartilhe :

O Educador

Desde a tenra idade, existe um ser mais crescido, mais experiente, mais sabido e mais cheio de regras que nos ajuda a caminhar. Ele nos ensina desde mamar até andar, desde chorar até o não chorar, desde escrever até cantar, desde banhar até compreender… ficamos sabendo como e em quem acreditar, como dizer, como sentir, como ralhar, como perfumar, como fazer, como vestir, como aceitar, como receber…

Aprendemos palavras mágicas, aprendemos os mistérios do mundo, aprendemos para onde vai a água do mar, como a baleia consegue fazer aquele jato d’água acontecer, que as estrelas continuam no céu mesmo quando o dia chega, que sem oxigênio o fogo não pega, que com grande presença de gás carbônico podemos morrer, que a chuva que cai do céu, nasceu do mar, que azul é de menino e que rosa é de menina, que existe um ser transcendente que nos acompanha, basta acreditar e orar…

Nos diplomamos no ABC, no Fundamental, no Médio e no Superior, conseguimos ser doutores, inventores, complexificadores, escritores, poetas, artistas, ou não, com a presença desses e de outros mentores.

Depois de tanto conhecimento, começamos, talvez, a caminhar por conta própria, sabendo que é importante colocar em prática os ensinamentos recebidos, embora às vezes seja necessário ultrapassá-los para o nascer de saberes que contribuirão para a evolução da humanidade, pois é fundamental a compreensão de que o gosto coletivo nem sempre corresponderá ao gosto individual, que a diferença racial não é problema, que o problema não reside no machismo ou no feminismo, mas na falta de racionalidade humana, ou mesmo, sensibilidade, que a divisão econômica é injusta, fazendo inclusive com que não abastados sejam vistos como qualquer coisa…

A caminhada dos educadores é longa e se fez/ faz por terrenos arenosos, por ausência de uma atenção mais digna ofertada pelo sistema à educação, pela falta de respeito da sociedade, apesar do reconhecimento que essa tem sobre a utilidade do educador, pela aparente desunião da classe, pela sobrecarga de atividades, haja vista a empreitada pela sobrevivência no mundo do capital.

Ainda que essa seja a realidade brasileira, educar, desde o braço materno até a diplomação, é, sem dúvida, o lapidar de alma, é o cuidar com técnica, com ciência, com política e com humanidade da vida do outro, é entender que o aprendiz não é um depósito de conhecimento, mas um sujeito que é do mundo, encontra-se no mundo e precisará cuidar do mesmo mundo sob pena de sua inexistência.

Ser professor não pode ser compreendido unitariamente como dom, ser professor deve, sobretudo, ser compreendido como quem faz ciência para humanos, deve ser compreendido como transformação e jamais como reprodução.

A trilha do educador iniciou no mundo grego e foi reeditada por muitas gerações. O seu oficio, certamente, não se perderá com a era da tecnologia, pois educação se faz essencialmente por gente. A sabedoria do mestre da educação será sempre fractus no tempo.

Assim, olhar nos olhos do aprendiz, ouvir a sua palavra, sentir a fragrância da alma faz com que educadores sejam educadores e eternos aprendizes, a fim de que o ciclo não termine, faz com que as metas sejam traçadas e alcançadas, mesmo quando a objetividade nos quer fazer acreditar que não será possível continuar.

Ser educador, enfim, é uma grande missão, é um grande desafio, é andar, às vezes no sentido oposto da mesma via, mas é também o passo seguro para tornar o sistema mais responsável, a sociedade com uma nova visão de educação, grupos mais coesos e mais, verdadeiramente, cidadãos.

Alexsandra Barros (Educadora)

Он выдержал паузу не в припадке собственной значимости, а лишь затем, чтобы подчеркнуть истинный характер неписаного устава КЮРЕ.

воскликнул Мастер Го, соблюдая "Скачать книгу роберта кийосаки"все правила этикета, принятые при испанском дворе.

Тщетно побуждал ректор своего ученика заняться более возвышенными предметами историей, поэзией или богословием Триптолемус "Алёна свиридова скачать песню"Йеллоули упорно придерживался своей собственной линии поведения.

Но самым странным было то, что Земятин не был жестоким человеком.

К тому моменту, когда Толстый Фробишер заканчивает танцевать "Скачать ведь ты мой ангел посланный с небес"чарльстон, его партнерша чувствует себя так, как будто едва живая выбралась из драки.

Однако в настоящих боевых условиях "Учебник налоги и налогообложение скачать бесплатно"этой скорости оказалось маловато, потому что не успел он выдернуть старый магазин, "Скачать на антивирус касперского на 30"как автомат вдруг начал разваливаться и в итоге остался в руках каким-то разобранным на блестящие детали хламом.

Notícias Relacionadas