FUNDADORA DO INSTITUTO FLORENCE CONQUISTA O TÍTULO DE LIVRE DOCENTE DA USP

Graduação | 19/12/2011

A Doutora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, uma das fundadoras do Instituto Florence e atualmente Médica Coordenadora da UTI Cirúrgica e da Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenadora da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Coordenadora da UTI Cardiológica do Sírio Libanês, conquistou o título de Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), uma das universidades mais renomadas no país. Com este reconhecimento, a Drª. Filomena Galas integrará o corpo de Livre docente da disciplina de Anestesiologia da FMUSP.

“Este título consagra toda a minha trajetória como médica e pesquisadora e minha dedicação à Medicina”, declara a Filomena. “Dedico este título também à minha Família, em especial aos meus pais Teresinha e Antônio Ives (in memoriam), pessoas essenciais no meu crescimento e que sempre me deram apoio e estímulo para estudar mais; aos meus pacientes: o zelo pela vida humana foi uma inquietação constante que me motivou na busca de novas alternativas e procedimentos para dar mais conforto e cuidado a eles nos momentos mais difíceis; e ao trabalho comprometido da equipe multiprofissional que integro, com a qual tenho o orgulho de partilhar esse momento especial”, agradece.

No concurso, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, a médica defendeu a tese “Estudo clínico prospectivo e randomizado sobre o efeito do concentrado de fibrinogênio sintético comparado ao crioprecipitado no sangramento perioperatório em cirurgia cardíaca pediátrica”. Este estudo avaliou a eficácia da droga no controle do sangramento após cirurgia cardíaca pediátrica, e assim, minimizou a exposição dos pacientes aos riscos inflamatórios e infecciosos das hemotransfusões.

Este título acadêmico é considerado um dos mais elevado da carreira universitária, mediante concurso público. Concorrem a ele apenas professores doutores que atestam uma qualidade superior na docência e na pesquisa ao longo da carreira profissional.  O livre-docente deve produzir linha de pesquisa própria, coerente e continuada, e exercer a docência nas áreas de graduação e pós-graduação, principalmente, orientando teses de mestrado e/ou doutorado, formando novos pesquisadores.

A tese da Dra. Filomena Galas foi defendida perante a banca de examinadores composta por Prof. Dr. Samir Rasslan (Professor Titular do Departamento de Cirurgia – Disciplinas de Cirurgia Geral e do Trauma da Faculdade de Medicina da USP), Profa. Dra. Glória Maria Braga Potério (Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas), Prof. Dr. Irimar de Paula Posso (professor associado da Universidade de São Paulo e professor titular da Universidade de Taubaté), Prof. Dr. Luiz Antonio Vane (Professor Titular do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP) e Prof. Dr. Gaspar de Jesus Lopes Filho (Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo).

A defesa da tese foi uma das mais prestigiadas nos últimos 10 anos da FMUSP e contou com a presença especial de inúmeras autoridades e personalidades da Medicina brasileira como o ex-ministro da Saúde, Dr. Adib Jatene; o Diretor da Faculdade de Medicina da USP, Dr. José Otávio Costa Auler Jr; o Prof. Titular da FMUSP pelo Departamento de Cardiopneumologia, Dr. Roberto Kalil Filho; o professor emérito da FMUSP, Dr. Sérgio de Oliveira; a Diretora do Departamento de Paciente Crítico do InCor/HC-FMUSP, a Dra. Ludmila Hajjar; as Enfermeira Diretora da Enfermagem do InCor do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dra. Jurema Palomo; além de outros notáveis médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, secretários, funcionários e amigos.

Além deste título, a Dra. Filomena Galas, que tem uma vida inteira dedicada à pesquisa, já havia se consagrado uma grande pesquisadora brasileira com a publicação, em outubro de 2011, do seu artigo “Requisitos para transfusão após Cirurgia Cardíaca” na Revista “Journal of the American Medical Association”, uma das revistas mais conceituadas e de maior relevância para a Medicina no cenário mundial.

Currículo Filomena Barbosa Gomes Galas

Formada em Medicina, pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre e Doutora em Medicina na área de Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com inúmeras especializações em medicina intensiva e anestesia para cirurgia cardiovascular e torácica. Atualmente é Supervisora da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica e do Serviço de Anestesiologia do INCOR – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Coordenadora e Anestesiologista da UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês. Membro da Comissão Científica da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva – SOPATI, Membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Presidente da Comissão Pós-Operatório de Cirurgia Cardiovascular, na Divisão de Pesquisa da Associação de Medicina Intensiva (AMIB) e Fundadora do Instituto Florence de Ensino.