ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO APROVAM METODOLOGIA DE ENSINO DO INSTITUTO FLORENCE

Graduação | 04/02/2012

O Instituto Florence, tendo em vista o aprimoramento acadêmico e a correlação das demandas sociais, trabalha com estudos de caso, iniciação científica e extensão para concretizar o Currículo do Curso de Direito. Dessa forma, promove a formação dos alunos para os desafios profissionais com atividades metodológicas diversas como simulados e nivelamentos.

Para a Coordenadora do Curso de Direito, Profª Alyne Mendes Caldas, o simulado é uma excelente atividade para avaliar o desempenho e aprendizado dos alunos. “São detalhes que fazem a diferença. Com essas atividades, nós percebemos a sua evolução acadêmica, bem como uma maior interação com o Curso”, avalia. “Os professores tem contribuído de forma significativa nesse processo e essa parceria é fundamental para manter o aluno motivado. Por isso, procuramos trabalhar todo o conteúdo de forma contextualizada, com estudos de casos, para que o aluno desde já faça associação entre teoria e prática”.

“Destaco também que o simulado foi bom para avaliar o conhecimento do aluno e o próprio ensino da Faculdade, observar se a metodologia de ensino utilizada foi adequada e o nível das questões trabalhadas em sala de aula”, fala o aluno Eduardo Melo. “Na minha avaliação, a Faculdade tem de fato um diferencial na qualidade do ensino, na didática dos professores e acho que o bom resultado dos alunos no simulado é reflexo disso”, conclui.

“Os Simulados funcionam como uma preparação do aluno para a prova da OAB. Portanto, aplicamos os mesmos procedimentos utilizados no exame como publicação de edital, preenchimento de gabarito e nível de complexidade das questões. Então, desde o primeiro período, iniciamos os alunos nesse processo, para estarem preparados e superar esses obstáculos com mais facilidade. É também um estímulo para o aluno revisar todo o conteúdo dado durante o semestre”, explica a Profª. Alyne.

Sérgio Roberto Ribeiro, que conquistou o primeiro lugar no último simulado e que já está no 2º período aprovou o seu desempenho. “Gostei da experiência e avalio o processo de forma positiva. É também uma prova do compromisso da Instituição com a nossa formação profissional”, avalia. “E para nós enquanto alunos é um passo a frente, porque quando formos prestar o exame da OAB já estaremos mais tranquilos”, comenta.

Além disso, o Instituto Florence tem cumprido a sua função social quanto a oferta de nivelamento acadêmico. “O projeto, realizado semestralmente, é mais uma ferramenta de superação das limitações curriculares trazidas pelo aluno desde a Educação Básica, sendo ofertado na área de conhecimento Língua Portuguesa”, explica a coordenadora do Coordenação de Apoio Pedagógico aos Discentes e Docentes, Profª. Alexsandra Barros.

A formação acadêmica de qualidade é um compromisso do Instituto Florence para permitir aos discentes espaços de atuação mais diferenciados no mercado de trabalho. “O Direito tem grande leque de atuação e está em expansão para todas as áreas, inclusive, existem muitos ramos poucos explorados, como o Direito em Saúde. O mercado tem oportunidades e os profissionais competentes é que vão ter espaços garantidos e queremos ver os nossos alunos ocupando essas posições”, afirma Alyne Caldas.

“Para o este semestre vamos ampliar os simulados, nivelamentos, minicursos para o aprimoramento da formação deles e fazer visitas técnicas a órgãos para vivenciar a realidade do Direito”, anuncia a Diretora Acadêmica, Profª Fátima Garcez. “A nossa meta é o sucesso profissional dos alunos e para isso investimos em uma formação completa, que possibilite amplo conhecimento da sua atuação profissional. Ressaltamos que os alunos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia trabalham nesta mesma perspectiva metodológica e os resultados preliminares estão sendo excelentes, prova disso é o sucesso dos egressos no mercado de trabalho”, aponta.