FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM

Graduação | 04/02/2012

É nessa perspectiva que o Instituto Florence de Ensino constrói a formação acadêmica dos profissionais da Enfermagem, com o olhar de que é preciso estar preparado para as mais diversas situações.

“A minha graduação no Instituto Florence foi ótima. Valeu a pena o investimento. Aprendi muito e pude enriquecer meu cotidiano profissional com novas experiências, tive excelente professores e assistência direcionada”, elogia a egressa Francineth de Jesus, Enfermeira no Hospital Getúlio Vargas, pela Secretaria Estadual de Saúde.Além disso, a participação nos grupos de pesquisa da Faculdade sobre doenças infecto-contagiosa foi um diferencial. Hoje trabalho com esse tema e aplico todo o meu conhecimento. Me sinto realizada”.

Assim, o Curso de Enfermagem do Instituto Florence tem vários diferenciais, conforme aponta o Coordenador de Estágio, Prof. Luís Fernando Bógea. “Desde o início da graduação, os alunos têm contato com os campos de prática, onde suas habilidades para o desenvolvimento da profissão são aprimoradas”, destaca o professor. “É uma forma de aliar teoria e prática e, também, de inserir-los em programas de iniciação científica e ligas acadêmicas, para ter contato com o mundo da pesquisa científica”, aponta.

“Além disso, como apoio ao aprendizado os alunos dispõe de um excelente suporte pedagógico como laboratórios com equipamentos de alta qualidade. Inclusive a Faculdade oferece à comunidade acadêmica um centro cirúrgico, com central de material, e UTI neonatal, onde o aluno pode aprender a manusear toda aparelhagem contida nesses ambientes, e a biblioteca que semestralmente é atualizada”, chama a atenção o Coordenador Adjunto, Prof. Daniel Lemos.

A participação em comunidades é outro diferencial. “Como parte das atividades de extensão, os alunos tem intensa vivência nas comunidades do entorno da Faculdade como a Camboa e o Jaracaty”, explica Daniel Lemos. “É uma experiência muito rica, onde o aluno lida com este contato direto com a população, algo que faz da rotina do profissional da enfermagem, acompanhados dos supervisores nas áreas de Saúde da mulher, da criança e adulto e idoso”, ressalta.

Mais que um ensino de qualidade é necessário um acompanhamento constante deste aluno para avaliar se ele está conseguindo apreender todo o conhecimento transmitido em sala de aula. “Aqui o acompanhamento e a acolhida dos alunos é uma constante, por isso a Faculdade conta com um núcleo que auxilia os discentes no processo de aprendizagem”, ressalta a Diretora Acadêmica, Profª. Fátima Garcez. “E da mesma forma, o núcleo acompanha os professores para identificar qual o melhor e mais adequado método de ensino para cada conteúdo, por isso o investimento em programas de formação continuada e de nivelamento para os alunos”, ressalta

Para o primeiro semestre de 2012, novos projetos serão apresentados aos alunos. “Neste ano, podemos destacar a implantação dos ambulatórios de cuidados, em breve com atendimento para a comunidade em geral e ofertando toda a rede de serviços básicos, assim como a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios e novas parcerias com instituições de forma que o aluno tenha mais opções e oportunidades para a prática de estágios”, comentou o coordenador adjunto.

“O reflexo de todo este trabalho, desenvolvido com muito carinho, é a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho, principalmente no Estado do Maranhão, onde em quase todos os municípios você encontra um egresso do Instituto Florence, seja dos Cursos Técnicos ou da Graduação. Em São Luís, por exemplo, em todos os hospitais de grande porte da rede pública ou privada identificamos nossos egressos prestando Assistência de Enfermagem diferenciada”, afirma a Diretora Geral e Enfermeira, profª. Rita Ivana Barbosa Gomes. “Essa é a nossa maior alegria: formar profissionais que cuidem da saúde de forma integral, realçando o aspecto maior que é a humanização do atendimento”, acrescenta.

Matéria publicada no Jornal Pequeno – Dia 29.01.2012