Instituto Anjos da Enfermagem apresentam Novos Voluntários

Graduação | 18/06/2012

Implantado no Maranhão em 2008, o “Programa Anjos da Enfermagem: educação em saúde por meio do lúdico” visa prestar assistência às crianças com câncer. Para isso, acadêmicos voluntários do Curso de Enfermagem do Instituto Florence e Universidade Ceuma fantasiados de anjos se desdobram para dar carinho, atenção e amor às crianças da Pediatria do Hospital Aldenora Belo e Casa de Apoio Criança Feliz em atividades semanais e campanhas mensais como forma de auxiliar no tratamento.

Esta semana, após dois dias de intenso trabalho entre avaliações, testes de audição, oficinas e palestras, o Programa Anjos da Enfermagem tem novos componentes. Dos 46 inscritos, apenas 16 foram aprovados entre membros efetivos e suplentes, a equipe selecionada realizará os trabalhos pelo prazo de um ano no hospital parceiro do programa. A comissão de avaliação teve a participação do representante do Instituto Anjos da Enfermagem, Lucas, da coordenadora estadual, enfermeira Leandra Márcia Ribeiro, e dos coordenadores locais, professores Kheila Azevedo Passos (Universidade Ceuma) e Luís Fernando Bogéa Pereira (Instituto Florence).

Assim, os novos integrantes dos Anjos da Enfermagem no Maranhão são os acadêmicos Allana Petrucya Costa Serra, Adrianna Silva Serra, Átilla Mary Almeida Elias, Beatriz de Jesus Sodré Durans, Letícia Alves de Carvalho Silva, Pedro Ciro Carvalho dos Santos, Raimundo Guilherme Mesquita Silva e Wylana Patrícia Cardozo Souza como Anjos efetivos. Os suplentes são Erbeth Einstein Silva Pinheiro, Gilnara Vieira Pedrosa, Jullié da Silva Martins, Larissa de Mesquita Sousa, Loyze Silva Kzam, Maria Valdeslânia Keuly Lima da Silva, Mayara Pollyne Nunes Gomes e Suzanne Pereira Castro.

O enfermeiro e professor Luís Fernando Bógea afirmou que ser um Anjo da Enfermagem é uma experiência enriquecedora. “Um aluno que participa de um projeto como esse tem um diferencial na sua vida pessoal e profissional. Além do amadurecimento, o participante cresce porque lida com situações extremas como a morte, às vezes, em que necessita dar apoio aos familiares também. São aprendizados extra sala de aula, que apenas um projeto de extensão como esse pode proporcionar”, completou.

Para a acadêmica Allana Petrucya, a Anjinha Pelúcia, “ser anjo é um sentimento maravilhoso. A nossa expectativa é transmitir o máximo de alegria, amor, carinho para aliviar as dificuldades do tratamento”, revelou. Raimundo Guilherme, o Anjinho Rabicó, afirma que a melhor retribuição é o sorriso de uma criança. “O mais importante para nós Anjos é fazer essas crianças felizes e sentir que elas estão retribuindo esse carinho nos incentiva mais a continuar o nosso trabalho”.

Desse trabalho, os bons frutos começam a aparecer. A coordenadora estadual dos Anjos da Enfermagem e egressa do Instituto Florence, enfermeira Leandra Márcia, é um exemplo. “Eu participei da primeira equipe dos anjos, como suplente. Mesmo assim acompanhei de perto todas as atividades e sempre admirei todo o trabalho desenvolvido pelos Anjos da Enfermagem. Hoje, como Coordenadora, estou muito feliz pela missão que recebi de dar continuidade a esse projeto com seriedade e amor às crianças com câncer”, disse.

“Para o Instituto Florence é uma honra participar dos Anjos da Enfermagem. O Programa tem nosso total apoio desde o primeiro momento em que fomos convidados a integrá-lo e hoje é um dos nossos orgulhos, além de ser um o maior Projeto de Responsabilidade Social da Enfermagem Brasileira”, ressaltou a diretora-geral do Instituto Florence, a professora Rita Ivana Barbosa Gomes.

O Programa é uma iniciativa do Centro de Apoio a Criança com Câncer – Instituto Anjos da Enfermagem, localizado no Ceará. No Maranhão, o projeto é abraçado por quatro parceiros Instituto Florence, Universidade Ceuma, Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA) – e Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo (Imoab). A ação é um dos destaques da Enfermagem Brasileira.

Fonte: Matéria veiculada no Jornal Pequeno – Edição de 17.06.2012.