Curso de Farmácia realiza sua 9° jornada acadêmica debatendo a atenção do Farmacêutico no cuidar do paciente

Curso de Farmácia realiza sua 9° jornada acadêmica debatendo a atenção do Farmacêutico no cuidar do paciente

Nos dia 22 e 23 de setembro, o Centro Acadêmico de Farmácia Garibaldi de Carvalho Filho, do Curso...
Notícias Gerais | 26/09/2016
Compartilhe :

foto-farmaflorence-2foto-farmaflorence-3foto-farmaflorence-4foto-farmaflorence-1

img_2224

img_2257Nos dia 22 e 23 de setembro, o Centro Acadêmico de Farmácia Garibaldi de Carvalho Filho, do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou a sua tradicional jornada acadêmico-científica – FarmaFlorence, no auditório do Instituto Florence . Em sua 9ª edição, o evento discutiu a temática  “A Farmácia Clínica: A Atenção do Farmacêutico no cuidar do paciente”.

O objetivo foi apresentar uma visão geral da profissão na cidade de São Luís, abrangendo conhecimentos a nível nacional, buscando a integração entre acadêmicos, técnicos e profissionais com o intuito de mostrar oportunidades existentes e assim possibilitar a sua inclusão, apontando caminhos e atualizando conhecimentos.  O 9° FarmaFlorence se dispôs a ser um instrumento de orientação a todos os estudantes, professores, profissionais e outros interessados em áreas afins, além de propor a discussão das bases científicas, tecnológicas e humanistas que compõem o cotidiano do farmacêutico contemporâneo.

O Coordenador do Curso de Farmácia do Florence e organizador do evento, professor Luiz Fernando Ramos, iniciou a sua fala de encerramento citando nominalmente alunos, coordenadores, professores, e toda diretoria do Florence, que possibilitaram a realização de mais uma edição do FarmaFlorence . “Agradeço também aos palestrantes e participantes que se dispuseram a estar com a gente nesses dois dias, refletindo e discutindo ativamente sobre esses aspectos da nossa profissão, na luta incansável pelo engrandecimento da mesma e aos apoiadores que deram suporte ao evento.” Frisou o coordenador.

O FarmaFlorence contou com diversas palestras, mesas redondas e workshops, com profissionais, destacando a importância do que é ser farmacêutico para a sociedade e a situação atual da legislação vigente no Brasil, com as novas aprovações que aconteceram no Congresso Nacional e no Conselho Federal de Farmácia nos últimos dois anos.

O palestrante Profº. Dr. Patrick Cruz, do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), destacou a importância do evento, dos temas debatidos, da participação ativa do público e da importante iniciativa da faculdade em promover o encontro  “Saio daqui muito satisfeito, depois de conhecer toda a estrutura do Florence, que tem como foco a qualidade do ensino, investindo em eventos como este, que visa a valorização do profissional no desenvolvimento de suas habilidades clínicas. Eventos como este, estimulam os alunos a entrar neste movimento da farmácia clínica, atendendo a demanda da sociedade, em um acompanhamento do uso correto de medicamentos”. Enfatizou o palestrante.

A participação da Profª. Drª. Ana Cristina Lo Prete, das Universidades São Judas e Guarulhos,  foi destaque nesta nona edição da jornada, com  sua presença em palestras, workshop e mesas redondas. “Foi um enorme prazer vir ao Maranhão a convite da instituição Florence, que eu já sabia ser conhecida e respeitada dentro e fora do Estado e também ver a interação dos participantes em temas tão importantes pra  nossa profissão.  É necessário estar atento nessa relação mais próxima com o paciente, sabendo observar suas necessidades, detectando o que mais o incomoda e assim, poder ajudá-lo da melhor forma possível”. Salientou a palestrante.

As pesquisas acadêmico-científicas também foram destaques no evento. Nessa edição, os melhores trabalhos nas modalidades de painel foram premiados com certificados, além da publicação nos anais eletrônico no site do evento.

Na oportunidade, a diretora geral do Instituto Florence, Rita Ivana Barbosa Gomes, parabenizou a todos aqueles que desenvolveram um trabalho incansável na realização do 9° FarmaFlorence. “Temos certeza que daqui sairão profissionais competentes, éticos e capazes de mudar realidades adversas onde quer que estejam, buscando infinitas possibilidades de atuação profissional, com unidade e autonomia”. A diretora finalizou a sua fala agradecendo a escolha dos alunos pelo Instituto Florence.

o 9° FarmaFlorence teve o apoio dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia, do Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão e da ProfLab.

Durante o evento, ainda aconteceu a  apresentação da nova diretoria do Centro Acadêmico do Curso de Farmácia, para a gestão do ano de 2017, feita pelo atual diretor do C.A, o estudante do 10º período de Farmácia, Luthian Melo Colares, que se mostrou agradecido pelo trabalho realizado por toda a diretoria, em sua gestão. “Foi um orgulho e prazer imensos fazer parte da diretoria do Centro Acadêmico, Garibaldi de Carvalho Filho, nesta gestão de 2016. Quero agradecer a cada um dos colegas, que estiveram comigo na organização de mais um FarmaFlorence. Agradeço também ao Florence por todo o apoio para a realização do encontro, ao meu coordenador, Professor Luiz Fernando, que é um exemplo pra mim, e quero também, desejar muita sorte para a nova diretoria.” Finalizou o aluno.

Trabalhos Premiados

Apresentação Painel

– 1º Lugar:  “Avaliação do Perfil dos Doadores de Sangue nas Coletas Realizadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão- Hemomar  no Período de 2013 a 2015.”

Autoria: Victor Ribeiro Borgneth, Gabriel Ribeiro Borgneth, Cleiniane Santos Carvalho, Dhavilla Caroline da Silva de Melo, Claudia Santos Souza e Luciano Mamede Freitas Junior.

Orientador: Profº. Me. Luciano Mamede

– 1º Lugar: “Estudo Epidemiológico da Leptospirose Humana em São Luis-MA de 2010 a 2014.”

Autoria: Luis Artur Ferreira de Sousa, Camila Arguelo Biberg e Nayana Viana Moraes.

Orientador: Profª Ma. Camila Biberg

– 2º Lugar: “Avaliação da Composição Química do Mesocarpo de Babaçu (Orbignya Oleifera) In Natura no Município de Raposa-MA.”

Autoria: Lucy Rose de Maria Oliveira, Angela Maria Correa Mouzinho Santos, Kiara Janda Ferreira Sudre e Sarah Iris Amaral Menezes.

Orientador: Profª Ma. Lucy Rose Oliveira

– 3º Lugar: “Análise Epidemiológica da Coinfecção Tuberculose/ HIV em São Luís –MA, de 2009 a 2012.”

Autoria: Aline Barros Coelho, Victor Ribeiro Borgneth, Dhavilla Caroline da Silva Melo e Camila Arguelo Biberg.

Orientador: Profª. Ma. Camila Biberg

 

Notícias Relacionadas