Nossa História

Atuando desde fevereiro de 2000, o Instituto Florence de Ensino, promove serviços voltados para a socialização do conhecimento científico, contribuindo na qualificação e requalificação profissional da população maranhense no âmbito do ensino técnico, graduação e pós-graduação. Localizado no Centro Histórico de São Luís/MA, o Instituto presta serviços educacionais tendo como princípio educar com responsabilidade social e, dessa forma, já lançou no mundo produtivo cerca de 15.000 profissionais.

O Instituto Florence de Ensino é gerenciado pela família Barbosa Gomes. Tem como fundadora e Diretora Geral a Enfermeira e Professora Rita Ivana Barbosa Gomes, Docente e Pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde/Escola Nacional de Saúde Pública, Especialista em Saúde Pública com Concentração em Gerenciamento de Programas Comunitários de Saúde/UFMA, Mestre em Saúde e Ambiente/UFMA e Doutora em Saúde Coletiva/UFMA, tendo como linha de pesquisa o estudo do uso de drogas por jovens estudantes.

Com vasto currículo acadêmico e profissional, reconhecido espírito empreendedor e atenta as demandas sociais e profissionais da população maranhense, a Diretora Geral do Instituto Florence tem marcado a história da educação profissional no nosso Estado, por incluir socialmente jovens e adultos no mundo do trabalho.

O Florence iniciou sua história de sucesso com a sua primeira turma do curso técnico em Enfermagem e, desde então, vem ampliando os serviços prestados à sociedade maranhense.  O reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelo Instituto pode ser evidenciado quando o mesmo foi selecionado pelo Ministério da Saúde, através de licitação internacional, para executar o PROFAE, um programa de formação voltado para qualificação de Auxiliares de Enfermagem, que se constituiu a maior referência de formação de recursos humanos em Saúde do mundo. Neste sentido o Instituto provou estar entre as melhores escolas de enfermagem do estado do Maranhão, sendo consagrado em primeiro lugar, por apresentar um projeto pedagógico de excelência para qualificação de técnicos de Enfermagem, no processo licitatório do Ministério da Saúde, em 2008.

 

Coroando essa trajetória de sucesso o Instituto obtêm, em 2006, a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação, autorizados por meio da portaria de nº. 1764/06, e em 2007 inicia suas atividades com a 1ª turma dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia, que vem se constituindo referência no ensino em Saúde.

Em 2008, iniciou a oferta de cursos de Pós-graduação tendo como foco as duas áreas compreendidas como estratégicas para o bem estar do indivíduo e do cidadão – educação e saúde.

A partir de 2010, pleiteou a autorização dos Cursos de Graduação em Odontologia e Direito junto ao Ministério da Educação, obtendo excelentes conceitos na avaliação do MEC para funcionamento do cursos, a partir de 2011.

Missão

Gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios ético-humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade, especialmente a maranhense, a partir de um ambiente acadêmico que harmonize a qualificação técnica, a cidadania, a competitividade e a inovação.

Visão

Consolidar-se como instituição referenciada nacionalmente pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, na formação profissional diferenciada, na eficiência da gestão de seus processos internos, na solidez de suas parcerias e por sua harmoniosa integração no desenvolvimento da sociedade.