Monitoria

O que é Monitoria Acadêmica?

A monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade de ensino desenvolvidas pelo estudante sob a orientação de um professor, oportunizando a integração do aluno com a vida acadêmica, aliando a aprendizagem à prática docente.
Nesse sentido, os monitores realizam, sob supervisão docente, atividades como:

  • fichamento de livros e/ou capítulos de livros sugeridos pelo professor-orientador;
  • pesquisa bibliográfica e orientação dos alunos acerca do acervo existente na biblioteca objeto de estudo da disciplina;
  • levantamento bibliográfico em revistas especializadas acerca da matéria estudada;
  • acompanhamento durante as aulas teóricas;
  • atividade de plantão de dúvidas sobre as matérias da disciplina;
  • acompanhamento durante as aulas práticas;
  • estudo e apresentação de casos concretos em sala de aula, sob supervisão do professor-orientador;
  • apresentação oral ou seminário sobre matéria da disciplina, sob supervisão do professor-orientador;
  • visualização de filmes relacionados à disciplina indicados pelo professor-orientador;
  • participação em eventos científicos relacionados com a área objeto da monitoria;
  • publicação de trabalhos teórico-práticos referentes à atuação na monitoria;
  • pesquisa jurisprudencial acerca de decisões recentes sobre as matérias estudadas;
  • pesquisa na literatura estrangeira sobre as matérias estudadas;
  • pesquisa de temas atuais e relevantes que despertem o interesse do aluno e propositura de debates sobre a matéria;
  • participação em reuniões periódicas com o professor-orientador para avaliação das atividades de monitoria.

Objetivos da Monitoria Acadêmica:

  • Estimular a participação de alunos dos cursos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade;
  • Propiciar ao aluno monitor a possibilidade de otimizar o seu potencial acadêmico e despertar o interesse pela carreira docente;
  • Oferecer ao aluno que manifeste potencialidade para a docência e/ou investigação científica a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar-se, consolidando seu progresso científico;
  • Assegurar oportunidade de cooperação mútua do corpo discente e docente;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, impulsionando o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos;
  • Estimular o corpo discente na participação em grupos de estudos e pesquisas, projetos de pesquisa e projetos de extensão no âmbito da disciplina.
Atribuições do Professor Orientador da Disciplina:
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  • Elaborar o Plano de Trabalho a ser desenvolvido, contendo as atividades que serão executadas pelo monitor;
  • Orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;
  • Orientar/capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;
  • Promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina;
  • Promover reuniões para troca de experiências entre o monitor e o professor;
  • Avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor;
  • Acompanhar a freqüência do monitor;
  • Acompanhar a redação do relatório semestral das atividades desenvolvidas e assiná-lo juntamente com o monitor.

Atribuições do Aluno Monitor:

  • Cumprir 04 (quatro) horas semanais de atividades de monitoria;
  • Executar suas atividades de monitoria, conforme Plano de Trabalho, auxiliado pelo professor orientador;
  • Auxiliar os alunos na realização de trabalhos teórico-práticos; esclarecer dúvidas sobre conteúdos estudados e outras atividades de natureza similar sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência;
  • Ter comprometimento com os objetivos da monitoria, ser assíduo, pontual e responsável nas atividades executadas;
  • Entregar relatório semestral das atividades de forma protocolada à Coordenação de Pesquisa e Extensão, dentro do prazo estabelecido por Edital, devidamente assinado pelo monitor e professor orientador.

Vedações ao Aluno Monitor:

  • Substituir o professor em sala de aula;
  • Atribuir nota em trabalhos e provas de alunos;
  • Realizar o registro de freqüência e dos conteúdos no diário de classe, e as de caráter administrativo.

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo do Programa Institucional de Monitoria Acadêmica é realizado semestralmente através de Edital amplamente divulgado à comunidade acadêmica.

Modalidades de Monitores:

O Programa de Monitoria Acadêmica do IFES contempla duas modalidades:
a – Monitores Bolsistas: aqueles que recebem bolsa mensal de R$ 100,00 (cem reais), a título de incentivo pelas atividades desenvolvidas na monitoria, a ser custeada pela Instituição.

b – Monitores Voluntários: aqueles que não recebem bolsa pelas atividades de monitoria acadêmica.
Os classificados e aprovados dentre o quantitativo de bolsas de monitoria disponibilizadas para cada curso, serão denominados de Monitores Bolsistas e os demais de Monitores Voluntários, os quais terão atribuições e deveres idênticos.

Atenção!

  • O exercício da monitoria é realizado em turno diverso daquele em que o aluno está regularmente matriculado. Por exemplo: se o aluno está matriculado no turno matutino, este deve se candidatar para disciplina de monitoria no turno noturno.
  • A monitoria não gera vínculo empregatício com o Instituto Florence de
    Ensino Superior e é exercida sob a orientação de um professor, vedada a
    utilização do monitor para ministrar aulas teóricas e/ou práticas correspondentes a carga horária regular da disciplina.
  • O aluno será avaliado durante as atividades de monitoria acadêmica, de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, cumprimento das atividades designadas e cumprimento do prazo de entrega do relatório semestral. Caso seja observado pelo professor orientador, o não preenchimento de algum dos critérios supracitados, o professor entrará imediatamente em contato com a Coordenação de Pesquisa e Extensão.

Anexos: