É comum que as pessoas fiquem confusas ao começar um curso de graduação. Nem sempre elas estão bem-informadas sobre como uma determinada área de estudo pode influenciar a nossa vida profissional.

No entanto, essa é uma dúvida frequente entre os vestibulandos. O recomendado para esses estudantes é ter atenção ao mercado de trabalho, assim como as oportunidades que podem surgir.

O que fazer para trabalhar com os animais?

 A Medicina Veterinária é o curso certo para você. Saiba mais neste e-book especial sobre o assunto.

Da mesma forma como os outros cursos do setor das ciências da saúde, há muitas áreas da veterinária para se especializar. Vamos conferir quais são as principais modalidades? Descubra a seguir!

Quais as vantagens de investir nas áreas da veterinária?

Talvez você não saiba, mas o setor veterinário é um dos que mais cresce no Brasil. A prova disso está no aumento na demanda por especialistas no setor veterinário nos últimos anos, de acordo com informações do Instituto Pet Brasil.

Existem alguns motivos que são a causa dessa profissão ser tão requisitada por estudantes. Claro que o amor pelos animais está envolvido, mas quem deseja atuar nesse segmento também busca oportunidades estáveis para alcançar seus sonhos e objetivos.

Estamos falando de futuros promissores para esses indivíduos. Eles vão poder transformar vidas, experienciar momentos importantes e ter uma carreira de sucesso.

Crescimento de oportunidades no mercado de trabalho

Como existem diferentes modalidades, é preciso ter muitos profissionais qualificados para cobrir todas as vagas disponíveis.

Embora essa seja uma profissão desafiadora, entrar nesse mercado de trabalho pode ser mais fácil do que você imagina.

Estamos nos referindo a um curso que envolve temas importantes relacionados à preservação da vida. Não somente esse, mas também ética, emocional e habilidades físicas. Ou seja, o campo veterinário requer um alto potencial dos médicos.

Campos de trabalhos com localizações diferentes

Um dos maiores destaque da pessoa formada em Medicina Veterinária está nas possibilidades de vagas de emprego. Existem muitas áreas da veterinária, cada uma com um foco diferente para atuar em lugares distintos.

Esse profissional pode trabalhar em muitos lugares, desde clínicas a fazendas. Talvez até ocupar um cargo importante em uma grande empresa de preservação animal ou em uma ONG.

Por ser um curso de graduação, caso os alunos recém-formados tenham interesse na licenciatura, ainda podem trabalhar como professor.

Outros preferem abrir a própria clínica. E, caso seja necessário, montar uma equipe de trabalho.

Quais as principais áreas da veterinária?

Agora que já sabemos que há diversas áreas da veterinária que podem ser exercidas por estudantes com diploma, vamos conhecer quais são?

Separamos as modalidades mais relevantes nos tópicos a seguir. Boa leitura!

1. Clínica

A clínica é, provavelmente, a modalidade mais conhecida por estar presente em muitas cidades. Estamos nos referindo aos médicos que trabalham em clínicas veterinárias, realizando atendimentos em animais de pequeno, médio ou grande porte.

2. Cirúrgica

Diferentemente da clínica, a área cirúrgica vai além das consultas de rotina. O profissional pode exercer cirurgias em diversos animais, como cães, gatos, peixes e espécies selvagens. Essas operações somente podem ser feitas por médicos com tal especialidade.

áreas da veterinária clínica

3. Produção animal

Essa área da veterinária costuma estar relacionada à reprodução ou à pecuária. Os profissionais buscam maneiras de tornar os animais mais saudáveis e aumentar a produção de produtos de origem animal.

4. Laboratorial

Essa é uma das áreas da veterinária muito reconhecidas no campo, bem como na cidade. As clínicas veterinárias e as grandes indústrias de agronegócio que lidam com animais precisam dos profissionais com essa especialização.

Os profissionais realizam exames, análises em produtos de origem animal e pesquisam problemas que estejam afetando o bem-estar dos animais.

5. Consultoria

Os pesquisadores veterinários que trabalham com consultoria sempre pensam no futuro. Eles acompanham pesquisas em diversos lugares do país, propondo sugestões ecológicas e sustentáveis, que preservem o meio ambiente.

6. Pesquisa

As áreas da ciência da saúde se modernizam continuamente, da mesma forma como as tecnologias surgem cada vez mais modernas.

No caso desses profissionais veterinários, eles seguem no meio acadêmico realizando buscas para tornar a sua função ainda mais importante.

Essas pessoas podem até acompanhar estudos de cura de doenças e outras condições que afetem a vida dos animais. É uma das áreas da veterinária que são transformadoras para os pesquisadores e para toda a sociedade.

Como se tornar um médico veterinário?

O essencial para se tornar um médico veterinário é investir na educação superior. Estar matriculado no curso de veterinário em uma faculdade renomada é de suma importância para ser um profissional de sucesso.

Claro que a instituição de ensino escolhida deve estar conscientizada sobre os valores dessa profissão.

Como este é um curso que envolve habilidades físicas, a faculdade precisa disponibilizar aulas teóricas e práticas para os graduandos.

Após alguns anos na graduação, adquirindo experiências memoráveis para toda a vida, os alunos concluem o curso. Sendo assim, recebem o diploma de nível superior do curso de Medicina Veterinária.

Embora essa seja uma documentação imprescindível para começar a trabalhar em uma das áreas da veterinária, há um registro importante a ser feito.

Somente os profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do seu estado têm o direito de exercer a sua função.

Após conseguir esse documento, o indivíduo está disponível para trabalhar de diversas formas, em fábricas, fazendas, de maneira autônoma ou em clínicas veterinárias.

É surpreendente como esse curso de graduação pode abrir tantas portas para o futuro dos estudantes, não é mesmo? 

Essas áreas da veterinária provam que há muitas possibilidades para os futuros profissionais que pretendem seguir carreira nesse setor em ascensão.

Esperamos que tenha gostado do texto. Se você pretende ser estudante de veterinária, precisa estar consciente acerca das possibilidades no mercado de trabalho.

Aproveite que está em nosso blog e conheça o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence!

Compartilhe: