O dia do nutricionista é celebrado em 31 de Agosto. A data serve para lembrarmos dessa importante profissão da área da saúde que vai muito além de prescrever dietas para emagrecimento.

Quer saber mais sobre a área da Nutrição e sobre a celebração do dia do nutricionista? Então, prossiga lendo! Preparamos um conteúdo pra lá de interessante sobre o assunto!

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

Dia do nutricionista: conheça a origem e a importância da data

Como comentamos, o dia do nutricionista é comemorado em 31 de Agosto. Essa data foi escolhida por ter sido nela, em 1949, a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro.

Essa associação foi criada com o objetivo de melhorar os estudos sobre a alimentação e demais segmentos da Nutrição em nosso país.

Anos depois, a ABN cresceu e se tornou a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

A importância da profissão e as contribuições no nutricionista na sociedade

O primeiro curso superior em Nutrição do Brasil foi criado em 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

A profissão de nutricionista, porém, só foi regulamentada anos depois, em 24 de abril de 1967.

Atualmente, os nutricionistas contribuem muito para a saúde da população. Os profissionais podem atender em consultórios particulares, em hospitais e clínicas, em restaurantes e também na indústria de alimentos.

O objetivo do trabalho do nutricionista é promover entre as pessoas uma alimentação de qualidade, o que resulta em uma melhor absorção de nutrientes pelo corpo e uma melhor condição de vida.

No dia do nutricionista, conheça 4 curiosidades dessa profissão

No dia do nutricionista, levantamos algumas curiosidades sobre essa profissão. Conhecer esses pontos é bem interessante para quem pensa em seguir carreira nessa área. Veja!

1. O trabalho do nutricionista vai muito além da prescrição de dietas

Muitas vezes, as pessoas pensam que o trabalho do nutricionista se limita a prescrever dietas. Isso se justifica porque muitos pacientes procuram esse profissional quando desejam emagrecer ou melhorar a alimentação.

Porém, essa é apenas uma das vertentes do trabalho do nutricionista. O profissional pode trabalhar na parte administrativa de restaurantes e fábricas de alimentos, realizando o controle nutricional das comidas produzidas ou servidas, por exemplo.

Além disso, na indústria de alimentos, o nutricionista também pode atuar no setor de armazenamento e embalagem dos produtos. 

Nesse segmento, o profissional supervisiona os trabalhadores que realizam esse trabalho e os orienta para que a armazenagem não altere as propriedades dos alimentos.

O nutricionista também pode trabalhar em clínicas e hospitais. Nesse caso, em parceria com médicos e enfermeiros, analisa a situação de cada paciente e propõe dietas que contribuam para sua melhora.

2. O trabalho personalizado do nutricionista está em alta no momento

Atualmente, o trabalho personalizado do nutricionista está bastante em alta. É comum profissionais que atuam atendendo atletas, por exemplo, prescrevendo dietas e acompanhando a alimentação dessas pessoas.

Na pandemia da Covid-19, pelo fato das pessoas passarem mais tempo em casa, cresceu também o trabalho de personal diet. Nessa função, o nutricionista vai até a moradia dos seus pacientes, realiza uma entrevista e os ensina a comprar, armazenar e cozinhar os alimentos.

Inclusive, na função de personal diet, os nutricionistas podem atender famílias inteiras, dando dicas para melhorar a alimentação de todos os moradores de uma casa.

3. Para ser um bom nutricionista, deve-se gostar de Biologia e Química

O curso de Nutrição traz várias disciplinas em que se estudam os conceitos da Biologia e da Química. Por isso, esse profissional precisa gostar bastante dessas matérias.

Se você está no Ensino Médio e curte estudar os assuntos de Biologia e Química, portanto, poderá se dar muito bem na faculdade de Nutrição.

4. É importante que o nutricionista goste de lidar com pessoas

Na prática profissional, o nutricionista atuará no atendimento a pacientes, em consultas particulares ou nas clínicas e hospitais. Por isso, é importante saber lidar bem com as pessoas e praticar o atendimento humanizado.

Além disso, é preciso saber trabalhar em equipe! Isso porque, em muitos casos, o nutricionista precisa atuar com outros profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.

Veja quais são os diferentes profissionais que atuam na área da Nutrição

É importante que você também conheça os diferentes profissionais que atuam na área da Nutrição.

Geralmente, existem três opções de carreira para quem deseja trabalhar nesse segmento: técnico em nutrição, nutricionista ou nutrólogo. Entenda as diferenças!

Técnico em Nutrição

Para ser um técnico em nutrição, é necessário fazer um curso na área, geralmente com duração de dois anos.

O profissional técnico quase sempre atua em conjunto com o nutricionista, como uma espécie de auxiliar. Ele ajuda na elaboração de cardápios, treinamentos e atividades que envolvam a alimentação.

Nutricionista

Para atuar como Nutricionista é preciso fazer uma faculdade de Nutrição, com duração média de quatro anos.

As atribuições do nutricionista, conforme explicamos no decorrer deste artigo, estão relacionadas a promover uma educação alimentar nos pacientes, bem como acompanhar os processos produtivos dos alimentos.

Nutrólogo

O nutrólogo, por sua vez, é o médico especialista em Nutrição. Por isso, para atuar nessa área, é preciso cursar a faculdade de Medicina e, em seguida, fazer uma especialização no segmento.

A função do nutrólogo é diagnosticar, tratar e ajudar a prevenir doenças relacionadas ao metabolismo e à ingestão de alimentos. Ao contrário do nutricionista, esse profissional pode receitar medicamentos, caso julgue necessário.

Nada como aproveitar as comemorações do dia do nutricionista para saber mais sobre essa área, não é mesmo? Assim, se você pensa em estudar Nutrição, já consegue ter uma visão mais ampla sobre esse segmento.

Continue aprendendo! Baixe agora o nosso Guia do Profissional de Saúde. Ele reúne informações interessantes sobre as principais profissões nesse ramo que estão em alta!

Compartilhe: