Você sabia que existe uma data que homenageia todos os veterinários e aspirantes a essa profissão? Estamos falando do Dia Mundial da Medicina Veterinária, que é celebrado anualmente no último sábado do mês de abril.

Além disso, também há uma data nacional para homenagear esses profissionais, o Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro.

O que fazer para trabalhar com os animais?

A Medicina Veterinária é o curso certo para você. Saiba mais neste e-book especial sobre o assunto.

Quer saber mais sobre essas datas comemorativas e conhecer sobre a importância do médico veterinário na sociedade? Então, leia este conteúdo até o final. Vamos lá?

Dia Mundial da Medicina Veterinária: conheça a data celebrada no último sábado de abril

Em abril de 1863, o professor John Gamgee, da faculdade de Edimburgo, no Reino Unido, tomou a iniciativa de convidar professores e profissionais da Medicina Veterinária de toda a Europa para uma reunião geral sobre esse tema.

O encontro foi realizado entre os dias 14 e 18 de julho de 1863, em Hamburgo, Alemanha. Com a participação de 103 profissionais, foi criada, naquela ocasião, a World Veterinary Association (WVA).

Desde então, a WVA é a entidade que representa globalmente os médicos-veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades voltadas para o desenvolvimento e valorização da profissão.

Para homenagear os profissionais da área, a WMA criou o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que é comemorado sempre no último sábado do mês de abril de cada ano.

Em 2022, a celebração acontecerá no dia 30 de abril, homenageando os veterinários de todo o mundo.

Saiba também sobre o Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro

O calendário de eventos brasileiro também tem uma data exclusiva para celebrar os profissionais do segmento. Estamos falando do Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro,

Essa data foi escolhida porque, em 9 de setembro de 1933, o ex-presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133, que regulamentou a profissão de médico veterinário no Brasil.

A importância do médico veterinário para os animais e toda a sociedade

O médico veterinário é de extrema relevância para toda a sociedade, tendo em vista as diversas atividades que exerce.

Veja, a seguir, como o profissional da Medicina Veterinária contribui com a comunidade realizando diferentes atividades.

Atendimento clínico aos pets

Os nossos pets são praticamente como membros da família, concorda? Por isso, assim como as pessoas, eles precisam de cuidados médicos para terem mais saúde e poderem tratar possíveis doenças que desenvolvem ao longo da vida.

Uma das principais e mais conhecidas funções do médico-veterinário é justamente prestar o atendimento clínico aos cães, gatos e outros animais de estimação.

Nesse campo, eles promovem medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças variadas. Além disso, também realizam cirurgias, quando for necessário.

Atividades relacionadas à pecuária

A pecuária é um setor econômico importante para a sociedade, gerando muitos empregos e produzindo produtos e alimentos importantes para a população, como a carne, o leite e os ovos.

Nesta área, o médico veterinário também tem um papel importante! O profissional é responsável por otimizar diversos pontos dos processos produtivos, fazendo com que a produção animal tenha mais qualidade.

Entre outras coisas, o profissional pode se especializar e realizar atividades voltadas à engenharia genética. De tal maneira, promove a melhora das raças e a seleção de características que tornam os animais mais produtivos.

Tudo isso é feito sempre pensando no bem-estar e na redução do sofrimento dos animais envolvidos neste processo.

Vigilância sanitária

Os médicos veterinários também têm um importante papel nos órgãos de vigilância sanitária, que verificam se os alimentos e outros produtos de origem animal estão aptos para o consumo humano.

Ao atuar nessa área, o profissional inspeciona e libera os produtos de origem animal, produzidos em frigoríficos, granjas e indústrias, de modo geral.

Perícia técnica

Você sabia que os médicos veterinários também podem atuar como peritos? Isso mesmo! O profissional pode atuar junto aos órgãos de polícia e perícia técnica e científica para solucionar crimes ambientais ou de maus-tratos aos animais,

Com tantas funções relevantes, é mais do que justo a celebração do Dia Mundial da Medicina Veterinária, não é mesmo? Afinal, esse profissional faz muito pela sociedade, ajudando animais e humanos a serem mais saudáveis e terem mais qualidade de vida.

Veja quais são os requisitos exigidos para atuar como médico veterinário

Para atuar na profissão é importante saber lidar com emergências e ter equilíbrio emocional em situações de tensão e até mesmo morte dos pets.

Além disso, é preciso desenvolver uma série de técnicas e conhecimentos importantes, que são ensinados na graduação em Medicina Veterinária.

Na Faculdade Florence, o curso de Medicina Veterinária tem duração de 10 semestres e busca qualificar o estudante para garantir o bem-estar e a saúde dos animais, que estão ocupando um lugar importante em nossas casas.

Durante o curso, o estudante aprende sobre anatomia, histologia, farmacologia, patologias, entre outras áreas importantes e que envolvem o estudo dos animais. Além disso, realiza o estágio curricular, para que possa colocar em prática os conhecimentos que adquiriu.

Para atuar como médico veterinário, após concluir a graduação, o profissional precisa realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua região.

Agora que você já sabe mais sobre o Dia Mundial da Medicina Veterinária e curiosidades sobre a profissão, que tal buscar mais informações sobre essa carreira?

Para isso, você pode baixar gratuitamente o Guia Florence de Medicina Veterinária. Nesse e-book, apresentamos tudo sobre a carreira que convide lado a lado com os animais.