Conseguir emprego em um mercado de trabalho concorrido como o de hoje, pode parecer uma missão impossível, mas não é! Com as habilidades certas e uma boa dose de confiança é super possível conquistar uma vaga promissora.

Basta se preparar com dedicação, fazer bons contatos e confiar no seu potencial. Além de elaborar um bom currículo e distribuí-lo pelas melhores plataformas de emprego.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado, esse post é para você.

Continue com a gente e confira 11 dicas para conseguir um emprego em São Luís.

1. Saiba o que você quer

O primeiro passo para conseguir um emprego em São Luís ou em qualquer lugar do mundo, é saber aonde você quer chegar.

Por isso, faça uma lista das empresas onde você gostaria de trabalhar e comece por aí as suas buscas. Mire na direção certa e siga em frente!

É claro que é importante manter a mente aberta para novos caminhos e possibilidades. Mas ter um foco definido ajuda a não perder tempo com distrações.

2. Prepare o seu currículo

Com um foco definido, é hora de preparar o seu currículo.

Um currículo perfeito é aquele que comunica de forma simples e direta e traz informações úteis para o empregador.

Objetivos profissionais, experiências, formação e habilidades. Além dos dados pessoais, é claro.

O layout deve ser o mais clean possível. Visualmente harmonioso, organizado, limpo e de fácil leitura. Nesse caso, menos é mais.

Lembre-se que essa será a sua carta de apresentação para o mundo dos negócios. Então é bom que seja muito bem feito.

3. Não tenho experiência profissional, e agora?

Caso não tenha nenhuma experiência profissional, você pode incluir no currículo cursos, trabalhos como voluntário, participação em eventos e experiências internacionais relevantes.

Ou seja, que tenham contribuído para a sua formação e que estejam relacionadas com a vaga que você está concorrendo.  

E não precisa entrar em detalhes! Basta informar o nome do curso ou evento, instituição, local e data de início e fim.

4. Cuidado com os erros!

Alguns erros são comuns, mas podem queimar o filme na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Por isso, é melhor evitar.

Tenha muito cuidado com os erros de português, eles podem causar uma má impressão. Antes de enviar o currículo revise o texto, quantas vezes for necessário. 

Se possível, peça para alguém corrigir para você. Todo cuidado é pouco. 

Inclua no currículo somente cursos e eventos que estejam certificados e você possa comprovar a participação. Em algum momento isso pode ser cobrado.

5. Não minta jamais

Nunca, jamais, em hipótese alguma coloque informações falsas no seu currículo. 

Mentira tem perna curta e as consequências são as piores. 

Se o entrevistador identifica uma mentira, o candidato é automaticamente eliminado. E é bem provável que as portas da empresa se fechem para sempre. 

emprego currículo

6. Acione seus contatos

Currículo pronto, é hora de mexer os pauzinhos e acionar seus bons contatos.

Um antigo professor, aquele colega de faculdade, um parceiro de projeto ou uma pessoa influente que você conheceu no evento da universidade. 

Procure pessoas que atuam na área em que você gostaria de trabalhar e que conhecem o seu potencial. Fale sobre os seus objetivos, peça dicas e indicações. 

Bons contatos podem abrir caminhos e fazer pontes importantes para a sua carreira profissional.

Lembre-se que, no mercado de trabalho, uma boa indicação pode fazer toda a diferença na hora de conseguir um emprego.

7. Saiba onde procurar emprego

A internet se tornou a forma mais comum e prática de procurar emprego.

Atualmente existem centenas de sites e plataformas especializadas na divulgação de vagas para diferentes ramos e empresas. A maioria oferece serviços gratuitos de busca e candidatura a vagas de empregos, através do cadastro de currículo. 

Em São Luís, capital do Maranhão, é comum encontrar vagas de emprego em perfis de redes sociais, como são os casos do LinkedIn e do Instagram. 

Independentemente de você procurar seu primeiro emprego ou se for experiente, tente buscar a vaga dos seus sonhos nas redes sociais indicadas.

Em alguns sites também há a opção de pagar uma taxa para ampliar a visibilidade do currículo e acessar determinadas funções e informações.

Procure saber e se cadastre!

8. Prepare-se para a entrevista

Foi convocado para uma entrevista? Então é hora de se preparar.

Estude com atenção as necessidades da vaga que você está concorrendo e o histórico da empresa onde você pretende trabalhar. Missão, desafios, potencialidades e o modus operandi. 

Levante o máximo de informações que puder. Isso vai dar mais segurança na hora H.

Estude e pratique as perguntas “padrão”: quais são os seus pontos fortes e fracos? Por que você quer trabalhar nessa empresa? Como você se imagina daqui a 5 anos? 

9. Na hora da entrevista

No hora H, seja firme, sincero, simpático e pontual. E prefira um look mais básico, que esteja de acordo com a proposta da vaga e sua área de atuação. 

Confie nas suas competências e mostre como elas podem contribuir para a empresa e atender as demandas da vaga em questão. 

E não tenha medo de assumir as suas dificuldades. Seja honesto e demonstre como está disposto a superá-las. A sinceridade pode contar pontos a seu favor.

10. Confie no seu potencial

Pode parecer um clichê, mas não é! Acredite no seu potencial.

Confie nas suas competências e habilidades profissionais e saiba o que você tem a oferecer. Valorize a sua formação, seja firme e perseverante.

Uma postura segura demonstra maturidade, confiança e causa uma boa impressão nos empregadores.

11. Não desista

Pode ser que algumas respostas demorem a chegar, ou que você receba alguns nãos. Não se deixe abater, tudo isso faz parte da caminhada.

Se não foi dessa vez, tente novamente. Mais cedo ou mais tarde o seu momento vai chegar.

Enquanto isso, busque uma qualificação profissional. Um dos caminhos é investir em um ensino superior de qualidade na área em que você tanto deseja atuar. 

Agora é só ir em busca do emprego dos seus sonhos!

Com essas dicas, você já sabe como conseguir um emprego, seja em São Luís ou em qualquer parte do país. Siga as nossas sugestões e aumente ainda mais as suas chances de sucesso.

Elabore o seu currículo com cuidado, converse com seus contatos e cadastre-se nas plataformas de emprego. Confie no seu potencial e boa sorte!

Gostou do texto? Acompanhe a Florence nas redes sociais para conferir outras dicas e conteúdos. Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe: