A entrevista online já era uma tendência nos processos de recrutamento e seleção das empresas. Porém, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, isso passou a ser ainda mais comum.

Para quem busca um novo emprego, fazer a entrevista online pode ser bem positivo. Afinal, você não precisa gastar com transporte e nem perder tempo com deslocamento.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

É só sentar na frente do computador no horário combinado e participar dessa etapa dos processos seletivos.

Para que você possa arrasar nesse momento e conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho, preparamos algumas dicas. Continue lendo e confira!

Veja 5 dicas para mandar bem ao fazer uma entrevista online

A seguir, listamos uma série de dicas para você mandar bem ao fazer uma entrevista online. Coloque todas elas em prática e fique mais perto de conseguir um excelente emprego!

1. Garanta uma boa conexão com a internet para fazer a entrevista online

Pode até parecer óbvio, mas é importante que você garanta uma boa conexão com a internet antes de fazer a entrevista online. Tudo deve ser estruturado para que nenhuma falha aconteça durante o encontro virtual com os recrutadores.

Por isso, alguns minutos antes da entrevista, revise a conexão da sua internet, dê uma olhada no modem e veja se tudo está nos conformes. Caso use a rede wi-fi, escolha ficar em um local no qual a conexão é mais estável.

Se a sua conexão cair e você não conseguir retornar a tempo, pode ser que não haja mais disponibilidade na agenda dos recrutadores para uma nova entrevista. Logo, você será eliminado do processo.

2. Escolha um bom local para fazer a entrevista e avise quem mora com você

A escolha do local em que você ficará enquanto estiver fazendo a entrevista é importante. Além de uma conexão estável, é importante que o espaço seja silencioso, permitindo que você possa ouvir e falar com tranquilidade.

Também é importante que você avise as pessoas que moram com você sobre a realização da entrevista. Dessa forma, evita que alguém entre no seu quarto no meio da conversa, por exemplo.

Para ouvir melhor os recrutadores e evitar que eles ouçam barulhos da sua casa, o recomendado é usar sempre um fone de ouvido.

3. Capriche no visual para causar uma boa impressão nos recrutadores

Você não precisa ir ao salão de beleza e nem usar uma roupa de grife para fazer a entrevista online. Porém, vale a pena sim dar uma boa caprichada no visual.

A ideia é que você fique com uma aparência saudável, use uma roupa adequada e permaneça sempre disposto a responder aos questionamentos que os recrutadores fizerem.

Não é porque você está em casa que pode fazer a entrevista usando pijama e com os cabelos despenteados, por exemplo.

Também é importante que você pense no cenário em que realizará a sua entrevista. Não há nenhum problema em ficar no seu quarto, por exemplo, porém, ele precisa estar bem arrumado.

Não ia pegar nada bem os recrutadores verem a sua cama toda revirada ou uma cadeira cheia de roupas bagunçadas, concorda? Por isso, antes da entrevista, vale a pena fazer uma boa faxina e arrumação na casa.

4. Evite deixar outras janelas abertas no seu computador

No momento da entrevista online, é recomendado que você deixe apenas a janela do programa de videoconferência escolhido para realizar o encontro.

Todas as outras janelas, como páginas de redes sociais e outros sites ou programas devem ser fechadas. Assim, você evita que a sua banda seja consumida em excesso e a conexão caia, por exemplo.

Com outras janelas fechadas, também se evita que notificações de outros aplicativos cheguem, fazendo barulhos e atrapalhando a conversa com os recrutadores.

5. Prepara-se para responder aos questionamentos dos recrutadores

Assim como acontece nas entrevistas presenciais, antes do evento começar, você deve se preparar para responder aos questionamentos dos recrutadores.

É bem provável que eles façam aquelas perguntas que são de praxe em entrevistas de emprego, tais como:

• Qual é a sua pretensão salarial?
  • Como você se enxerga daqui cinco anos?
  • Quais são os seus pontos fortes e pontos fracos?
  • O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?
  • Qual curso você está fazendo na faculdade e por que escolheu ele?
  • entre outras.

Tome cuidado para responder tudo com clareza e sempre de forma sincera e educada.

Jamais minta na entrevista, dizendo que é fluente em um idioma que não domina ou que sabe usar determinado programa de computador sem ter a habilidade, por exemplo.

É melhor dizer que, se isso for um requisito para a vaga, você está disposto a estudar e aprender. Assim, caso seja contratado, não vai correr o risco de ser pego na mentira e manchar a sua reputação.

Vídeo de apresentação: uma exigência que se tornou comum antes da entrevista online

Além da entrevista online, muitas empresas estão exigindo que, ao enviar currículos ou se inscrever para um processo seletivo, o candidato faça um vídeo de apresentação.

Se precisar fazer esse vídeo, a nossa dica é para que dê um trato na sua aparência e escolha um local com boa iluminação. Também tome cuidado com a dicção e fale sempre devagar e de forma clara.

Sobre o conteúdo do vídeo, é interessante verificar se a empresa faz alguma indicação. Caso contrário, você pode falar brevemente sobre você, sua formação acadêmica e experiência profissional. Também comente os seus objetivos, competências e qualidades.

Se preparar para uma entrevista online ficou muito mais fácil depois de ler este artigo, não é mesmo?

Lembre-se que nós estamos aqui para ajudá-lo a conquistar o seu lugar no mercado de trabalho. Por isso, também preparamos 5 modelos de currículo para você baixar gratuitamente. Faça agora mesmo o download!