Experiência profissional é um item sempre requisitado. De forma simples, é um resumo de onde você já trabalhou e as atividades que já exerceu em determinada empresa.

De forma simples, é um resumo de onde já trabalhou e o que já exerceu naquela empresa. 

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Muita gente não dá a devida importância para esse campo, mas saber expressar o que já fez é fundamental para ajudar você a ter um bom emprego e uma carreira de sucesso. 

Mas uma grande dúvida é como incluir esse item no currículo. E, principalmente, de forma que seja atraente para a pessoa de recursos humanos que está olhando o seu histórico profissional.

Por isso, vamos trazer todas as dicas para colocar o que você já fez na vida profissional e mostrar que o candidato mais capacitado para a vaga é você!

O que é experiência profissional?

Basicamente, é aquele campo do currículo que você relata a sua vivência profissional no mercado de trabalho até o momento. Aliás, esse item é de suma importância, afinal, é ali que você vai incluir todas as suas experiências profissionais e habilidades. 

Os principais itens que você inclui nesse caso são: cargo, empresa que trabalhou, atividades exercidas na organização, entre outros. 

Você sabia que boa parte dos recrutadores demoram, em média, 20 segundos para ver um currículo e decidir se vai aprovar ou não o candidato para a próxima fase do processo seletivo? Isso prova a importância de fazer um currículo daqueles!

Os principais itens descritos neste campo são: 

  • nome da empresa onde trabalha ou já trabalhou;
  • período que trabalhou na organização (ou ainda está trabalhando);
  • descrição da empresa (breve);
  • último cargo ou função que atuou;
  • descrição das suas atividades na organização. 

Como organizar os dados relativos às minhas experiências profissionais?

Seja direto ao ponto

Como falamos, os recrutadores não vão gastar muito tempo olhando o seu currículo. Por isso, é essencial saber descrever tudo o que você já fez, mas de forma resumida e objetiva. 

Use palavras-chave

Procure usar termos específicos referentes às suas funções e habilidades profissionais. Não se preocupe, pois vamos dar alguns exemplos mais adiante. 

Divida em tópicos

Para não tornar a leitura cansativa, procure dividir suas atividades em forma de lista, a fim de deixar a visualização das informações mais atrativa. 

Nesse caso, uma dica é o uso dos bullet points, ou seja, uma lista marcada por bolinhas no início do parágrafo, como vamos mostrar mais para frente.

Use números

Quando possível, procure usar dados estatísticos para mostrar os resultados que ajudou a organização alcançar. Ex.: Crescimento de 50% nas vendas em um ano. 

O que devo considerar na hora de falar da minha experiência profissional?

Para mostrar que é capacitado, saber descrever corretamente o que já fez é fundamental. É claro que cada avaliador vai ver o seu histórico profissional de forma diferente. Porém, mesmo sem tanta experiência, é importante mostrar vontade de crescer profissionalmente. 

Por isso, temos algumas dicas para você:

Atente-se ao perfil da vaga desejada

Por mais que você seja um profissional com muita experiência, nem tudo precisa ser posto no currículo. Afinal, as empresas querem saber as experiências mais relevantes para o cargo e não todo o seu histórico de lugares que já trabalhou.

Diante disso, a recomendação é incluir as quatro últimas posições que exerceu no mercado de trabalho. De preferência, na área do cargo que procura emprego, a fim de comprovar que já fez algo parecido com a função que quer exercer.

Dados da consultoria de recrutamento Robert Half mostram que o ideal é que o seu currículo tenha, no máximo, duas páginas, para que ele não se torne cansativo ao recrutador. 

Preste atenção às datas

Apesar de não ser obrigatório incluir datas no currículo, elas são importantes, pois mostram que você é um profissional ativo e que se mantém no mercado de trabalho.

Além disso, tê-las no seu currículo mostram a sua evolução. Por isso, a dica é fazer uma linha do tempo, das experiências mais recentes às mais antigas (caso você esteja trabalhando, basta colocar a data de início – atualmente).

Detalhe as funções

Como falamos, é essencial falar um pouco do que fez em cada empresa que já trabalhou, sem se alongar demais, claro. 

Para falar o suficiente, uma dica é o uso das palavras-chave. Ex.: se você é um profissional de Marketing, coloque nas experiências algo como “implantei estratégias de Marketing digital…”

Mas fique tranquilo que vamos trazer exemplos a seguir para te dar aquela luz!

Mostre como aquele trabalho desenvolveu você

Um ponto que pode chamar atenção da galera de RH é falar como as suas experiências te fizeram capaz de assumir a posição que deseja ocupar hoje.

Exemplo, caso queira trabalhar com marketing e já tenha atuado como consultor de vendas, você pode ressaltar que essa função fez com que você aprendesse a exercer a sua capacidade de persuasão e comunicação interpessoal.

Relacione a sua capacitação com as suas experiências 

Pode acontecer de você não ter feito nenhuma atividade na área do curso de sua graduação (ou que deseja cursar) e ficar pensando que não tem chance de conseguir um trabalho na área. 

Nessas horas, é uma boa pedida saber relacionar as suas experiências passadas com aquilo que deseja trabalhar no futuro.

Se você já trabalhou como atendente de telemarketing e deseja cursar Direito, quais habilidades deste trabalho você pode usar na futura profissão?

Quais atividades das duas áreas são semelhantes? Ainda que pareça algo distante, procure achar ligações e deixe claro que aquilo que você já fez te preparou para os desafios que deseja enfrentar hoje em outra área profissional. 

Exemplos para descrever a sua experiência profissional

Para facilitar, vamos trazer um exemplo de como descrever a sua experiência no currículo.

Digamos que você seja formado ou estudante de Administração e queira incluir suas vivências na área. 

Vamos lá:

Auxiliar administrativo

Empresa X

Janeiro de 2020 – até o momento

Atividades exercidas:

  • intermediação de contatos entre patrocinadores e empresa em eventos sociais;
  • preparação de documentos de pitch para possíveis patrocinadores;
  • recepção de possíveis clientes em reuniões;
  • trouxe um aumento de 25% na produtividade do setor.

E assim por diante com suas outras experiências profissionais, caso tenha.

Vamos a outro exemplo. Digamos que você esteja terminando a faculdade de Enfermagem ou já seja uma pessoa enfermeira e está em dúvida na hora de incluir as atividades que já desempenhou até aqui. 

Segue um exemplo:

Enfermeira assistente

Hospital Santa Casa

Fevereiro de 2019 – até o momento

Atividades exercidas:

  • diminuí avaliações negativas do serviço de enfermagem em 5%;
  • recebi nota máxima em avaliações feitas por meus supervisores;
  • colaborei com a equipe de atendimento para diminuir em 8% o tempo de espera dos pacientes;
  • fui promovida a mentora de cinco auxiliares de Enfermagem.

Auxiliar de enfermagem

Hospital Santa Casa

Fevereiro de 2018 – fevereiro de 2019

Atividades exercidas:

  • cuidei de mais de 20 pacientes em situação de recuperação traumática;
  • treinei a auxiliar de enfermagem que me substituiu. 

Auxiliar de Enfermagem

Clínica Biolabor

Março 2017 – janeiro 2018

Estágio em Enfermagem

Clínica Biolabor

Março 2015 – março 2017

Palavras-chave

Lembra das palavras-chave que falamos anteriormente? Então, vamos trazer mais exemplos para você arrasar na hora de construir o seu currículo e ter mais chances de conseguir um bom emprego.

Se você é da área de Administração, alguns itens que podem ser incluídos no currículo são:

  • experiência de 5 anos como analista de orçamentos e custos;
  • habilidades de liderança e gestão de pessoas;
  • comunicação objetiva;
  • capacidade analítica. 

Já em Enfermagem, alguns exemplos de palavras-chave que você pode usar a fim de descrever as suas habilidades são:

  • experiência com rotina de UTI;
  • chefe do setor de neurologia de hospital durante 2 anos;
  • assistência a pacientes;
  • capacidade de liderança;
  • boa comunicação interpessoal;
  • empatia.

Entre outros itens. 

E se eu não tenho experiência nenhuma?

Sim, essa é uma dúvida cruel caso esteja iniciando a carreira. Mas o bom é que há solução para esse caso. Afinal, tudo é válido. Ué, mas como assim?

Bem, atividades extracurriculares que você tenha feito durante a faculdade são muito bem-vindas. Por exemplo, um intercâmbio feito durante a faculdade pode ser algo a ser incluído no currículo, já que é comum estudantes fazerem algum trabalho enquanto viajam.

Já fez algum trabalho voluntário? Então coloque no currículo, pois esse é um item que é muito levado em consideração na hora de contratar um candidato. Isso porque o trabalho voluntário é um sinal de comprometimento com a sua profissão e engajamento social. 

Trabalhos informais, desde que não tão fora do foco profissional, também são válidos. Ex.: se você já trabalhou como caixa em um estabelecimento da família e cursa Administração, por exemplo, já pode contar essa experiência como válida. Afinal, lidar com números e saber se comunicar bem são algumas habilidades do profissional da área.

Outros itens que podem ser considerados são iniciação científica, um projeto de TCC que fez na faculdade e virou realidade e a atuação em empresas juniores na própria universidade.

Notas e histórico escolar são itens desnecessários de serem incluídos no currículo. Vamos a mais exemplos:

Voluntário no Lar dos Idosos

Março de 2021 – até o momento 

Atividades exercidas:

  • auxílio na alfabetização de idosos, por meio da narração de histórias e outras atividades;
  • arrecadação de alimentos para manter o lar em funcionamento;
  • gerenciamento de redes sociais para conseguir apoio de empresas e da população. 

Resultado:

Aumento de 30% na doação de alimentos à instituição em 6 meses.

A importância da qualificação profissional

Para impulsionar a sua carreira profissional e adquirir experiência de maneira mais rápida, fazer uma faculdade é fundamental nessa caminhada. Afinal de contas, o ensino superior é o momento onde você tem oportunidade de se desenvolver.

Uma das principais formas é por meio do estágio, além da iniciação científica, projetos de extensão ou trabalhos em empresas juniores, conforme já citamos. 

Mais especificamente sobre o estágio, além de você ganhar uma remuneração pela experiência, você já vai ficar à frente de outros formandos da sua área. Isso porque as empresas olham muito para esse tipo de trabalho quando procuram pessoas sem experiência formal no mercado de trabalho. 

Por isso, é muito importante pensar em cursar uma faculdade e pesquisar bem a instituição de ensino. Ao escolher uma que incentiva a profissionalização ainda na faculdade, já é um up no currículo. 

Tem interesse em saber mais como chamar a atenção da empresa dos seus sonhos? Então preparamos um material daqueles para você!

Temos cinco modelos de currículos para você baixar e começar a usar ainda hoje na busca do seu emprego. Quer saber mais? Ele está disponível aqui, de forma gratuita. Aproveite!

Compartilhe: