Vai começar uma graduação, jovem? Então, antes de encarar essa jornada, é importante que você conheça alguns fatos.

A rotina na faculdade é bem diferente daquela que você viveu até agora na escola. Mas também não é aquilo que vemos nos filmes de romance água com açúcar que passam na Sessão da Tarde.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Para que você chegue na faculdade mais preparado, criamos uma lista com alguns fatos interessantes para quem vai iniciar uma graduação.

Pronto para saber quais são eles? Então, vem com a gente!

1. Você terá muito mais liberdade na graduação

O aluno de graduação tem muito mais liberdade que um estudante do Ensino Médio. A começar pela vestimenta, que não precisa ter um padrão, como é o caso do uniforme da sua escola.

Na faculdade, cada um pode se vestir como quiser, de acordo com o seu estilo. Não estranhe se você entrar na sala de aula e encontrar um colega usando terno e gravata e outro com bermuda e chinelo. Isso é bem comum!

Você também terá liberdade para entrar e sair da sala de aula na hora em que quiser. Se precisar ir ao banheiro, beber água, atender uma ligação no celular ou fazer qualquer outra coisa, basta levantar e sair discretamente. Não é preciso pedir autorização para o professor!

2. Mas tem muito mais responsabilidades

Ok, ter liberdade é muito bom. Porém, lembre-se que você também terá mais responsabilidades! Para começar, o responsável pelo seu aprendizado é você mesmo!

Então, alecrim dourado, não pense que o professor vai ficar pegando no seu pé para que você faça o seu melhor. Ele também não vai pegar o seu caderno para fiscalizar se você fez ou não os exercícios propostos.

É claro que os professores estão ali para ajudá-lo, tirar dúvidas e ser grandes parceiros. No entanto, a responsabilidade de correr atrás das coisas é sua.

Parece difícil? Mas não se preocupe. Quem tem determinação e vontade de aprender é notado pelos professores. Nesse caso, é possível encontrar bastante apoio para ter uma boa jornada na faculdade.

3. A sala de aula é um espaço de network

Geralmente, quem entra em um curso de graduação tem o desejo de iniciar uma carreira profissional. Por isso, a sala de aula deve ser vista como um grande espaço de network e troca de experiências.

Mais do que amigos de faculdade, os seus colegas também podem se tornar parceiros profissionais no futuro. Além disso, se um deles faz estágio em uma empresa bacana, pode ficar de olho quando abrir uma nova vaga e indicar o seu nome para os chefes dele.

Ter um bom relacionamento com os professores também é interessante para o network. Geralmente os docentes têm boas relações com o mercado e podem indicá-lo para vagas de emprego.

Além disso, os professores também podem fazer indicações para oportunidades dentro da própria instituição, como a atuação em projetos de pesquisa com bolsas remuneradas.

Graduação network

4. É preciso dar um ritmo adequado aos estudos

Na graduação, você precisa dar um ritmo adequado aos estudos, principalmente quando cursa diversas disciplinas ao mesmo tempo. Além disso, se você também trabalha ou faz estágio, precisa ter ainda mais cuidado para administrar bem o seu tempo.

O mais indicado é que você faça um planejamento de estudos, para não deixar nada de fora. Também aproveite os intervalos que você tem, como o tempo que passa no transporte público ou o horário de almoço do trabalho, para fazer leituras ou revisar os conteúdos.

A vida de um estudante de graduação é bem corrida. Às vezes, pode ser preciso fazer malabarismo para dar conta de tudo. Mas, se for bem organizado, temos a certeza de que você vai tirar tudo de letra.

5. A vida social e as festas não precisam ser abandonadas

As festinhas de fim de semana e a sua vida social não precisam ser abandonadas! Pelo contrário, é bem recomendado que você também tenha momentos de descontração e diversão, para que possa extravasar todos os sentimentos.

Não dá para viver de festa todos os dias, né? Por isso, aprenda a dizer “não” para aquele amigo que fica te convidando para os rolês toda hora. Chama ele no probleminha e explica que nem sempre é possível sair, porque você também precisa estudar.

Ah, isso também vale para o colega que bate cartão todos os dias nos barzinhos próximos da faculdade, viu? Se quer ter sucesso na graduação, por favor, não seja essa pessoa.

6. A graduação não se limita à sala de aula

Quando falamos em graduação, é importante que você entenda que as atividades não se limitam à sala de aula. Você também precisa fazer leituras, acessar conteúdos interativos, assistir a vídeos sobre os assuntos abordados, entre outras coisas.

Em muitas situações você também precisará ir a campo para fazer pesquisa. Aí, vale usar toda a infraestrutura que a faculdade disponibiliza, como a biblioteca e os laboratórios.

Também é importante saber que você precisa desenvolver atividades complementares. Trata-se de uma carga horária que deve ser cumprida com cursos extras que você faz, a participação em palestras e realização de estágios.

Geralmente, os cursos de graduação exigem que os alunos tenham feito uma quantidade X de horas complementares, para que o diploma possa ser conquistado.

Esses são os principais fatos que você precisa saber antes de entrar na graduação. Compreender sobre eles ajuda a ter mais sucesso na faculdade.

Aproveite muito esse momento. Apesar de intenso, ele passa muito rápido e você, com certeza, sentirá falta dessa época.

Para seguir se preparando para a graduação, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.