Se o que você quer é construir uma carreira de sucesso, então vale a pena conhecer as profissões do futuro. Ou seja, aquelas que devem crescer bastante daqui para frente.

Quem sabe você não se identifica com alguma delas?

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Além disso, é importante ficar ligado nas principais mudanças que estão rolando no mercado de trabalho.

Assim, você dá o play na sua vida profissional preparado para encarar o que vem pela frente. Bora lá?

Como vai ser o mercado de trabalho na próxima década

Para se adaptar aos novos contextos, as chamadas profissões do futuro e a dinâmica do mercado de trabalho passam por transformações.

Nos últimos anos, várias mudanças têm acontecido. E muitas delas têm efeitos que devem durar ainda por um bom tempo. Veja quais são:

Mais anos de estudo

Se quiser, por exemplo, conseguir bons empregos e salários mais altos, você vai ter que estudar bastante.

Afinal, o nível de qualificação é um dos fatores que diferenciam os melhores profissionais dos medianos.

Troca de emprego

Hoje já é difícil encontrar pessoas trabalhando por anos e anos na mesma empresa. No futuro, então, trocar de emprego tende a ser cada vez mais comum.

Os profissionais são mais livres e, além disso, estão aprendendo que nunca podem parar de ir atrás de melhores oportunidades.

Valorização do bem-estar

Portanto, se quiserem construir uma imagem positiva, as empresas vão ter que se preocupar mais com o bem-estar dos seus funcionários.

Em outras palavras, as empresas precisarão oferecer um ambiente de trabalho saudável, maior flexibilidade, salários justos etc.

Trabalhar de qualquer lugar

A era do home office começou e não tem mais volta. Em diversas áreas, o trabalho remoto vai ser encorajado pelas empresas, pois será visto como mais um benefício para a qualidade de vida dos profissionais.

Profissões do futuro: 7 opções que devem estar no seu radar 

O mercado de trabalho vai mudar e as profissões também, portanto é bom já ficar de olho e escolher o melhor para o seu futuro,certo?

Então confira a seguir algumas das áreas que mais cresceram nos últimos anos e que são o berço de muitas profissões do futuro!

1. Biomedicina

A Biomedicina é uma área da saúde ligada principalmente à pesquisa. Como grandes parceiros da medicina, os biomédicos desenvolvem métodos de diagnosticar e tratar doenças de todos os tipos.

Por isso, a procura por esses profissionais é cada vez mais alta.

Eles também se destacam nos estudos genéticos e de reprodução humana. Além disso, é comum atuarem na elaboração de medicamentos, análises clínicas e controle de epidemias.

Por isso os biomédicos costumam encontrar empregos em laboratórios, hospitais, bancos de sangue, institutos de pesquisa, universidades, indústria farmacêutica, entre outros.

Profissões do futuro - Direito

2. Direito

A carreira em Direito sempre foi muito respeitada, além de ser uma opção para quem deseja ganhar bem. É bem provável que continue sendo assim.

Afinal, tanto no setor público quanto no privado, o mercado cresce e as possibilidades de atuação se multiplicam.

Embora as mais tradicionais ainda sigam firmes e fortes, existe espaço para quem tem interesse em se especializar em novas áreas do Direito. Como por exemplo em cibersegurança e criptomoedas!

Como advogados, os profissionais podem trabalhar em escritórios ou de forma autônoma. Ainda, é possível seguir carreira de:

  • juiz;
  • promotor de justiça;
  • procurador;
  • defensor público;
  • delegado de polícia;
  • consultor;
  • entre outras.

3. Estética e Cosmética

Com o aumento da preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar, seria impossível deixar a área de Estética e Cosmética de fora da lista.

Além de fazer procedimentos estéticos, capilares e corporais, os profissionais da área dominam as técnicas de maquiagem e visagismo.

Por isso, podem atuar em diversos lugares, como:

  • salões de beleza;
  • SPAs;
  • clínicas de estética;
  • hotéis;
  • clubes.

O mercado cresceu tanto que, em 2018, as profissões de esteticista e cosmetólogo foram regularizadas. Ou seja, é preciso ser formado para trabalhar na área.

4. Enfermagem

A Enfermagem é um campo de atuação com uma demanda alta de profissionais. Afinal, o sistema de saúde depende deles para funcionar.

Com o aumento da expectativa de vida da população, a área deve continuar crescendo para dar conta dos atendimentos em hospitais, postos de saúde, laboratórios e clínicas.

Além disso, o serviço de assistência domiciliar é cada vez mais procurado e que já é uma tendência mundial.

Ao serem atendidos em casa, os pacientes passam menos tempo no hospital, têm uma recuperação mais tranquila e correm menos riscos de pegar infecções.

5. Farmácia

Assim como outros setores de saúde, o de Farmácia está bem aquecido e com diversas oportunidades de emprego.

Por lei, todas as farmácias e drogarias precisam contar com farmacêuticos formados para funcionar. E não faltam estabelecimentos desse tipo por todos os lados.

Mas as oportunidades mais promissoras costumam estar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Os profissionais podem encontrar empregos em:

  • institutos de pesquisa;
  • indústria farmacêutica;
  • hospitais;
  • saúde pública;
  • vigilância sanitária.

6. Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária não para de crescer e a tendência é continuar a todo vapor.

Isso porque os pets passaram a fazer parte de muitas famílias, aumentando a procura por serviços veterinários. Fique sabendo que o atendimento clínico é apenas uma das possibilidades de atuação.

Afinal, a saúde dos bichos de estimação se tornou um assunto sério para os donos.

Por isso, existem várias opções de especialização, como odontologia, dermatologia, cirurgia, exames de imagem, entre outras.

7. Nutrição

A Nutrição é a área que promove a saúde da sociedade, por meio da alimentação. Como as pessoas se importam mais com o que comem, a procura por nutricionistas só cresce.

Por conhecer bem as propriedades dos alimentos, esses profissionais conseguem criar uma dieta adequada para cada paciente.

Além de ajudar as pessoas a se alimentar melhor, as dietas certas podem ajudar no tratamento de doenças, controle de peso e criação de bons hábitos.

Os nutricionistas também podem desenvolver produtos na indústria de alimentos, fazer controle de qualidade em restaurantes e trabalhar com marketing nutricional, nutrição esportiva, pesquisa, etc.

Profissões do futuro: qual delas chamou mais a sua atenção?

Ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho e conhecer as profissões do futuro é um grande passo.

A partir disso, você vai se sentir mais preparado para fazer suas escolhas com confiança e segurança.

Quer acompanhar outros conteúdos interessantes sobre estudos e vida profissional? Então siga o Florence no Facebook e no Instagram para conferir as novidades!

 

Compartilhe: