A prova do Enem é uma das maiores preocupações dos estudantes que pretendem ingressar em universidades públicas ou particulares. Afinal, é por meio dela que você consegue bolsas de estudos, a substituição de notas no vestibular ou financiamento para pagar as mensalidades dos cursos.

Porém, não precisa ficar de cabelo em pé por conta disso! Se você estudar com dedicação e manter a calma na hora da prova, as suas chances de conseguir uma boa nota são bem grandes.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

É sobre isso que falaremos neste artigo! Vamos trazer dicas para você colocar em prática no dia da prova do Enem e melhorar os seus resultados. Porém, antes disso, é necessário que você entenda algumas mudanças pelas quais o exame passará em 2021.

Pronto para arrasar na prova do Enem? Então #partiu ler os tópicos a seguir para ficar bem informado!

Expectativas para o Enem 2021

Que 2020 foi um ano bem atípico, não é nenhuma novidade, não é mesmo? Você já deve estar acostumado com as aulas online e todas as outras mudanças que a pandemia da Covid-19 provocou em nossas vidas.

Para evitar aglomerações no momento de pico da pandemia, em 2020, não teve prova do Enem. Acabou que ela foi transferida e recentemente realizada, no início de 2021.

Muitos estudantes optaram por não realizar essa prova, porque não tiveram condições de estudar na quarentena ou simplesmente porque vão concluir o ensino médio apenas neste ano.

Se você faz parte desse grupo, deve se preparar para a prova do Enem 2021, que ainda não teve a data divulgada. É bem provável que ela seja realizada em novembro, como costumava acontecer antes da pandemia.

Mudanças para a prova do Enem 2021

Algumas mudanças acontecerão no Enem 2021, sendo a principal delas a aplicação seriada. Fique tranquilo! Vamos explicar como vai acontecer, para que você possa se dar bem no exame.

O Enem seriado chega como um novo processo de avaliação da educação básica. Agora, o estudante do ensino médio poderá fazer as provas ao término do ano letivo, de modo que os conteúdos cobrados são específicos para o ano em que está concluindo.

Ou seja, se você estiver terminando o primeiro ano do ensino médio, poderá fazer uma prova do Enem apenas com os conteúdos que aprendeu nesse período. Depois faz mais duas provas nos anos seguintes. Assim, fica mais fácil se preparar, uma vez que são menos matérias para estudar.

A pontuação das provas será somada, após decorrer três anos. Dessa forma, o resultado final depende da soma das notas de cada uma das etapas do Enem seriado.

Mas atenção! O Enem tradicional não deixará de existir! Você poderá optar por fazer a versão seriada ou a etapa única. É bem provável que, em breve, o Ministério da Educação divulgue como isso deverá ser feito.

No Enem tradicional, a aplicação das provas seguirá da mesma forma como ocorre atualmente. No primeiro dia do exame são cobradas as disciplinas de ciências humanas, linguagens e códigos, o que inclui a redação.

Já no segundo dia da prova, as questões cobradas são as de ciências da natureza e matemática.

Outra mudança, que já começou a ser realizada na edição de 2020 (mas que aconteceu no início de 2021), é a aplicação de provas digitais. A tendência é que até 2026 todo o Enem seja digitalizado, eliminando os cadernos de papel utilizados atualmente.

Prova do Enem Digital

5 dicas para se dar bem ao fazer a prova do Enem

Agora que você já está por dentro das novidades da próxima prova do Enem, precisa se ligar em algumas dicas para fazer bonito no dia do exame. Confira!

1. Aprenda a controlar o nervosismo

É bem comum vermos estudantes que ficam “nervouser” e travam na hora da prova do Enem. Se esse é o seu caso, é preciso aprender a controlar os sentimentos e evitar que isso aconteça.

O nervosismo é normal, mas não pode impedir você de fazer a prova. Por isso, se perceber que a ansiedade está aumentando, a nossa dica é respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Essa técnica ajuda você a relaxar e ficar mais calmo para resolver as questões.

2. Comece a prova pelas questões mais fáceis

Não é preciso seguir a ordem correta das questões da prova do Enem. Por isso, o mais indicado é que você comece resolvendo as que julgar mais fáceis.

Se você é fera em português, mas não se considera tão bom assim em matemática, por exemplo, comece resolvendo as questões que têm domínio e sente mais segurança. Dessa forma, é possível dedicar mais tempo para pensar nas perguntas mais complexas.

3. Tome cuidado com as trollagens da prova

Sim, a prova do Enem pode dar uma bela “trollada” em você. Isso porque as questões apresentam diversos elementos de distração, que podem induzir ao erro.

É bem comum, por exemplo, que as questões apresentem duas respostas verdadeiras, mas sendo que apenas uma delas diz respeito ao que foi perguntado no enunciado.

A nossa dica é sempre revisar o que está sendo perguntado na questão e, assim, não cair na “trollagem” de quem elaborou a prova.

4. Faça pequenas pausas durante a prova

Você sabia que o nosso cérebro tem capacidade de concentração de 50 minutos e depois vai começando a se distrair? É por isso que pequenas pausas a cada hora do exame é uma boa ideia para dar uma refrescada na cabeça e evitar o cansaço mental.

Nessas pausas você pode ir ao banheiro, comer algo, fazer um alongamento etc. Apenas tome cuidado para não perder tempo demais nos intervalos e depois não dar conta de finalizar a prova.

5. Seja estratégico até mesmo na forma de chutar

Entregar uma questão em branco está fora de cogitação! Sempre vale mais a pena “chutar” do que simplesmente perder pontos por não saber qual é a resposta correta da questão.

Porém, até mesmo para chutar é preciso ser estratégico. Leia a questão com calma e elimine as respostas que você tem certeza que estão erradas. 

Feito isso, você pode tentar a sorte apostando em uma das sentenças que pensa terem chances de estarem corretas. Usar essa estratégia ajuda a aumentar as suas possibilidades de acerto no momento do chute.

Com essas dicas, fica mais fácil de você apresentar um bom desempenho na prova do Enem. Estude muito e coloque tudo isso em prática para alcançar os seus objetivos.

Quer mais dicas interessantes para a sua vida de estudante? Então, siga as nossas redes sociais. Você nos encontra no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe: