Você sabia que há diferenças entre o nutricionista e o técnico em nutrição? Muitos estudantes costumam ter dúvidas acerca dessas funções devido às similaridades.

Elaboramos um artigo para você entender de uma vez por todas as atribuições do técnico, bem como o cenário do mercado de trabalho na área. Veja!

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

Como está o mercado de trabalho para quem é técnico em Nutrição?

Como você já deve saber, o papel do técnico em Nutrição é indispensável para a sociedade. Não apenas para elaborar cardápios de acordo com a necessidade de cada indivíduo, mas para assegurar a qualidade das refeições aos consumidores.

E essa função está em constante ascensão devido à alta demanda por técnicos recém-formados. O momento é crucial e deve estar na mente dos estudantes. Afinal, situações como essas devem ser aproveitadas para entrar no mercado o quanto antes.

Principalmente aqueles que estão incertos sobre qual seria o próximo passo após a conclusão do ensino médio. Talvez por não ter noção das tarefas exercidas pelos técnicos ou até mesmo pela média salarial. O que será explicado a seguir.

Salário de um técnico em Nutrição

Segundo os dados levantados em uma pesquisa feita pelo site Salario.com.br, um técnico em Nutrição pode receber, em média, R$ 1.801,35. Já o teto salarial pode ser de R$ 2.931,89. Mas ambos os valores podem variar.

Vale lembrar que tudo depende do nível de experiência e do porte da empresa. Nesse sentido, grandes empresas chegam a pagar até R$2.345,01 para profissionais com muitos anos de vivência na área.

Em algumas regiões o salário dos técnicos pode ser ainda mais elevado, dependendo do local de trabalho e das tarefas exercidas. E você, já sabe o que um profissional de nutrição faz?

Quais as atribuições de um técnico em Nutrição?

De forma geral, o técnico em Nutrição e Dietética é responsável por tarefas como controle de qualidade das refeições, manuseio dos alimentos e elaboração de cardápios.

No entanto, o profissional da área tem um leque de opções para seguir carreira, como:

• nutrição esportiva;
  • saúde pública;
  • nutrição clínica;
  • hotelaria e gastronomia;
  • linhas fit, light e diet;
  • catering;
  • academias de ginástica.

Vamos conhecer quais as demais atribuições? Confira!

Inspecionar alimentos

Dependendo da empresa onde estiver trabalhando, o técnico em Nutrição pode ser chamado para fiscalizar o processo de produção de alimentos.

Geralmente, o profissional pode atuar em restaurantes, seja público ou privado, que atende uma grande quantidade de pessoas.

Além disso, o técnico pode cumprir outras atividades como acompanhar a higienização dos alimentos e utensílios de cozinha, assim como desenvolver relatórios sobre as condições da cozinha nos estabelecimentos.

Auxiliar no preparo de refeições

Dependendo das circunstâncias, um técnico em Nutrição e Dietética pode ajudar no preparo de refeições. Seja auxiliando na prática ou na criação de fichas com diretrizes para auxiliar os cozinheiros.

O profissional ainda pode colaborar com o controle de sobras e na implementação de iniciativas para reduzir ao máximo o desperdício de alimentos.

Colaborar com a educação alimentar

Caso o técnico em Nutrição e Dietética trabalhe em uma instituição de ensino, é possível exercer tarefas para contribuir com iniciativas em prol da reeducação alimentar.

Ou seja, uma atividade indispensável especialmente nas escolas, período em que as crianças estão em fase de desenvolvimento.

Trabalhar diretamente com produtores rurais

Muitos estudantes não sabem, mas o trabalho do técnico em Nutrição e Dietética está longe de ser limitado a poucos ambientes. Prova disso é a possibilidade de atuar em zonas rurais em conjunto com produtores do campo.

Nesse cenário, o técnico pode ensinar o profissional da zona rural a armazenar e transportar os alimentos frescos da maneira apropriada.

E, assim, prolonga a validade dos alimentos do seu plantio, certificando-se de que o consumidor final vai receber o alimento nas melhores condições possíveis.

Quais as vantagens do curso técnico em Nutrição?

Um curso técnico com duração de 2 anos pode ser o que você está buscando, caso queira qualificação rápida para entrar no mercado de trabalho de forma ágil.

Além da duração mais acessível, vale lembrar que é completamente válido investir em um curso técnico, tendo em vista que há muitas oportunidades de atuação no mercado.

Qual a importância em fazer um curso técnico para conseguir atuar na área?

O curso técnico, independentemente da área, tem sido cada vez mais bem visto na sociedade. A busca por qualificação tem disparado nos últimos anos, período em que muitos brasileiros estão enfrentando dificuldades devido à ocorrência de crises, sobretudo a pandemia.

No entanto, investir em educação é uma das melhores iniciativas que um estudante pode fazer. E qual a melhor maneira de fazer isso? O ideal é buscar por uma instituição de ensino que seja eficiente, como o Instituto Florence.

Somente assim, é possível ter a certeza de que o seu currículo tenha mais chances de ser visto pelos empregadores. E você consegue conquistar uma vaga tão desejada e trabalhar dia após dia com o que realmente gosta.

Após tratar de todas as especificações do profissional com curso técnico, acreditamos que você já conseguiu entender as atribuições desse cargo. E caso você tenha interesse em seguir essa carreira, precisa investir nas suas qualificações!

Esperamos que tenha gostado do texto! Agora que já terminou a leitura, aproveite para conhecer o curso técnico em Nutrição e Dietética do Instituto Florence!