Tem facilidade com números e cálculos, se interessa por legislação e conta com uma boa visão estratégica? A área de Ciências Contábeis pode ser para você!

A profissão é indispensável para qualquer tipo de empresa, mas o campo de atuação ainda pode ir mais além. Saiba mais sobre o trabalho de um contabilista (ou contador) a seguir e tire suas dúvidas sobre porque investir neste curso do ensino superior.

Como ser um profissional
de sucesso na
década de 2020

Baixe o material gratuito e veja como ser um profissional de destaque nos próximos anos!

O que são Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis têm foco na análise e no desenvolvimento de informações contábeis e financeiras. Os dados obtidos nesses estudos servem para diversas finalidades.

Mas, em especial, auxiliam na tomada de decisões internas em empresas. Isso significa que podem direcionar melhor o rumo dos negócios.

Afinal, a empresa saberá por meio deles quando é o momento ideal para investir em novos serviços. Ou quando o orçamento é suficiente para aumentar a equipe. Ou ainda se as finanças permitem abrir filiais, por exemplo.

Essas informações ainda são super importantes para investidores. Aqueles que mantêm ações na bolsa de valores, sabe?

Com base nos dados, os investidores saberão se vale mesmo a pena aplicar dinheiro naquela empresa.

Para realizar as atividades de Ciências Contábeis, o profissional deve se pautar em quatro técnicas:

Escrituração

É a ação de registrar qualquer acontecimento que altere o patrimônio de uma empresa. Como compra de mercadorias, recebimentos, aquisições de terrenos, vendas, entre outros.

Demonstração financeira

Aqui, o profissional se dedica a relatórios de fatos contábeis. São as declarações feitas ao longo dos anos, para analisar lucros e prejuízos.

Análise contábil

Neste momento, o contador faz uma comparação de receitas e despesas. Ele compara as demonstrações financeiras ao longo dos anos, para observar o lucro e a evolução contábil da empresa.

Auditoria

Essa é a parte em que as verificações dos demonstrativos são feitas. Elas podem ser internas (por auditores da empresa), fiscais (por auditores do governo) ou independentes (por profissionais contratados).

Como é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis dá ao profissional formado o grau de bacharel. Você sai da faculdade com uma visão abrangente do setor, e pode começar a atuar imediatamente.

A graduação dura 4 anos, e pode ser encontrada nas modalidades presencial, à distância ou semipresencial. Os diplomas são válidos em todo o país para cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A grade curricular é repleta de disciplinas interessantes. Ela pode variar conforme a instituição, mas as matérias mais importantes são comuns entre elas.

Um exemplo disso? A famosa Matemática, agora estudada com um viés voltado para a lógica.

A Matemática Financeira, mais específica, também é bem aprofundada. Assim como Probabilidade e Estatística.

E como a legislação faz parte das tarefas de um contador, você estudará: Direito Comercial, Direito Empresarial, Legislação Tributária e Legislação Trabalhista.

A Administração e a Economia não ficam de fora da grade. Você verá algumas vertentes que analisam o mercado financeiro e os sistemas de informação gerencial. O aprendizado é completo, variado e constante!

Qual é o perfil do graduado deste curso?

O graduado neste curso deve ter algumas características importantes em seu perfil. Veja quais são elas!

Responsabilidade

A primeira qualidade da lista é a responsabilidade. O profissional terá que lidar com um monte de entregas, datas e registros importantes.

Ética

Além disso, ele deve ser ético. Tanto para estabelecer um bom relacionamento com seus clientes, quanto em relação ao sigilo dos dados.

Habilidade com números

Para completar, precisa apresentar uma boa habilidade com números. Não basta apenas gostar de fazer contas, é preciso entender onde usá-las e a melhor maneira de aplicá-las.

Organização

A quantidade de informações na mão do contador não permite que ele seja desorganizado. Ter tudo em ordem é a chave para o sucesso, sempre!

Conhecimento das leis

As leis que regem o Direito Tributário e as normas de contabilidade sofrem mudanças eventualmente.

Portanto, é fundamental estar atualizado em relação a elas, com um conhecimento profundo a respeito. O planejamento tributário de uma empresa depende totalmente desse detalhe.

Capacidade analítica

Por fim, o graduado precisa demonstrar total capacidade analítica. Isso significa ter facilidade em analisar números e interpretar dados. Só assim as providências tomadas serão realmente efetivas para uma empresa.

Habilidade de conciliar

O contabilista é, também, um grande conciliador. Afinal, tem que arcar com interesses da empresa, mas respeitar a legislação ou os pedidos judiciais.

É importante ser flexível, mas firme, para atender a todas as partes.

Resiliência

A resiliência também faz parte do perfil contábil. É preciso saber esperar e encontrar resultados, manter um bom relacionamento com clientes e colegas e resolver problemas.

Essa é uma profissão que tem muita pressão no dia a dia. Não quer dizer que você tenha que se sobrecarregar, e sim saber elencar prioridades.

Ser multitarefas

As atividades contábeis são variadas, porém estão interligadas. Uma depende da outra para um bom resultado.

Esse fator exige que o profissional seja multitarefas. Uma visão abrangente sobre cada etapa dos processos faz com que você se destaque.

Ciências contábeis multitarefa

Quais são as principais áreas de atuação em Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis representam uma variedade imensa de possibilidades de atuação. E aqui estão as principais!

Prestação de serviços

O contador pode, primeiramente, trabalhar com prestação de serviços. Seja como autônomo, em um escritório próprio ou por meio de consultorias.

Mesmo que uma empresa não seja obrigada a ter um contador no quadro de funcionários, ela depende inteiramente desses serviços.

Dessa maneira, haverá sempre uma excelente demanda para trabalhar.

Auditoria

Lembra que já falamos sobre auditoria? É possível se especializar nessa área.

Você pode trabalhar no setor privado ou prestar concursos e processos seletivos para o setor público.

Existem dois tipos de auditor, o interno e o externo. O externo cuida de ordens superiores e investigativas, como a venda da empresa. O interno é responsável por manter toda a questão contábil da organização em conformidade.

Contabilidade gerencial

O graduado em Ciências Contábeis tem uma atuação bastante estratégica. Ele será responsável pelos processos e operações financeiras e patrimoniais de um negócio.

Essa é uma atividade muito procurada dentro de empresas que já são grandes ou que estão crescendo rapidamente. Elas não querem perder o controle das finanças, não querem se arriscar sem orientação e precisam dar a devida atenção para a conservação de seus recursos.

Planejamento e controladoria

O contador que trabalha com planejamento e controladoria precisa analisar diferentes áreas de uma companhia.

A partir disso, passa a propor estratégias para equilibrar as contas e melhorar a saúde financeira da empresa. É uma profissão que permite muitas possibilidades de desenvolvimento.

A princípio, você começa como assistente contábil, e fica por conta dos relatórios. Depois, pode chegar até o cargo de gestor.

Perícia

Na perícia, o contador acompanha as operações financeiras de uma empresa. Seu objetivo é identificar erros e ilegalidades, fraudes fiscais e outros pontos fora da curva.

Ao contrário do auditor, o perito atua em situações de cunho privado. A Justiça e o governo não estão envolvidos nos pedidos de perícia.

Docência

Se você é apaixonado pela carreira acadêmica, pode ministrar aulas. Em universidades, cursos livres e cursos profissionalizantes, as oportunidades são interessantes.

Você precisará, porém, investir em uma pós-graduação e em um mestrado. Se tiver experiência de mercado, será uma ótima adição ao currículo para comprovar que tem experiência prática e teórica.

O que o contador faz no dia a dia?

O dia a dia de um contador tem, naturalmente, muitas contas. No entanto, você não ficará cercado de números o tempo todo.

Existe também muita teoria e legislação. As normas contábeis são de extrema importância para a regularização de qualquer empresa.

Por isso, o profissional tem esse trabalho de fazer ajustes contábeis com uma postura mais analítica.

O fechamento de notas e o lançamento de despesas também são tarefas constantes no dia a dia da profissão. Hoje, existem softwares e sistemas que contribuem para essas atividades.

Investir em tecnologia é uma forma de otimizar a rotina, para que o contador se dedique a ações mais estratégicas. Mas também para que possa evitar possíveis erros e trazer mais segurança para a análise de informações.

Atividades, atividades e atividades!

É importante mencionar que as tarefas em escritórios ou departamentos de empresas são intensas.

É fundamental cumprir prazos e solicitações, com base em um número alto de demandas. Portanto, é preciso disposição e concentração para encarar os desafios.

Vale ainda lembrar que, no caso de escritórios, você pode ter contato direto com os clientes. Na consultoria, por exemplo, terá que se relacionar com seu contratante, fazer visitas à empresa, falar ao telefone, e assim por diante.

No trabalho interno, essa relação se estabelece com os gestores e a equipe. Além de ter uma certa ligação também com outros setores que precisam ter as finanças avaliadas ou revistas, por exemplo.

Como é o mercado de trabalho para o graduado em Ciências Contábeis?

Agora, é hora de falar um pouco sobre o mercado de trabalho para as Ciências Contábeis.

De forma geral, essa é uma área bastante consolidada no mercado. O curso de graduação continua a ter uma procura alta. Dessa forma, muitos profissionais se formam.

Isso significa concorrência? Sim, não há como fugir disso. Porém, a demanda de contratação também é alta.

Empresas de diferentes portes precisam desse auxílio profissional. Então, é uma questão de você se encontrar na área para decidir o que quer fazer.

Para se diferenciar no mercado de trabalho, é importante investir em qualificação profissional.

Quanto mais recheado for o seu currículo e a sua experiência, mais você terá chances de crescer. E o que pode fazer para isso?

Aqui estão algumas opções:

  • Cursos de idiomas: falar duas línguas é essencial, especialmente se você trabalha com empresas de atuação internacional.
  • Pós-graduação: a especialização contribui para que você seja ainda melhor em sua área de interesse. Além de trazer conhecimentos mais específicos para aplicar na profissão.
  • Cursos de capacitação em Economia e Direito: as duas áreas estão atreladas à contabilidade. Direcionar um olhar a elas é um grande diferencial.
  • Cursos na área de Gestão de Pessoas: pode ser que você tenha que gerir equipes ou clientes, certo? Saber como fazer isso da maneira certa é o que constrói uma boa reputação.

Ainda vale analisar o que você pretende fazer:

Atuação autônoma

Ter o próprio negócio é uma iniciativa desafiadora. Você terá liberdade profissional, mas também deverá se qualificar constantemente para inovar em seus serviços.

Pense que também precisará, eventualmente, contratar funcionários e alugar uma estrutura, pois provavelmente crescerá rápido.

Trabalho em empresas

O cenário autônomo pode trazer algumas seguranças, e isso é natural. Afinal, nunca se sabe quando um momento de crise pode chegar.

Então, se você optar pelo trabalho em empresas, não terá tanta liberdade. Porém, tem ainda várias possibilidades de atuação em setores diversos, como industriais, comerciais e de serviços.

O seu cotidiano continuará a ser movimentado, e você terá todos os direitos de um trabalhador contratado. É possível crescer e mudar de cargo, dentro da empresa, sem sair da sua área.

É uma ótima opção para quem quer ter bastante experiência e vivenciar diferentes situações. A rotina é agitada e permite que você ganhe jogo de cintura para enfrentar qualquer desafio.

Qual é, em média, o salário da área?

O salário de um contador varia. A princípio, cada região do país tem uma média salarial diferente para a profissão.

O cargo que você ocupa na empresa também faz a diferença no valor. Assim como a quantidade de clientes que você atende, caso tenha um negócio próprio.

Porém, o profissional consegue tirar aproximadamente R$4.238,00 mensais, com uma experiência intermediária. Isso não é uma regra, mas faz com que seja possível você avaliar suas possibilidades e oportunidades para se organizar para o futuro.

Fique de olho em maneiras de aumentar seus rendimentos. Dar continuidade aos estudos faz com que você consiga cargos mais altos. E, consequentemente, possa receber mais pelo trabalho que faz.

Como você pode ver, a carreira nas Ciências Contábeis é muito promissora. Se você pensa em ingressar na profissão, não há dúvidas de que fará uma excelente escolha!

Curtiu aprender um pouco mais sobre a área? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro de mais novidades!

Compartilhe: