A Odontologia é uma das profissões da área da saúde mais promissoras da atualidade e com as melhores remunerações. Depois de formado, se desejar, você poderá se especializar em um assunto específico, como a Periodontia ou a Ortodontia, por exemplo. 

Mas, antes de falarmos sobre as especializações, tenho certeza que você quer saber como ser dentista, certo? Então, deixe as outras distrações de lado por um minuto e foco total neste artigo completo que vai tirar todas as suas dúvidas! Bora lá?

Guia Florence de Odontologia

Veja tudo sobre essa carreira que faz parte do rol de profissões com maior prestígio!

Quer saber como ser dentista? Confira 3 passos para seguir

Apenas profissionais devidamente habilitados podem exercer a profissão de dentista. Portanto, para chegar lá, você precisará seguir alguns passos importantes e essenciais. Confira o que espera por você na trajetória rumo a abrir o seu consultório próprio de Odontologia:

1. Preste o vestibular para o curso de Odontologia 

Depois de terminar o ensino médio, você precisará prestar vestibular e ingressar no curso de Odontologia. E isso deve ser feito em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O dentista é um dos responsáveis pelo bem-estar das pessoas, afinal a saúde começa pela boca. Por isso, para ser um bom profissional e construir uma carreira sólida e de sucesso na área, você precisará de boa qualificação. Sem ela, nada feito.

Portanto, escolha uma boa faculdade para estudar. Antes de se matricular, pesquise o histórico da instituição, veja se o ensino oferecido é de qualidade e busque conhecer as instalações.

Você pode, inclusive, prestar vestibular em mais de uma instituição. Se preferir, pode também utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar nas faculdades que têm esta forma de ingresso como opção.

2. Conclua a faculdade de Odontologia (e não esqueça de garantir boas notas!) 

Você precisará cursar toda a faculdade de Odontologia que dura, em média, 5 anos (10 semestres). Ao garantir a aprovação em todas as disciplinas, você recebe o diploma de conclusão do curso.

3. Com o diploma em mãos, registre-se no Conselho Regional de Odontologia

Com o diploma de graduação em Odontologia em mãos, é hora de buscar o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Sem ele você não estará apto a exercer a profissão.

Se surgir ainda alguma dúvida sobre como ser dentista, você pode consultar a legislação. A lei n. 5.081/1966 regula a profissão em todo o território brasileiro. 

Como ser dentista: entenda o que se aprende na graduação em Odontologia

Durante a graduação em Odonto, o profissional aprende conhecimentos e desenvolve habilidades necessárias para a carreira. Entre os principais aprendizados obtidos durante os 5 anos de graduação, estão:

  • realização de diagnósticos precisos;
  • tratamentos para as principais doenças bucais;
  • soluções para promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde bucal;
  • atuação ética, incluindo impacto das políticas sociais, ambientais e de saúde sobre a qualidade de vida;
  • planejamento, administração e gerenciamento de programas e serviços de saúde.

O ensino tem como objetivo a formação de um profissional completamente autossuficiente. Mas, o dentista deve saber trabalhar em equipe com outros profissionais e também aqueles de outras áreas da saúde. 

O curso de Odontologia tem duração de 5 anos (10 semestres), em período integral. Nele, o aluno aprende competências para atuar em diversas áreas da Odontologia, como:

  • ambulatórios, clínicas e hospitais públicos e privados;
  • clínicas especializadas em saúde bucal;
  • desenvolvimento de pesquisas;
  • consultórios particulares;
  • docência.

Veja por que você deve fazer Odontologia na Faculdade Florence

Cursar Odonto na Faculdade Florence traz muitos benefícios para você! Aliás, a instituição de ensino oferece um excelente aprendizado teórico e prático que fará com que você saia na frente na hora de buscar por uma colocação no mercado de trabalho.

Vamos conhecer agora 4 vantagens que só a Faculdade Florence pode oferecer para quem deseja cursar Odontologia:

1. Alunos fazem estágio na Clínica-Escola Professora Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas

A Clínica-Escola Professora Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas compreende a Clínica de Odontologia, o Ambulatório de Cuidados e o Laboratório de Análises Clínicas. Este espaço foi criado com o objetivo de oferecer atendimento básico de saúde à comunidade. 

Na Clínica de Odontologia, os estudantes aprendem na prática, sempre sob a supervisão de professores qualificados. Os serviços oferecidos à comunidade incluem as áreas de:

  • Estomatologia;
  • Prótese Fixa;
  • Periodontia;
  • Endodontia;
  • Dentística;
  • Radiologia;
  • Cirurgia.

2. Entre na faculdade de Odontologia e escolha uma liga acadêmica para participar

As ligas acadêmicas são instituições sem fins lucrativos, criadas dentro da própria faculdade, com o objetivo de proporcionar aprofundamento em determinadas áreas do conhecimento.

Se você escolher a Faculdade Florence para realizar o curso de Odontologia, você poderá escolher entre as 5 ligas acadêmicas desta área. São elas:

  1. Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (LABUCO);
  2. Liga Acadêmica de Estética de Reabilitação Oral (LERO);
  3. Liga Acadêmica de Neurociências (LANEURO);
  4. Liga Acadêmica de Ciência e Inovação (LACIN);
  5. Liga Acadêmica de Periodontia (LAPE).

3. Aproveite o acervo físico e virtual da Biblioteca Wanda de Aguiar Horta

Na Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, os estudantes encontram um acervo físico e virtual completo para a realização de pesquisas na área da Odontologia. Além disso, o espaço oferece suporte aos programas de ensino, pesquisa e também extensão.

4. Núcleo de Carreira e Empregabilidade oferece oportunidades a alunos recém-formados

O Núcleo de Carreira e Empregabilidade (NCE) da Florence é responsável por integrar os estudantes que se formam e as melhores oportunidades de emprego disponíveis no mercado de trabalho.

Por meio do NCE, o aluno da Florence tem acesso a:

  • Vagas de estágios e suporte;
  • Projetos de extensão;
  • Programa de monitoria;
  • Trilhas educacionais;
  • Workshops, palestras e oficinas sobre o assunto.

Você entre os melhores: Conheça o curso de Odontologia da Florence

Agora que você já sabe como ser dentista, que tal entender melhor como funciona o curso de Odontologia da Florence? Se você quer estar entre os melhores, este é o seu lugar! Para saber mais, acesse a página do curso.

Compartilhe: