Quando se trata da área de saúde, a faculdade de Odontologia é uma das mais requisitadas. Afinal, o mercado de trabalho tem muitas possibilidades para os profissionais.

Todo mundo quer andar por aí com um sorriso saudável e bonito, não é mesmo? Então, se você pensa em investir nessa carreira, é hora de aprender tudo sobre o curso!

Guia Florence de Odontologia

Veja tudo sobre essa carreira que faz parte do rol de profissões com maior prestígio!

Por que a faculdade de Odontologia é tão relevante?

A faculdade de Odontologia tem grande importância para a saúde das pessoas. Ela não envolve somente a saúde dos dentes, mas de toda a região da boca e da face.

Sendo assim, a demanda para os profissionais da área é sempre constante.

Há a possibilidade de trabalhar em consultórios próprios e empreender. Ou atuar em clínicas e hospitais, da rede pública ou privada.

Hoje, a Odontologia já faz parte de programas de saúde familiar e coletiva. Está associada ao bem-estar do indivíduo, para muito além de questões estéticas.

Portanto, se você pensa em ser dentista, terá um grande compromisso com a sociedade.

Quais são as principais disciplinas práticas e teóricas do curso?

A matriz curricular da faculdade de Odontologia tem como principal objetivo ensinar sobre a promoção da saúde bucal. Em diferentes situações, com base em problemas diversos.

E de acordo com várias faixas etárias, é claro. Por isso, envolve um monte de disciplinas práticas e teóricas.

Seja sobre prevenção, diagnóstico ou tratamento, o fato é que o aluno precisa se dedicar muito. Essas são as principais disciplinas estudadas:

  • Anatomia (direcionada especialmente para a região da face);
  • Biologia celular;
  • Bioquímica;
  • Cirurgia Buco-maxilo-facial;
  • Clínica Integrada;
  • Clínica Odontológica;
  • Clínica Odontopediátrica;
  • Dentística;
  • Endodontia;
  • Farmacologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Oclusão;
  • Odontologia Legal;
  • Propedêutica Clínica;
  • Prótese Fixa;
  • Prótese Removível.

Como funciona a faculdade de Odontologia?

O estudante da faculdade de Odontologia sai com o título de bacharel. Em média, o curso dura 5 anos.

Logo no começo, é possível estar em contato com as disciplinas práticas. Depois, elas ficam mais específicas de acordo com a prática da profissão. Ao todo, são mais de 35 disciplinas ao longo da faculdade.

Além disso, o aluno tem muitas atividades em laboratórios, com contato direto com pacientes de todas as idades. Ele aprende não somente sobre técnicas e tratamentos, mas sobre medicamentos e pacientes com necessidades especiais.

Por fim, o curso só é concluído mediante um estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Após a formatura, o dentista deve solicitar seu registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) para exercer a profissão.

faculdade de odontologia criança

Quais são as áreas mais promissoras da Odontologia?

O dentista tem uma infinidade de áreas para escolher na Odontologia. Mas algumas se destacam na profissão, veja só!

Clínica geral

Essa é uma área mais abrangente e você fará o primeiro atendimento do paciente.

Sendo assim, será responsável por avaliações, exames e emergências. Além de procedimentos mais simples, como profilaxia (limpeza), restaurações, extrações, entre outros.

Ortodontia

A correção de dentes e ossos maxilares é essencial para um sorriso alinhado.

Nessa área, você fará planejamentos para uso de aparelhos ortodônticos e acompanhará a evolução de seus pacientes. Assim, poderá sugerir ajustes e outros tratamentos para aperfeiçoar resultados.

Implantodontia

A reabilitação oral é uma tendência. Hoje, muitas pessoas que perderam os dentes por traumas, lesões ou falta de cuidado procuram fazer implantes para restaurar a saúde e a autoestima.

Aqui, a tecnologia será uma grande aliada. E pode ter certeza: o retorno do paciente será muito gratificante.

Odontopediatria

Gosta de bebês e crianças? Ajude a reforçar o cuidado com a saúde bucal desde a infância.

Você será responsável por tirar aquele medo de dentista, com consultas lúdicas e divertidas.

Outras áreas

Mas caso você não se identifique com essas especialidades, sem problemas! Você ainda pode trabalhar com a Odontogeriatria, voltada para idosos, em cirurgias complexas ou em procedimentos estéticos.

Na medida em que você estuda, descobre outras formas de qualificação profissional e pode escolher com calma o que quer fazer como dentista.

Qual é o perfil do profissional formado?

E depois de se formar na faculdade de Odontologia, qual é o perfil do profissional? Aqui estão algumas das características mais importantes que você vai desenvolver.

Comprometimento

Essa é uma carreira para quem quer e gosta de trabalhar com pessoas.

Por isso, é preciso comprometimento! Tanto para executar um bom trabalho quanto para proporcionar saúde e bem-estar.

Acolhimento

Por vezes, o paciente está em um momento de dificuldade e fragilidade.

E passar por um tratamento odontológico traz medo e insegurança. Sendo assim, é papel do dentista demonstrar acolhimento para que essa sensação logo vá embora.

Inteligência emocional e empatia

Ao lidar com tantas pessoas, você conhecerá novas realidades.

Perceberá, na prática, como existem perfis distintos e reações variadas a uma mesma situação. Portanto, deverá ativar sua inteligência emocional e empatia para conseguir entender e conversar com seus pacientes.

Concentração

Os procedimentos de saúde bucal são extremamente delicados. Você terá que lidar, muitas vezes, com proporções milimétricas.

Sendo assim, ter a concentração em dia é fundamental. Lembre-se de que os pacientes confiam em sua competência de olhos fechados, então corresponda.

Atualização

Não se esqueça de que, mesmo depois de se formar, ficar de olho nas tendências é fundamental.

Um profissional atualizado e que incorpora tecnologias em seu dia a dia apresenta um grande diferencial.

Habilidade

O dentista precisa manejar uma série de materiais durante os procedimentos.

Essa é uma atividade que requer muita habilidade, atenção e cuidado. Afinal, um pequeno erro pode prejudicar todo um procedimento. Diante disso, é fundamental que você seja bem treinado.

Por fim, não se preocupe em adquirir todas essas qualidades de uma vez só! Se você estuda em uma faculdade renomada, com certeza receberá uma ótima formação. Assim, essas competências surgirão gradualmente.

E aí, acha que a faculdade de Odontologia é para você? Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o curso, pode avaliar melhor o que quer para o futuro! Mas não tem erro: esse é um excelente ensino superior para seguir!

Quer conhecer outros cursos e descobrir novas oportunidades de carreira? Se liga nos nossos posts no Facebook, no LinkedIn e no Instagram e garanta mais dicas!

Compartilhe: